07 março 2017

Alfajor (ou Casadinho)


Alfajor


Qual de nós, pessoas antenadas, seguidoras de perfis e páginas nas redes sociais, que acompanham canais de vídeo receitas, com nossos ultra modernos arquivamentos virtuais, não tem um caderninho de receitas daqueles bem surradinhos, gastos pelo tempo e engordurados de manteiga lá esquecidos no fundo da gaveta? Que atire o primeiro fouet quem não tiver!

Pois bem, já falei algumas vezes que tenho o meu, que por sua vez tem algumas receitas do "oráculo", também conhecido por, caderno da minha mãe (conto a história dele AQUI). Aí, um dia desses, no final do ano passado, por conta de uns "casadinhos" que minha irmã havia comprado, minha mãe comentou que queria achar uma receita para fazer ela mesma. Lembrei que ela havia me passado uma receita desses biscoitos bem antiga - a qual nunca havia feito e nem ela - e a coisa ficou por isso mesmo.


Como no dia 4 último foi aniversário dela, resolvi fazer os biscoitinhos para presenteá-la. Quanto ao nome, bem, resolvi manter como está originalmente no meu caderno estrupiado antigo. Sei que tem gente que chama de casadinho ou até bem casado (esse último desconsidero porque só associo a esse nome aquele maravilhoso docinho de final de festa de casamento).

Resumindo, são biscoitinhos que derretem na boca. Essa receita dá um montão. Só queria chamar a atenção aqui na introdução que usei um cortador de 4 cm de diâmetro e eles cresceram ao assar até uns 5 cm. Então, se você quiser menores, lembre-se que crescem nessa proporção. Vale também falar que a espessura que abri a massa foi de um pouco mais que meio centímetro. Se achar adequado, pode também abrir um pouco mais espessa, mas não chegue a 1 cm pois ficariam grosseiros. 

Usei o leite condensado cozido para rechear, porém um brigadeiro também iria dar certo, principalmente para agradar ao paladar das crianças. Até mesmo sem recheio ficam gostosos.


Alfajor


Alfajor

Alfajor (ou Casadinho)
(renderam 50 biscoitos recheados - usando um cortador de 4 cm)


Ingredientes
>biscoitos
600 g de amido de milho
250 g de açúcar refinado
200 g de manteiga sem sal amolecida
2 ovos grandes (ou 3 pequenos)
2 gemas
1 colher (chá) de fermento químico - para bolos

>recheio
1 e 1/2 lata de leite condensado cozido (ensino AQUI como fazer) ou o equivalente ao recheio de sua preferência
coco ralado seco para passar nas bordas (opcional)

Alfajor


Preparo
Coloque todos os ingredientes da massa dos biscoitos em uma tigela grande. Vá misturando com as mãos até que a massa fique uniforme e não esfarele mais.
Nota: o calor das mãos vai ajudar a unir os ingredientes.

Faça uma bola com a massa, embrulhe com filme plástico e deixe na geladeira por no mínimo 2 horas. Após esse tempo, pulverize uma leve camada de amido sobre a bancada, corte pedaços da massa e abra com o auxílio de um rolo.
Obs.: a massa é amanteigada e tem tendência a grudar no rolo. Por isso é importante não pressionar muito ao abrir. Esse tipo de biscoito requer uma paciência redobrada.

Quando chegar à espessura desejada (entre 5 a 8 mm), corte as rodelas com o auxílio de um aro. Usei um com 4 cm mas eles aumentaram de tamanho quando assaram e ficaram no final com 5 cm aproximadamente. Se quiser menor, recomendo usar um aro com 3 cm.


Alfajor

Coloque as bolachinhas sobre a assadeira revestida com papel manteiga dando um bom espaço entre elas. Leve à geladeira por no mínimo meia hora. 
Dica importante: sempre que fizer biscoitos amanteigados, leve à geladeira após a modelagem e antes de assá-los.

Preaqueça o forno a 220 graus por 10 minutos. Leve os biscoitos para assar até que fiquem com as bordas em contato com a assadeira levemente douradas. Retire cuidadosamente da assadeira e transfira-os para uma gradinha para que esfriem totalmente. 

Aguarde que todos estejam frios e passe uma camada do recheio em um dos biscoitos. Una com outro para formar o par. Se quiser, passe as bordas por coco ralado seco.

Espero que tenham gostado!





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!