18 abril 2019

Cassata Tiramisú



Cassata Tiramisú

Sempre que chega a Páscoa volta à minha memória muitas lembranças e sensações boas. É uma época de reflexões e renovações e talvez por isso haja em mim esse movimento de despertar para renovar ciclos, sem perder as boas coisas do passado.

Quando criança – e isso já faz bastante tempo – aguardava o domingo para abrir os ovos de Páscoa que até então acreditava terem sido entregues pelo coelhinho enquanto dormia. Naquele dia em especial, meus pais nos deixavam comer chocolate mesmo antes do tradicional almoço. Imagine como guardo isso como uma joia no meu registro de vida. Era um dia diferente dos outros, o que o tornava muito especial.

Estou certa que também criei boas recordações para minha filha, agora já adulta. Uma vez, quando criança, fizemos uma caça ao tesouro (leia-se aos ovos de Páscoa, com direito até a “cartinha do coelho”, pistas e tudo!) em um sítio de amigos e sei que foi tão memorável para todos – em especial para ela – que usou essa passagem para escrever seu personal statement para a application da Universidade. Um texto lindo, mas isso é outra história!

Almoço de Páscoa tem que ter uma sobremesa caprichada. Por isso resolvi transformar um dos meus doces favoritos, o Tiramisú, em uma versão sorvete. Para isso acrescentei sorvete de café além do de mascarpone.

Boa Páscoa a todos!


Cassata Tiramisú


Cassata Tiramisú
(para uma fôrma de bolo inglês ou equivalente)

Ingredientes
>creme base
500g (1 garrafinha) de creme de leite fresco (35% gordura) BEM GELADO
1 lata (395g) de leite condensado
>sorvete tiramisú
200g de queijo Mascarpone – tem receita >>AQUI<<
1 colher (sopa) açúcar
1 gema
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de licor a sua escolha – opcional
>sorvete café
200g de chocolate meio amargo em barra picado
½ xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de café em pó solúvel
1 pitada sal
1 colher (sopa) de mel
>para o recheio
½ pacote de bolachas tipo champanhe
1 xícara (chá) de café preparado bem forte


Cassata Tiramisú

Preparo
>creme base
Usando uma batedeira elétrica, bata o creme de leite até o ponto de picos firmes (chantilly). Diminua a velocidade e adicione o leite condensado, batendo só até combinar. Deixe na geladeira.

>sorvete café
Em uma panela de fundo grosso, dissolva os ingredientes até virar uma espécie de calda. Deixe esfriar para utilizar. Junte 2/3 do creme base, misturando bem à mão. Reserve dentro da geladeira.

>sorvete mascarpone
Na batedeira elétrica, bata a gema com o açúcar e o mascarpone até obter um creme fofo. Junte a baunilha e o licor. Desligue a adicione 1/3 do creme base, misturando à mão até homogeneizar.

Para a montagem
Forre a fôrma com filme plástico (se for desenformar). Despeje metade do sorvete de mascarpone, alisando bem. Molhe cada uma das bolachas no café por vez para não desmanchar e vá dispondo sobre o creme. Coloque o restante do sorvete de mascarpone. Leve ao freezer por meia hora. Despeje o sorvete de café. Cubra com filme plástico e leve ao freezer até solidificar.

Na hora de servir, retire do freezer uns 15 minutos antes. Desenforme e, com o auxílio de uma peneira, pulverize a superfície com chocolate em pó.

Nota: pode fazer a montagem em um refratário sem desenformar.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!