23 dezembro 2014

Gingerbread (outra versão)



Caldeirão da Bruxa Solar


Que seria de nós, pobres humanos, sem nossos rituais, nossas crenças, nossos motivos para comemorações? De certo a vida não teria a graça que tem, e passaríamos por ela sem ter o precioso tesouro das recordações.

Já há um tempinho, postei AQUI qual era a "Minha Receita de Natal". Contei um pouco do significado dessa data para mim e como o valor das boas memórias era infinitamente maior do que os presentes recebidos.

Dia desses meu pai me veio à lembrança - infelizmente ele não está mais materialmente entre nós. Recordei de quanto ele gostava das festas de fim de ano e logo em seguida veio uma lembrança super gostosa.


Minha infância foi na década de 1960, época que não existiam os canais de TV para crianças e consequentemente não éramos vistos apenas como consumidores, bombardeados com todo tipo de oferta de brinquedos e aquisições nesse compra-compra desenfreado. Enfim, havia um dia no ano onde íamos à loja de brinquedos para escolhermos o nosso, que o Papai Noel nos traria no dia 24 de dezembro. Era um momento especial, um dia muito gostoso.

Hoje relembro com saudade e carinho imenso pelos meus pais. Não pelos brinquedos, que obviamente não tenho nenhum deles na memória, mas do verdadeiro presente que trago até hoje, essa sensação gostosa do amor e dedicação deles. Isso para mim é Natal!

Os tempos são outros e dentro do possível, tenho feito o que posso para um dia, quem sabe, minha filha também poder se lembrar de mim desse jeito. Uma das maneiras que elegi foi a tradição de fazer biscoitinhos nessa época. Pode não ser grande coisa, mas acredito que seja um ritual, uma atividade que fazemos juntas e que tenha algum significado mais adiante, quando se tornar adulta e criar também alguma magia própria para e com seus filhos.

Então aqui estão esses Gingrebread Men, outra versão diferente dessa que postei AQUI. Essa é uma receita que copiei ainda no ano passado de um site americano e que infelizmente não salvei o link de origem para dar os devidos créditos. Se acaso alguém descobrir ou for o próprio autor, por favor me envie uma mensagem que incluirei no post.

Aproveitando quero desejar de todo coração aos que seguem o Caldeirão ou que acabaram de chegar à ele, que tenham um final de ano muito especial e memorável. Feliz Natal queridos leitores!



Caldeirão da Bruxa Solar


Gingerbread (outra versão)
renderam aproximadamente 50 unidades (varia de acordo com os moldes empregados)


Ingredientes
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 xícara (chá) de melado de cana
1/2 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de gengibre em pó
2 colheres (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de cravo moído
1 colher (chá) de noz moscada ralada na hora
110 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (amolecida)
3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 colher (chá) de fermento químico - para bolos
1 pitada de sal
>glacê real para decorar
1 clara de ovo
150 g de açúcar de confeiteiro peneirado
corante comestível para decorar (de preferência em gel pois a cor fixa melhor)


Caldeirão da Bruxa Solar

Preparo
>biscoitos
Em uma panela de fundo grosso misture o açúcar, o melado, a água e as especiarias (gengibre, canela, cravo e noz moscada). Leve ao fogo até o açúcar dissolver por completo. Junte a manteiga e mantenha cozinhando somente até derreter. Apague o fogo e aguarde amornar por uns 15 minutos.
Passado esse tempo, acrescente a farinha, o sal e o fermento. Misture até formar uma massa. Coloque sobre um filme plástico, achatando até obter um formato de disco de uns 3 cm de espessura. Embrulhe totalmente esse disco e leve à geladeira da noite para o dia.

Para assar: preaqueça o forno a 180 graus. Abra a massa na espessura de mais ou menos meio centímetro. Corte os biscoitos usando moldes próprios. Transfira cuidadosamente para uma assadeira revestida com papel manteiga e leve para assar por uns 10 minutos ou até notar que estão levemente dourados. Aguarde amornar um pouco, remova cuidadosamente da assadeira e aguarde esfriar totalmente para decorar.

Caldeirão da Bruxa Solar
decoração feita pela minha filha


>glacê real
Usando a batedeira elétrica bata a clara com o açúcar em velocidade média até começar a espessar. Aumente a velocidade para alta e bata mais uns 10 minutos.
Para usar o corante basta dividir esse glacê e ir adicionando a cor até conseguir a tonalidade desejada, misturando à mão. Transfira o glacê para sacos de confeitar com bico fino ou faça cones de papel vegetal e corte a ponta ou ainda use pequenos sacos plásticos mais rígidos, comprimindo o gaclê e também cortando um pedacinho da ponta.
Depois que decorar deixe o glacê secar e endurecer totalmente antes de embalar ou guardar os biscoitos em pote com tampa. 

Espero que tenham gostado! FELIZ NATAL!


2 comentários :

  1. Que bolachinhas lindas!


    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderExcluir
  2. Estive a ler as suas receitas e tem pratos fabulosos, e um aspecto bom,
    confio em si, e vou tentar adaptar algumas à cozinha.
    Quero dar-lhe os parabéns pelo blog pois é muito bom.
    Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais esteja à
    vontade decerto que irei seguir também o seu blog.
    Que haja paz e saúde no seu lar.
    Com votos de saúde e grandes vitórias para sua vida.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!