19 dezembro 2017

Panetone Caseiro e um Feliz Natal!

Panetone Caseiro

Meus tão queridos leitores, não tenho feito tantas postagens ultimamente aqui no Caldeirão quanto tenho feito receitas boas. Infelizmente tem me faltado tempo para vir compartilhar minhas gostosuras. Como uma das minhas resoluções para 2018, tentarei atualizar mais o blog.

A receita que trago hoje - na verdade as fotos dessa receita - foram feitas no final do ano passado. Guardei-as para produzir a postagem a tempo de que todos pudessem ter o prazer de fazer seu próprio panetone caseiro, assim como eu tive. Mas aqui estou eu atrasada e um tanto em cima da hora do Natal.

Porém, posso garantir que essa receita é muito fácil e que vale muito a pena pelo resultado final. O panetone fica mesmo com uma textura incrível e a vantagem é que você pode adicionar à massa o que mais gostar (chocolate, passas, damascos, frutas secas). De qualquer maneira, faço um aparte para essa cobertura que, se fosse você, não abriria mão dela. É uma casquinha crocante de amêndoas e avelãs. Captou a gostosura?

No mais, gostaria de dizer que semana passada fiz novamente esse panetone, porém usando uma farinha importada, que é menos úmida que a nacional. A textura, portanto, ficou mais seca. Então, use farinha brazuca que dá melhor resultado para essas proporções de ingredientes.

Com uma embalagem caprichada, torna-se uma maneira bem carinhosa de presentear seus entes queridos. 

Aproveito para desejar um final de ano com muitas alegrias e pensamentos positivos. Feliz Natal!


Panetone Caseiro



Panetone
(rendem 2 unidades de 250g cada ou 1 unidade de 500g)

receita DAQUI


Ingredientes
>massa
4 gemas
3 colheres (sopa) de água em temperatura ambiente
70 ml de azeite
1/2 potinho (85g) de iogurte natural
1/2 colher (chá) de sal
1/4 colher (chá) de essência de panetone - opcional (não usei)
2 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento biológico seco - para pães
1 colher (sopa) de raspas de laranja
170 g de chocolate meio amargo picado em cubinhos (*)

(*) pode usar também 100 g de passas, frutas secas ou fazer seu mix

>cobertura
20 amêndoas
20 avelãs
1 colher (chá) de fubá
1 colher (chá) de amido de milho
2 colheres (sopa) de açúcar
1 clara de ovo
Triture os ingredientes secos em um liquidificador. Transfira para a tigela da batedeira, junte a clara de ovo e bata por 5 minutos


Panetone Caseiro

Preparo
>massa
Misture a farinha com o açúcar e o fermento. Reserve.

Coloque na tigela da batedeira planetária as gemas, a água, o azeite, o iogurte, o sal e a essência de panetone (se quiser). Bata com o batedor raquete em velocidade baixa e vá acrescentando a farinha misturada com o açúcar e o fermento. Quando formar a massa, troque o batedor para o gancho e bata de 10 a 15 minutos em velocidade média. Quando faltar 2 minutos para dar o tempo, aumente a velocidade e acrescente as raspas de laranja e o chocolate (ou o recheio que preferir).

Despeje essa massa em uma superfície enfarinhada e forme uma bola. Transfira para uma tigela untada com uma leve camada de óleo. Cubra com filme plástico ou pano seco e limpo e deixe em um ambiente quente e sem vento até dobrar de volume. 

Mais uma vez despeje sobre a bancada e divida a massa, forme com cada parte uma bola e coloque cada uma nas fôrmas de papel próprias para panetone (usei duas de 250g cada) e essas em uma outra assadeira metálica. Espalhe a cobertura sobre a superfície de cada panetone. Pode salpicar lascas de amêndoas também.

Torne a cobrir com pano seco e limpo e deixe crescer por mais uns 30 a 40 minutos. Quando faltar 10 minutos, preaqueça o forno a 220 graus Celsius. Leve os panetones para assar nessa temperatura por 10 minutos. Abaixe para 180 graus e deixe no forno por mais uns 40 minutos. 

Para se certificar que estão bem assados, dê umas batidinhas no fundo do panetone. Se fizer um som oco, estão prontos.


Panetone Caseiro

Espero que tenham gostado e HO HO HO :-)





Um comentário :

  1. Olá, minha querida!
    Desde que vi a foto no seu ig, fiquei tentada pela receita.
    Ficaram perfeitos, obrigada pela partilha!

    Feliz Natal e um 2018 repleto de bençãos junto a sua família!
    Beijinhos no seu ♥

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!