19 março 2018

Pãezinhos de Cebola



Pãezinhos de Cebola


Acredito - e vivo dizendo - que alimento é um termo muito amplo. Seria algo que vem do mundo externo e passa a nos nutrir interiormente. Claro, esse aqui é um blog de culinária e essa que vos escreve tem um cuidado especial com o tipo de alimentação dita "saudável", ou comida "de verdade", mas hoje esse é um foco que gostaria de deixar de lado para outra consideração.

O que mais é combustível para o nosso ser, além da parte física propriamente dita? Não seria também tudo que nos chega aos olhos ou pelos ouvidos? O que lemos, assistimos, ouvimos e principalmente praticamos também não nos alimenta, agora metaforicamente falando?

Assim como você tem definidas as suas preferências sobre o que comer e beber, como são suas escolhas na questão desse outro tipo de alimento? Já percebeu que dá para fazer uma seleção de coisas evolutivas no meio de tanta informação que chega à nós?

Faça um teste consigo mesmo. Passe um dia inteiro só vendo coisas interessantes, assistindo a bons filmes, lendo textos de qualidade tanto formal quanto de argumentação, interagindo com pessoas que acrescentem algo a sua vida, travando bons debates de ideias, trabalhando no que gosta, praticando seu hobby favorito e o que mais lhe causar prazer. Veja como se sente ao final desse dia. No dia seguinte, faça exatamente o contrário. Compare os resultados e tire suas conclusões.

Veja, longe de mim propor um exercício de brincar de vida perfeita. O que estou tentando dizer é que existe muita coisa impedindo de nos sentirmos bem por perdermos tempo com coisas que sabemos que são nocivas de certa maneira.

Minha proposta é fazer um filtro nas coisas as quais podemos ter opções. Claro, nas nossas obrigações ou atribuições nem sempre podemos abrir mão de percalços ou frustrações. Mas, o que podemos de fato escolher, aí sim é um caminho para nos revigorarmos e nutrirmos com boas coisas. Veja se é mesmo interessante gastar seu precioso tempo de lazer assistindo a um filme ruim ou fazer um passeio que nada tem a ver com você. A vida passa e vamos tendo cada vez menos tempo para desperdiçar. Nutra-se com o melhor combustível do mundo, aquilo que te faz feliz.

E falando nisso, ou voltando ao tema do blog, esses pãezinhos vieram de uma pessoa muito simpática que conheci pelo Instagram, a @maria._souza, que gentilmente me passou a receita. São super aromáticos e a cebola dá um toque muito especial. Recomendo que façam.


Pãezinhos de Cebola


Pãezinhos de Cebola

Pãezinhos de Cebola
(renderam 25 unidades de tamanho pequeno)

Ingredientes
1 cebola média descascada e picada (ou 1/2 grande)
1/2 xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de água em temperatura ambiente (não pode ser fria)
1/4 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
1 ovo
3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
1 envelope (10 g) de fermento biológico seco - para pães

Preparo
Bata no liquidificador a cebola, o óleo, a água, o açúcar, o sal e o ovo até obter uma mistura homogênea. Desligue e aí pode fazer de 2 maneiras:

1) despeje a mistura na tigela da batedeira planetária com o batedor raquete. Acrescente a farinha e o fermento. Bata até combinar. Mude o batedor para o gancho para massas e bata por uns 15 minutos, acrescentando AOS POUCOS mais farinha se achar que a massa está muito úmida. O ponto certo de parar de bater é quando a massa passa a desgrudar das laterais e gruda no gancho

2) despeje a mistura em uma tigela e acrescente a farinha, mexendo até formar uma massa. Transfira para uma bancada enfarinhada e sove por uns 15 minutos ou até sentir que a massa não está tão pegajosa

Pãezinhos de Cebola


Depois da massa sovada, transfira para uma tigela untada com uma fina camada de óleo. Cubra com um filme plástico ou pano limpo e deixe crescer em ambiente quente e sem vento até dobrar de volume. Despeje novamente na bancada enfarinhada e divida a massa em partes iguais. Faça bolinhas com cada parte da massa e coloque-as em uma fôrma levemente enfarinhada. Deixe crescer novamente por meia hora. Pincele na superfície dos pães uma mistura de 1 gema com 1 colher (sopa) de água.

Preaqueça o forno a 220 graus Celsius por uns 10 minutos. Leve os pães para assar nessa temperatura por 10 minutos. Abaixe a temperatura para 200 graus e deixe assar até que fiquem douradinhos por fora. Retire e deixe-os sobre uma gradinha para esfriarem.


Pãezinhos de Cebola

Pãezinhos de Cebola

Nota: Fiz minhas bolinhas com 3 cm de massa crua, que assados passaram a ter 5 cm.

Bom apetite!




4 comentários :

  1. Que delicia de pãezinhos.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/03/folar-de-amendoa-fit.html

    ResponderExcluir
  2. Nunca fiz paes com cebola, esses além de lindos devem ser deliciosos.

    ResponderExcluir
  3. Excelente reflexão, como sempre! Precisamos cuidar mais do que "ingerimos", além dos alimentos. Os pães parecem ótimos, suas receitas de pães sempre dão certo!

    ResponderExcluir
  4. Falava disso outro dia mesmo com amigos, não me envolvo em nada desagradável, seja aos olhos, ouvidos, emoções, discussões, enfim...tento me nutrir de todas as formas de coisas que me fazem bem, me deixam feliz ou me agregam...não é brincar de vida perfeita ou ser alienada, é um filtro do bem.
    Lindos pãezinhos, a cebola certamente confere sabor e aroma deliciosos.
    Boa semana.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!