15 fevereiro 2017

Rocambole de churros e voltando

Rocambole de churros



Queridos leitores. Imagino que os que me acompanham já tenham compreendido que este não é apenas um blog de receitas.

O nome, Caldeirão, já entrega que aqui se cozinha "de um tudo". Histórias, percepções, casos e sentimentos. Ah, e as receitas acompanham.

Bem, estando eu sumida das postagens - porque meu fogão continua com a chama acessa, sempre! - e tentando engatar um tema para começar esse ano que já parece que veio com tudo, confesso que estava um pouco precisando de um empurrão, ou uma chamada, ou sei lá o quê.

Pois acreditem, recebi um email de uma pessoa que acompanha o blog me perguntando se estava inativo. Respondi prontamente que não, que estou sem tempo e bláblá, essas desculpas que dou a mim mesma para postergar minha volta. Mas aí, bem, aí senti que esse seria o impulso que precisava para voltar. E aqui estou...

Se tem uma coisa da qual me orgulho nesse modesto blog, é da qualidade e carinho dos meus leitores, que aqui já me permito a intimidade de chamá-los de amigos. Pode parecer um gesto despretencioso (e pode até ter sido), mas o fato de alguém ter se preocupado em me escrever uma mensagem dessa natureza fez muita diferença.

Então, voltando, tenho uma vasta lista de ótimas receitas (já testadas e fotografadas) que prometo não me ausentar tanto tempo para compartilhá-las.

Vamos lá?


Rocambole de churros


Rocambole de churros

Rocambole de churros
(fôrma retangular de 34 x 23 cm)

Ingredientes
>rocambole
5 ovos em temperatura ambiente (claras separadas das gemas)
5 colheres (sopa) de açúcar refinado 
5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneiradas
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó químico - para bolos

>recheio
1 lata de leite condensado cozida em ponto de corte - ou 350 g de doce de leite de consistência bem firme

*para cozinhar a lata (faça com antecedência): retire totalmente o rótulo, coloque na panela de pressão e cubra totalmente com água (só atente para não ultrapassar o nível de segurança da panela. Se for o caso, coloque a lata deitada). Leve ao fogo e quando apitar, conte 40 minutos. Desligue e deixe a pressão sair naturalmente. Retire a lata e deixe esfriar completamente. Leve à geladeira até ficar bem resfriada para utilizar.

>para polvilhar
açúcar e canela o suficiente ou a gosto




 Rocambole de churros




Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus Celsius. Unte e enfarinhe a assadeira.

Usando uma batedeira elétrica, bata as claras até o ponto de neve. Adicione as gemas uma a uma. Acrescente o açúcar, polvilhando delicadamente sobre a massa. Diminua a velocidade e vá polvilhando a farinha. Bata somente até incorporar. Desligue e acrescente a canela em pó e o fermento, mexendo à mão delicadamente.

Despeje a massa na assadeira e leve para assar até a superfície ficar levemente dourada e ao espetar um palito no meio do bolo, esse saia seco. Retire do forno e aguarde amornar uns 2 minutos.

Sobre uma bancada, estenda um pano de prato limpo e levemente umedecido. Polvilhe açúcar sobre ele. Desenforme o rocambole e enrole no sentido do menor comprimento, mesmo sem o recheio, só para dar a forma. Desenrole, espalhe o recheio e torne a enrolar.

Transfira para um prato e usando um saco e bico de confeitar, faça pitanguinhas ao longo dele (reserve um pouco do recheio). Polvilhe com uma mistura de açúcar e canela.

OBS.: Cuidado para não assar demais pois pode quebrar o rocambole na hora de enrolar. Caso isso aconteça, umedeça o rocambole com um pouco de leite antes de enrolar.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!



7 comentários :

  1. aguardo novas receitas fazendo as mais antigas rsrsrs Aqui é o meu lugar, meu canto culinário!!!já fiz ¨ DE UM TUDO¨ por aqui e amei.Sou grata por um dia ter sido guiada até aqui e por todo amor que sinto em cada receita postada,bjs e muito obrigada sempre.

    ResponderExcluir
  2. Nem sinto tanto assim a sua falta, estou lendo aos poucos desde o começo, vendo as tuas receitas hora aqui ou lá no IG. Então vendo a tua postagem de hoje vi que desde o Natal vc estava ocupada em outros projetos. Sei bem o que é isso, durante muito tempo eu escrevi em um blogue, outros afazeres, outras histórias, novos aprendizados, hoje em dia uso o meu face ou mesmo o IG para me traduzir através das imagens . Gratidão por seu compartilhar, meu bolo de chocolate que hoje faz sucesso eu peguei a receita aqui. Que o Universo e o Seu Criador conspiram sempre ao seu favor!!

    ResponderExcluir
  3. Hello, querida Sandra!

    Que maravilha de receita, sou apaixonada por rocamboles.
    Suas fotos estão lindas!

    Beijinhos, sucessos sempre ♥

    ResponderExcluir
  4. Que bom vê-la de volta, Sandrinha, com suas delícias e suas palavras.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Que bela gulodice.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/um-mes-com-mafalda-pinto-leite-e-uma.html

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!