23 janeiro 2015

Terrine de figos (muito fácil)

Terrine de figos


Muitas vezes já falei que o Caldeirão é a vida real da minha cozinha. Tudo o que vem parar aqui para ser compartilhado, passou por um "test-drive" de pessoas bem sinceras e um tanto (ao passar do tempo) exigentes.

De certa maneira, procuro não fazer um blog de um só tipo de receitas. Sim, as salgadas são vegetarianas, fato, mas de um modo geral, o intuito desse blog é compartilhar receitas que todas as pessoas consigam fazer. Têm umas mais trabalhosas, ou que requerem um pouquinho mais de treino na cozinha, mas também têm aquelas ultra fáceis, para quem está começando a se aventurar na arte de saber preparar pratos gostosos que cada vez mais vão lhe encorajar a ir além.


Hoje trago uma sobremesa que provei no Réveillon na casa de amigos queridos de longa data, e que foi preparada por outra querida, a Andrea. Amei essa sobremesa por várias razões: 1) sou apaixonada por figos 2) só leva dois ingredientes 3) não precisa ir ao fogo 4) tem um preparo extremamente fácil e 5) é deliciosa, mesmo!

Uma sugestão perfeita para esses dias muito quentes, ou uma maneira charmosa de servir fruta, de modo a impressionar seus convidados ou sua família. Olha só!


Terrine de figos


Terrine de figos



Terrine de figos (muito fácil)
(fôrma retangular de 26 x 10 x 6 cm ou equivalente)

Ingredientes
20 figos maduros, porém firmes
4 colheres (sopa) de açúcar granulado - aproximadamente (usei açúcar demerara)
> para acompanhar
iogurte grego ou creme de leite

Preparo
Siga o passo a passo das fotos


Terrine de figos


1) lave bem os figos e escorra
2) descasque com cuidado para não remover muito a parte branca. Corte cada um em rodelas
3) salpique uma camada de açúcar no fundo da fôrma
4) coloque camadas do figo intervalando com o açúcar salpicado
5) comprima as rodelas de figo, apertando cuidadosamente com a mão. Cubra com filme plástico e deixe no mínimo 24 horas na geladeira antes de servir.

Para desenformar é só remover o filme, colocar o prato de servir sobre a fôrma e virar de uma vez.

Para servir, pode acompanhar com iogurte grego (como na foto) ou creme de leite.

Nota: a quantidade de figos e açúcar pode variar conforme a fôrma empregada. Se não tiver a retangular, pode também fazer com uma arredondada, tipo bowl.


Terrine de figos

2 comentários :

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!