30 outubro 2018

Pudim de tapioca #paz

Pudim de Tapioca

Só para introduzir, esse texto não é somente sobre política. Diria que ele é uma reflexão minha sobre o comportamento humano. Por coincidir com um momento tão difícil que estamos vivendo no Brasil é que fiquei motivada a trazer uma receita com um assunto tão complexo.

Não consigo pensar em nada além de alguns conceitos e frases feitas - por mais piegas e clichês que possam parecer - para ilustrar meus sentimentos nesses tempos tão duros.

"Em tempos de ódio, é melhor andar amado. Ame seu próximo como a si mesmo. Temos dois ouvidos uma só boca, portanto, ouvir é mais importante que falar. O cérebro está acima do coração, então, use a razão e a reflexão para tomar decisões. Coloque-se sempre no lugar do outro. Não faça aos outros o que não gostaria que fizessem a você. E, por fim, o ódio é contagioso; o amor é contagiante".

Muitas vezes, contribuir para uma discussão é esquivar-se de tentar impor suas ideias a todo custo. É não reproduzir falsas notícias, não propagar discursos de ódio, ainda que pareçam inocentes "brincadeirinhas". É principalmente não julgar quem pensa diferente de você, como se aquele fosse um ser abominável só porque tem conceitos de vida diferentes dos seus.

As pessoas não são iguais e a diversidade é que promove um processo evolutivo. Não nascemos sabendo tudo e o aprendizado muitas vezes é duro, principalmente quando se trata de uma questão coletiva. Nossas decisões podem não ser iguais às da maioria, e isso não nos faz certos e os outros errados ou vice versa. Cada um tem seus valores, seus preceitos, suas crenças. Agimos impulsionados também por nossas expectativas e interesses, e isso muitas vezes isso faz com que o fim justifique os meios, sob nosso ponto de vista.

Unir, buscar uma saída colaborativa e uma saída comum para os impasses também pode ser um processo difícil quando os ânimos estão acirrados e tão cheios de verdades. Mas pare e pense nas razões ou motivos pelos quais a outra pessoa está aparentemente no oposto à você. Talvez haja pelo menos um único ponto onde vocês possam concordar. Ouça, pondere, dê sua opinião de maneira lúcida, sem brigar, sem partir para agressão. Tente, faça o seu melhor para unir e não segmentar. A divisão só ajuda a nos enfraquecer. 

Posso dar minha humilde contribuição para achar o nosso bem comum? Somos BRASILEIROS, e para usar um outro chavão, "com muito orgulho, com muito amor". "Eles" passam, nós ficamos. Nosso país, nossa terra, nosso povo, nossa Nação. "Eles" têm que nos servir, e não nós a "eles". Nós somos os donos da bola, do campo e dos jogadores. Se o técnico não nos ajudar a ganhar o jogo, trocamos de comando de tempos em tempos. No final, o campeonato será ganho!

"Todo o poder emana do povo. Paz a gente faz. Mais importante que ter razão é ser feliz".

Acho que essa mensagem da Lady Gaga é linda e serve de reflexão



#paz #amor #compaixão #humanidade #respeito #empatia #liberdade #união #tolerância

A receita que segue é bem brasileira, para nos lembrar sempre da nossa cultura, tão linda, tão rica!


Pudim de Tapioca


Pudim de Tapioca

Pudim de tapioca
(fôrma de furo central com 25 cm de diâmetro ou similar)


Ingredientes
1 e 1/4 xícara (chá) de tapioca para bolo - 250 g
2 e 1/4 xícara (chá) de leite integral - 800 ml
3/4 xícara (chá) de leite de coco - 200 ml
1 lata de leite condensado - 395 g
50 g de coco ralado - fresco ou seco
1 caixinha de creme de leite - 200 g

Pudim de Tapioca


Preparo
Em uma panela de fundo grosso, coloque a tapioca, o leite comum e o leite de coco. Aguarde uns 30 minutos até hidratar. Junte o leite condensado e o coco ralado. Leve ao fogo médio, mexendo até virar um mingau consistente. Nesse momento junte o creme de leite e mexa por mais 2 minutos.

Prepare a fôrma própria para pudim, despejando um fio de óleo no fundo e completando com água. Descarte a água, deixando a fôrma úmida, sem enxugar. Despeje o pudim ainda quente e dê umas sacudidinhas para preencher os espaços vazios. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora ou até endurecer completamente.

Para desenformar, descole as laterais do pudim da fôrma, dê sacudidinhas para descolar do fundo, e vire sobre um prato de servir.

Pudim de Tapioca


Pudim de Tapioca


Para acompanhar, como se fosse uma calda, reduzi no fogo médio um licor de jabuticaba. Combinou perfeitamente.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!




Um comentário :

  1. Boa tarde Sandra!
    Perfeito e em tempo seu depoimento sobre os momentos que vivemos e que parede ainda insiste em nos rondar, com esta onde de ódio pulverizado e estimulado infantilmente e maldosamente pelas redes e de fato nas ruas. Que passe logo e que as pessoas entendam e priorizem a democracia e a faça valer mesmo com toda seriedade, para que nenhum regime venha nos intimidar e calar de nossos direitos. Mas primeiro é preciso, que aprendamos a respeitar as escolhas deste que não evolva preconceito e discriminação de qualquer tipo. E assim uma bela receita de uma tradição do nordeste tão criticado nestas ultimas eleições nacionais. A tapioca é boa em todas as receitas que conheço e esta sua além de tudo está muito bem apresentada.
    Parabéns e que a semana esteja a fluir belamente em sua família.
    Abraços de paz e luz.
    Grato na partilha.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!