20 junho 2014

Pudim de paçoca

Pudim de paçoca


Do que sempre falo, de usar a cozinha como um divertido laboratório de experiências tem me trazido além de momentos prazerosos, também gratas surpresas. A partir do momento que, claro, incorporando algumas regras básicas e adquirindo alguma destreza, é possível arriscar algumas variações de um mesmo tema.

Tenho alguns eleitos que me propiciam o prazer de algumas ousadias (ok, nem tanta ousadia assim, concordo). Risoto, massa, salada e sopas seriam as minhas cobaias na parte dos salgados. Para os doces talvez pudesse eleger o brigadeiro - e aqui fazendo essa consideração, o quanto o brigadeiro foi mudado de sua receita original e ainda assim mantendo o seu nome. 


Pudim também entrou na minha lista. A variação da vez foi encontrar novamente na despensa a paçoca, como havia feito AQUI. Afinal, apesar de tantas atenções para a Copa do Mundo de Futebol, estamos no mês das festas juninas, a minha época do ano preferida no que se refere às festas e comemorações.

Sobre o resultado o que tenho a dizer é que ficou bem gostoso, considerando que se goste de amendoim ou paçoca. Mais uma das brincadeiras da Bruxa que mereceram vir parar no Caldeirão.

Pudim de paçoca


Pudim de paçoca

Pudim de paçoca
(fôrma de furo central com 22 cm de diâmetro)

Ingredientes
>pudim
1 lata de leite condensado
1 e 1/2 lata de leite (use a lata do leite condensado como medida)
3 ovos
2 paçocas tipo rolha (ou 2 de pacotinho)
>para caramelizar a fôrma
1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar

Pudim de paçoca

Preparo
>para caramelizar a fôrma
Coloque o açúcar na fôrma do pudim e leve ao fogo médio até derreter por completo e virar caramelo, mexendo sempre para que não queime. Quando obtiver o caramelo e a cor desejada, desligue o fogo e com as costas da colher de pau vá lambuzando as laterais da fôrma. No começo o caramelo estará mais líquido, mas logo vai endurecendo, portanto faça isso rapidamente. Caso não consiga cobrir todas a laterais da fôrma e o caramelo tiver endurecido, volte a fôrma ao fogo baixo até ficar maleável novamente. Reserve.

>pudim
Bata todos os ingredientes no liquidificador até homogeneizar tudo. Despeje essa mistura na fôrma caramelizada.

Para assar têm 2 opções. Use uma panela própria a qual já vem com a fôrma e a tampa para fazer o banho maria no fogão, como costumo usar. Se não tiver, preaqueça o forno a 200 graus. Coloque a fôrma do pudim dentro de uma outra assadeira, despeje água fervendo até faltando a altura de 2 dedos até a lateral da fôrma externa e leve ao forno.

Em ambos os casos faça o teste do palito para ver se o pudim está no ponto. Desenforme quando esse estiver totalmente frio. Leve à geladeira.

Bom apetite!


2 comentários :

  1. Está com um aspecto super delicioso, cá em casa sou a única a gostar de pudim por isso é muito raro fazer.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Amei essa receita. Meu filhão adora paçoca ,vou tentar fazer ,mas tenho certeza q vai ficar muito bom.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!