08 setembro 2015

Biscoitos Anzac e o mistério do sumiço da Bruxa

Biscoitos Anzac

Queridos leitores, retorno contando (mais uma) história nesse que virou mais que um simples espaço de compartilhamento de receitas. Vou tentar resumir ao máximo.

Houve uma vez que uma jovem, após 10 anos de casada, tentou ser mãe. Venceu suas limitações físicas após um tratamento e finalmente recebeu a benção de gerar uma pessoinha. Não quis saber o sexo até a hora do nascimento - realmente naquele contexto não fazia diferença pra ela diante de tanta dificuldade. Porém, havia nela um desejo oculto, lá no fundinho de seu coração, de ser mãe de uma menina. 

Sabe-se lá como funcionam esses desígnios divinos, teve seu sonho realizado. Ana veio ao mundo. Geminiana, nasceu em uma quarta-feira (Miercoles, em espanhol), dia de Mercúrio - regente de seu signo solar - deus dos viajantes e dos escritores. 

Intuitivamente sabia, durante a gravidez, que à partir do momento do nascimento, que minha missão como sua mãe era menor do que ela ser uma cidadã do mundo. Juro que sempre senti isso.

Passaram-se uns pouquinhos anos e, após seu primeiro dia de aula, quando fui buscá-la, me disse: "mamãe, eu gostei da escola". Como sempre acredito que a primeira impressão é a que fica, guardei essa sua fala como mais um presente. Vamos chamar isso de FATO 1.

Pós alfabetização e mesmo sendo uma das mais novas de sua classe, um dia a coordenadora da escola, informalmente durante uma das festinhas juninas, comentou que a redação de minha filha tinha sido um modelo para os professores da turma, comentada em uma reunião. Achei aquilo estranho e questionei se ela tinha certeza de que era dela. Bem, ela confirmou com o nome e sobrenome. Era dela mesmo. Explicando minha surpresa: Ana é tímida, quietinha e não era tão articulada como muitos de seus coleguinhas. O fato dela escrever e ser citada como modelo, para mim não fazia sentido até aquele momento. Esse é o FATO 2.

Passados agora mais alguns anos, Ana sempre expressou o desejo de estudar fora do Brasil. Determinada, tornou-se uma sonhadora autodidata à procura de toda e qualquer informação que à levasse ao seu propósito. E assim foi que dedicou-se única e exclusivamente a conquistar seu sonho. FATO 3.

Não foi fácil, pelo contrário. O processo de seleção para uma Faculdade de renome nos EUA é bem complexo e difícil, acreditem. Ainda mais para uma estudante que se formou em escola não bilíngue e cujo inglês não é sua língua nativa.

Porém, apesar de todos os percalços (que demoraria aqui a contar) ela finalmente foi aprovada na NYU (New York University), em "Dramatic Writing" (escrita dramática - roteirista de cinema, TV e teatro). Para contar um pouco do grau de dificuldade do seu feito, lá vão alguns dados. Essa é a 2a. melhor faculdade de cinema do mundo. Das 60 vagas disponíveis para o seu curso, apenas 2 foram ocupadas por alunos internacionais (ela e mais uma). Nesse ano, a NYU teve um número recorde de "aplicantes" (pessoas pleiteando uma vaga). Os alunos internacionais da NYU, em todas as carreiras, correspondem a apenas 13% do total.

Essa brasileirinha teve que escrever 3 roteiros, vários textos e redações e mostrar suas notas de corte ao longo do Colegial, que a colocavam entre os 5% melhores de sua turma. Também teve que fazer um teste específico, o A.C.T., uma espécie de vestibular deles. Enviou cartas de recomendação de seus professores e coordenadores, citando-a como uma aluna merecedora da vaga. Além disso, teve que listar as atividades extra-curriculares que seriam relevantes para destacá-la em relação aos demais. Isso sem falar do exame específico para provar sua proficiência em inglês, tanto escrito quanto falado. 

Como é curioso notar que fatos aparentemente sem sentido ou inter-relação parecem fazer parte de um plano maior. Olhando com distanciamento e após algum desfecho é que se chega a essa conclusão. A vida sempre é um aprendizado para quem é atento aos seus detalhes e mistérios.

Agora ela está lá, vivendo esse seu sonho e eu, motivo de meu sumiço e agora explicando por qual processo estava passando, resolvi contar essa história. São sentimentos ambíguos esses que atualmente estão em meu coração. A saudade com o ninho vazio, mas a alegria e o orgulho de ver que o passarinho alçou voo multidirecionalmente. No balanço final, digo que a felicidade prevalece e é maior que tudo.

Bom, e que os biscoitos têm a ver com tudo isso? É que quando comecei a escrever esse blog fazia somente duas receitas de cookies para minha filhota. O Caldeirão abriu um leque de experimentações das mais variadas receitas, porém todas elas focadas no gosto da minha pequena. Essa receita (do Jamie Oliver) foi a última de biscoito que fiz para ela, mas que até agora com todo esse processo, não havia tido tempo de publicar. 

Bem, é isso queridos amigos, a demanda de vida a qual estava me deixando um tanto longe do Caldeirão finalmente foi revelada. Tudo por uma ótima causa! E a Bruxa mãe segue aqui no seu Caldeirão.


Biscoitos Anzac


Biscoitos Anzac


Biscoitos Anzac

receita DAQUI


Ingredientes
100 g de manteiga sem sal derretida
2 colheres (sopa) de melado ou mel ou glicose de milho
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
3 colheres (sopa) de água fervente
120 g de farinha de trigo
80 g de aveia em flocos
100 g de açúcar demerara
80 g de coco ralado seco
1 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha
raspas da casca de 1 laranja


Biscoitos Anzac

Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus Celsius. Unte e cubra assadeiras com papel manteiga. Reserve.

Em um recipiente médio coloque a farinha, a aveia, o coco ralado, a essência de baunilha e as raspas de laranja. Também reserve. Em outra tigela, misture a manteiga com o mel. À parte, dissolva o bicarbonato na água. Junte isso à manteiga com o mel, misturando tudo. Abra uma cavidade na tigela dos ingredientes secos e despeje a mistura molhada. Misture até a massa ficar homogênea.


Biscoitos Anzac

Modele bolinhas dessa mistura com a superfície levemente achatada e disponha na fôrma forrada previamente, deixando um espaço de 3 cm entre elas. Os biscoitos esparramam-se ao serem assados. Leve para assar até adquirirem uma tonalidade dourada e ficarem mais firmes (eles endurecem quando esfriam). Aguarde amornar um pouco e transfira-os para uma gradinha até que esfriem por completo. Guarde em pote ou lata com tampa.

Sirva com chá ou leite gelado. Bom apetite!



11 comentários :

  1. Sandrinha, obrigada por compartilhar sua história. Me emocionei aqui e imagino o orgulho que está sentindo! Muito, muito sucesso para Ana! beijos

    ResponderExcluir
  2. Que lindo relato, Sandra Parabéns pela Ana e muito sucesso para ela.
    "A vida sempre é um aprendizado para quem é atento aos seus detalhes e mistérios.! "
    Verdadeiro e eu o que sinto ao passar dos anos.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Hello, Sandra!
    Com fé e humildade as vitórias são certeiras!
    Adorei a sua história, linda e emocionante!
    Parabéns pelas conquistas de sua filha e pelas que virão!
    Adoro as receitas do Jamie Oliver, essa é super fácil, vou fazer, delícia
    de biscoitos!

    Bjs, sucessos sempre!

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandra!!
    Que relato lindo, são duas almas que vieram com uma lição linda de aprenderem juntas. Imagino o tanto de orgulho que você guarda no peito e também o tamanho da saudade. Parabéns para a filhota e parabéns pra você!!
    Hmmm...essa receita merece uma xícara de café para acompanhar!!
    Beijos e ótima semana pra ti! =)

    ResponderExcluir
  5. Sandra que orgulho deves sentir. Desejo tudo de bom para a tua filhota e para ti um abraço bem apertado de mãe para mãe. Embora eu ainda tenha o meu filhote no ninho, imagino a dualidade de sentimentos que deves estar a sentir. Por um lado o orgulho de ver uma filha voar, por outro o ninho vazio... Tudo de bom e força.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns para ambas! Sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Sandra, parabéns!!!!!

    Que Deus abençõe imensamente sua filhota e que ela tenha muito, muito sucesso nessa nova etapa de sua vida!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Que história linda, Sandra!! E que inveja boa da sua filha!! A NYU é excelente! Fazer uma faculdade fora era também meu sonho, mas em uma era pré-internet eu nunca soube por onde começar... Parabéns por ter criado uma pessoa tão determinada e por ter tido a tranquilidade de deixá-la ir! Nova York é logo ali! Ainda mais nos dias de hoje, com whatsapp. Fico feliz que o motivo do sumiço da bruxa tenha sido "só" esse. Um beijão,

    ResponderExcluir
  9. Oi Sandra! Fiquei pensando no seu post a semana inteira. Espero ter a mesma coragem que você quando chegar a hora, minha filha tem hoje 16 anos e também se prepara para a vida. As mães sofrem porque precisam deixar os filhos irem, ao mesmo tempo, aumentam as preocupações. Achei que você lidou muito bem com a situação!

    Sua filha é super esforçada e tudo isso será recompensado, com uma vida plena, feliz, além dos bons exemplos recebidos! Parabéns pelas conquistas, que também são suas.

    E a comida nos acalenta, certo? Ameniza as saudades, adoça a alma.

    beijossssss

    ResponderExcluir
  10. Espero que em breve o teu coração se aquiete...
    Fiquei aqui tentando imaginar o que vc está sentindo, pois não sou mãe, mas sou filha e imagino a saudades de ambas, mãe e filha, donas de um relacionamento tão lindo!
    Aos poucos tudo irá se ajeitando... e quanto ao sumiço, só posso lhe dizer: take your time! ;-)
    1 bjo com muito afeto da amiga caipira-santista Se cuida, San! E se a saudades apertar e eu puder de alguma forma ajudar, é só chamar (rimou rsrs)

    ResponderExcluir
  11. Conheci seu blog atrás de uma bolacha caseira para cheesecake e o reencontro hoje procurando uma receita fácil de pão integral, o modo como você escreve me deu confiança para fazer e ele já está assando rsrs, e agora que eu conheci essa receita do Jamie estou mais in love, porque eu detestava cozinhar, mas assistindo15 minute meals me apaixonei por tudo relacionado a comida rsrs.
    Parabéns pela conquista da sua filha e pelo Caldeirão da Bruxa Solar e muito obrigada por compartilhar tuas receitas!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!