23 dezembro 2019

Bolo amanteigado natalino e o que você tem feito?


Bolo amanteigado natalino


_ Então é Natal, e o que você fez?
_ Fiz o que deu...

Esse diálogo rodou as redes sociais em forma de meme na última semana. Não podia ter sido mais oportuno para o contexto brasileiro dos últimos anos. Um quase rir para não chorar que tem nos feito um tanto resilientes, um tanto céticos em dias melhores e principalmente, muito desesperançosos.

Seria a vibe para minha mensagem de Natal para vocês - meus queridos leitores - que sei que ainda passam por aqui de vez em quando para ver se ainda há vida nesse blog. Pois bem, há, e queria contar que no finalzinho desse ano, quase que como o milagre do gol decisivo de uma partida de futebol, aconteceu um fato que transformou minha descrença.

Recebi um convite de um assessor de uma agência para um trabalho voluntário, cuja empresa era também apoiadora e patrocinadora. Sim, aceitei de imediato. Consistia em fazer parte da ação da ONG SP Invisível "Natal Invisível 2019 - Espalhe o Amor" para proporcionar um dia com almoço de Natal e atividades para 1.000 pessoas em situação de rua no centro de São Paulo.

Emotiva que sou, achei que essa participação ia de alguma maneira me deixar mais triste e mais revoltada com a nossa administração pública que, por muitas razões as quais não quero nem entrar no mérito de gastar tempo falando (já que não é esse o motivo do meu post) de um problema que a cada ano cresce nas nossas cidades: pessoas que tinham uma vida e agora estão abandonadas à própria sorte pelas ruas porque não conseguem ter condições de pagar por uma moradia.

Mas, chegando nesse último domingo ao local, tive uma grata surpresa. Essas pessoas que criaram essa ONG e têm feito várias ações nesse sentido, prepararam não um só uma entrega de kits e de marmitas. Não, era um almoço de amigos! A orientação era para recepcionar essas pessoas, olhar no olho, sentar ao lado e ter a refeição com eles, conversar, fazer companhia, dançar (tinha uma banda incrível se apresentando) e fazer com que pelo menos por algumas horas eles pudessem voltar a se sentir "visíveis" aos nossos olhos que muitas vezes ignoramos quem está nessa condição tão dura, tão sofrida. Tinha recreação para crianças, cuidados para os cães de estimação deles (muitas vezes os únicos companheiros de verdade que eles possuem), médico, banho, roupas limpas. Mesas foram caprichadamente decoradas com flores. As cadeiras, toalhas, souplats, guardanapos, tudo havia sido feito com muito capricho. E o cardápio foi preparado por um chef de cozinha. Tudo saboroso, rico em nutrientes, capricho e amor! Em nenhum momento me senti triste e, confesso, foi a melhor comemoração de Natal há muitos anos. Foi uma celebração!

Mas o que eu queria mesmo falar com tudo isso é sobre esperança. Saber que há jovens que dedicam seu tempo a uma causa tão importante é um alento. Ter constatado que para eles o mais importante daquela festa eram as pessoas que vivem uma situação de rua e que eles deveriam ser tratados com o maior carinho e respeito possível, esquecendo dos estigmas que nós como sociedade impomos a eles, é um sopro de esperança. Que pessoas incríveis, que jovens inspiradores, que seres humanos do bem!

Então, essa é a minha mensagem de Natal. Ignore a força negativa das pessoas que só fazem propagar discursos de ódio. Despreze quem só prega a justiça social em posts nas redes sociais e que não levanta do sofá para mexer um só dedo para ajudar quem precisa. Junte-se aos bons (e há muitos por aí) e promova ações de amor e paz verdadeiros. Só às pessoas nefastas interessa essa cisão do nosso país e da nossa sociedade. A nós, não! Nós iremos sempre neutralizar a força negativa. 

E não ache que está "enxugando gelo" ou fazendo "trabalho de formiga" ao ajudar um grupo durante algumas horas. Esse é o argumento de quem não tem a força interna que você tem. Nunca é pouco. Para quem não tem nada, o pouco é imenso!

Feliz Natal!


Bolo amanteigado natalino

Bolo amanteigado natalino

Bolo Amanteigado Natalino
(fôrma de furo central com 23 cm de diâmetro)

Ingredientes
>bolo
4 ovos grandes em temperatura ambiente (claras e gemas separadas)
2 xícaras (chá) de açúcar
125 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (ponto de pomada)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneiradas
1 xícara (chá) de leite morninho - confortável ao toque
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de fermento químico - para bolos
1/2 xícara (chá) de uvas passas sem caroços hidratadas em 1/4 xícara (chá) de bebida alcoólica (usei vodca)
1/2 xícara (chá) de damasco seco picado
1/2 xícara (chá) de nozes descascadas picadas
1/2 xícara (chá) de avelãs sem pele 
algumas cerejas frescas sem caroço picadas
obs.: use as frutas secas e desidratadas à sua escolha, não precisa ser as que sugeri

>calda
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
suco de 1/2 limão galego
1 colher (chá) de leite


Bolo amanteigado natalino


Preparo
>bolo
Preaqueça o forno a 180 graus Celsius. Unte e enfarinhe a fôrma. Bata as claras em neve e reserve.

Usando uma batedeira elétrica em velocidade média, bata a manteiga com o açúcar até uma consistência cremosa. Sem parar de bater, adicione as gemas uma a uma. Acrescente a essência de baunilha. Diminua a velocidade para baixa e acrescente a farinha e o leite intervalando os dois (um pouco de um, um pouco do outro até terminar). Desligue e acrescente o fermento e mexa com uma espátula até combinar. Incorpore as claras em neve com movimentos bem suaves e de baixo para cima para não perder o ar.
Passe as frutas em um pouco de farinha e acrescente-as à massa, misturando para que se espalhem uniformemente.

Despeje a mistura na fôrma e leve para assar até espetar um palito no meio do bolo e esse sair seco. Aguarde amornar para desenformar.

>calda
Misture todos os ingredientes até obter uma pasta não muito líquida. Se precisar, acrescente mais açúcar ou suco ou leite até dar um ponto. Despeje sobre o bolo e decore com cerejas frescas.

Bolo amanteigado natalino

Espero que tenham gostado!






5 comentários :

  1. It's really nice and meaningful. it's really cool blog. Linking is very useful thing. You have really helped lots of people who visit blog and provide them useful information.
    섯다

    ResponderExcluir
  2. Thanks for sharing the information keep updating, looking forward to more post.
    Nice post ! I love its your site after reading ! thanks for sharing.
    It's really nice and meaningful. it's really cool blog. Linking is very useful thing.
    Divorce Lawyers Northern
    Abogado Divorcio Manassas VA
    Divorce Lawyers CulpeperVA

    ResponderExcluir
  3. For this excellent piece of writing I would want to convey my sincere gratitude. The subject is given a new depth by your original viewpoint and thoroughly researched content. Uncontested Divorce Lawyer Fairfax VA

    ResponderExcluir
  4. "Indulge in the festive delights of Brazilian cuisine with Bolo Amanteigado Natalino blog. Discover mouthwatering recipes, traditional flavors, and creative twists on classic holiday treats. From rich buttery cakes to seasonal delicacies, join us in celebrating the joy of Christmas through the delicious delights of Brazilian baking."
    Indian Divorce lawyers NY




    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!