16 janeiro 2015

Rocambole marmorizado

Rocambole marmorizado



Como um pequeno detalhe pode fazer tanta diferença!

Sem querer (e nem saber), liguei a TV em um horário que não costumo assistir e voilá, estava apresentando Mr. Jamie Oliver em um de seus programas antigos. A sua proposta era recriar sobremesas clássicas inglesas e então começou a fazer um doce parecido com um rocambole. Foi aí que na mesma hora surgiu para mim aquela pergunta "por que não havia pensado nisso antes". 


Não anotei quela receita, ou recheio, enfim, não me preocupei com nada disso a não ser por esse detalhe, o de dar um efeito marmorizado à massa usual. 

Em resumo, fica com um visual mais caprichado, não é nada difícil de fazer e o mais interessante é que cada um pode brincar de artista fazendo o seu com resultados bem diferentes. Vamos colocar a mão na massa?



Rocambole marmorizado

Rocambole marmorizado


Rocambole marmorizado
(fôrma retangular 33 x 23 cm ou equivalente)

Ingredientes
>massa
5 ovos em temperatura ambiente (claras e gemas separadas)
5 colheres (sopa) de açúcar peneiradas
5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneiradas
1 colher (sobremesa) de fermento químico - para bolos
2 colheres (sopa) de chocolate em pó ou cacau - não use achocolatado
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
>recheio
1 lata de leite condensado cozida (*)

(*) para cozinhar: retire o papel da embalagem. Coloque a lata em pé em uma panela de pressão e cubra com água até 2 dedos a mais de sua altura. Leve ao fogo e quando a panela apitar que pegou pressão, conte 35 minutos. Apague o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Retire a lata e espere que ela esfrie totalmente para abrir (pode colocar na geladeira para apressar o processo). 
Deve ser cozida de antemão antes de fazer a massa do rocambole.

Rocambole marmorizado


Preparo
>massa
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe a assadeira. Reserve.

Usando uma batedeira elétrica, bata as claras até o ponto de neve. Sem parar de bater, vá adicionando as gemas, uma a uma. Depois de incorporadas, junte o açúcar, colher por colher, pulverizando sobre a massa enquanto bate. Agora adicione a farinha, também colher por colher no mesmo processo de pulverizar. Por último junte o fermento. Desligue a batedeira.

Divida a massa em 2 partes iguais. Em uma delas, peneire o chocolate em pó e o bicarbonato (ajuda a deixar a cor do chocolate mais vistosa). Misture à mão até homogeneizar.

Para fazer o efeito marmorizado, siga as fotos:
Rocambole marmorizado

1) despeje punhados de cada cor de massa aleatoriamente 
2) usando a ponta de uma faca ou similar, vá fazendo os desenhos, puxando a massa cuidadosamente para fazer os arabescos.
3) leve para assar até, ao espetar um palito no meio do bolo, esse saia seco.

>para desenformar
Umedeça um pano de prato limpo. Salpique açúcar refinado por toda a superfície dele. Passe uma faca ou espátula pelas bordas da assadeira e dê sacudidas para se certificar que o rocambole está solto do fundo. 

Despeje de uma vez o rocambole sobre o pano (não espere esfriar, senão a massa vai quebrar ao enrolar). Enrole para dar o formato, mesmo sem o recheio.

Torne a abrir o rocambole, espalhe o recheio e volte a enrolar. Transfira cuidadosamente para a travessa de servir.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!

2 comentários :

  1. Só digo uma coisa: sensacional!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Efeito mármore sempre me encanta! Ai, quando será que vou criar coragem para me arriscar e fazer um rocambole? Esse não me parece difícil, mas esse passo de transferir para o guardanapo me dá calafrios... Vou salvar a receita para, quando estiver inspirada testar a minha capacidade e coordenação motora... Ficou lindo, lindo, lindo! Deve ter feitiço de bruxa, porque não paro de olhar pras fotos... Amei! Big bjo <3

    ResponderExcluir
  2. Eita bruxinha danada essa!
    Que delícia de receita.
    E fora que o visual ficou incrível!
    Beijos

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!