23 abril 2014

Salada de espinafre, agrião, caqui e uva

Salada de espinafre, agrião, caqui e uva


Gosto muito de cores indistintamente. Não tenho predileções, acho que cada uma cai bem em determinado uso, ou explicando melhor, sabendo como e onde usar, acabam sempre gerando um resultado bacana.

Estendo esse comportamento para o Reino Vegetal. Vou ao hortifruti sem ter nada em mente, na maioria das vezes, e faço minhas escolhas pelo frescor dos produtos e pelo preço mais convidativo. Salvo raras exceções, onde já tenho uma receita em mente, esse é meu procedimento usual, compro e depois vejo como vou prepará-los ou combiná-los. 

Faço isso principalmente com saladas, pois além de ser um prato que aparece diariamente na minha mesa, permite uma gama imensa de combinações. As escolhas que faço são bem aleatórias e algumas com resultados bem interessantes. Aqui no Caldeirão trago as saladas que mais gostei, ou mais agradou o meu eleitorado, pois do contrário todas as postagens diárias seriam sobre saladas.

A que trago hoje foi a do nosso almoço de Páscoa. Não havia encontrado outras folhas tão bonitas como as que usei nessa salada, de espinafre e agrião, que somente por essas dariam um gosto mais forte, então resolvi neutralizar com frutas doces e suculentas. Ficou ótima e muito saudável, acreditem!


Salada de espinafre, agrião, caqui e uva

Salada de espinafre, agrião, caqui e uva
(quantidades ao seu critério)

Ingredientes
folhas de espinafre 
folhas de agrião 
caqui
uvas sem caroço - usei tipo Crimson

Salada de espinafre, agrião, caqui e uva

Preparo
Lave bem e higienize as folhas deixando-as imersas em uma solução de água com vinagre (para cada litro de água acrescente uma colher de sopa de vinagre). Deixe por alguns minutos e remova as folhas com as mãos para que as impurezas fiquem na água. Passe novamente por água corrente e escorra usando uma centrífuga.

Disponha as folhas em uma saladeira e arrume os caquis cortados e as uvas. Sirva com o molho de sua preferência, mas minha sugestão é temperar apenas com vinagre balsâmico, azeite extra virgem e sal para realçar o sabor das frutas.

Bom apetite!

2 comentários :

  1. Adoro estas saladas em dias quentes!

    ResponderExcluir
  2. Nunca usei espinafres na salada,o agrião uso muito pois tem um supermercado aqui perto de casa que tem caseiros.
    A sua salada ficou linda.
    bjs

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!