17 dezembro 2014

Purê rústico de abóbora Cabotiá e especiarias

Purê rústico de abóbora Cabotiá e especiarias


Esse mundo anda muito louco engraçado. Estamos vivendo mais que nunca numa época que o que conta é a imagem. Não me refiro só a imagem visual, falo da imagem conceitual, o que se quer mostrar e ser reconhecido por.

Mais e mais pessoas passaram a vender felicidade, sorrisos e abraços, vidas aparentemente intertessantíssimas pelas redes sociais. Não as julgo de maneira alguma, de certa forma, mostrar esse lado é melhor do que os discursos radicais e de ódio também tão disseminados. 

Enfim, estamos falando de imagem e como esse é um blog cujo tema é comida, vamos ao que interessa. Hoje quero falar de como anda chata essa gourmetização do que comemos.

Certo, não vamos radicalizar ou generalizar. Se um chef que estudou, trabalha com isso, pesquisa muito e cria sua própria linguagem, está corretíssimo que traga todas essas referências à sua culinária. Porém, o tema dessa nossa conversa, ou melhor, desse meu desabafo, é aquela vã tentativa do cozinheiro comum de agregar valor achando que seguindo alguns modismos vai glamurizar seus pratos.


Conversamos muito entre nós - um grupo de foodbloggers amigos - sobre esses conceitos. Um dia em tom de brincadeira, concluímos que se a receita intencionalmente era para ser desenformada e esborrachou no prato, então conceitualmente passa a ser "desconstruída". Aqui vale uma nota: até aquele brigadeiro de colher, ou de panela, como era popularmente conhecido, dia desses apareceu por aí como "brigadeiro desconstruído" (oi?!?). Outra coisa engraçada, é que quando um prato passa a ficar com um visual não tão bonito ou apeitoso, aí, com o "raio gourmetizador", ele ganha o status de "rústico".

E tem mais! Os nomes dos pratos há um tempinho atrás eram bem mais simples. Agora parece que neles querem fazer aparecer todos os ingredientes, modo de preparo e técnicas empregadas. "Bochecha de porco braseada com molho de redução de vinho do Porto em cama de purê de bananinha (diminutivo é super gourmet!) da serra e queijo da Canastra com telha de quinoa biodinâmica. Ufa!

Desculpe se estou ofendendo alguém, ou cutucando, mas minha intenção é dizer que eu hoje também dei meu momento ostentação em um prato simples. Ok, nem está digno de nenhuma pretensão a ser algo mais do que é. Na verdade, foi feito num dia de correria (como quase todos) e minha intenção era que ficasse um tanto diferente do que saiu. Só resolvi compartilhar porque 1) é um modo muito prático de cozinhar 2) ficou muito gostoso e 3) queria mostrar que a criatividade ao cozinhar é saber ir adaptando os resultados.

Um purê simples, sem nada gourmet, mas que pode vir a ser um acompanhamento bem gostoso para seus assados de fim de ano.

Purê rústico de abóbora Cabotiá e especiarias


Purê rústico de abóbora Cabotiá e especiarias


Purê rústico de abóbora e especiarias
(acompanhamento para 4 pessoas)

Ingredientes
1 abóbora Cabotiá (ou chamada japonesa) média
1/2 cebola roxa média (ou 1 pequena) cortada em fatias
3 colheres (sopa) de azeite
sal
pimenta do reino móida na hora - a gosto
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de coentro em pó
1/2 colher (chá) de gengibre em pó ou ralado fresco
1 punhado de cebolinha cortada na diagonal

Purê rústico de abóbora Cabotiá e especiarias

Preparo
Corte a abóbora ao meio, retire as sementes e escove a casca sob a água da torneira para tirar todas as sujeirinhas. Corte em pedaços menores, deixando a casca, só para apressar o cozimento. Coloque esses pedaços em uma panela própria para cozimento no vapor (se não tiver, regue com azeite e um pouco de sal, embrulhe em papel alumínio, coloque em uma assadeira e leve ao forno preaquecido até ao espetar um garfo, sinta que está macia).

Se estiver cozinhando na panela, também verifique o ponto também com a ajuda do garfo. Apague o fogo e retire a casca, que sairá mais facilmente do que quando estava crua. Corte em pedaços pequenos. Reserve.

Refogue a cebola no azeite até suar. Abaixe o fogo, junte os pedaços da abóbora, esmagando com um garfo ou amassador próprio até virar um purê. Acerte o sal,  apimenta e junte as especiarias, mexendo bem. Finalize com a cebolinha picada. Se necessário, acrescente mais um fiozinho de azeite. 

Sirva a seguir. Bom apetite!


Um comentário :

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!