24 março 2014

Terrine de Salada Niçoise

Terrine de Salada Niçoise


De todas as versões de Salada Niçoise, típica da culinária francesa - cujo nome remete ao lugar de onde é originária, Nice, uma cidade da Riviera Francesa - foi essa a que mais me chamou a atenção. 

É uma salada mais sustanciosa, feita basicamente por batatas, ovos e vagens cozidas, tomates, azeitonas pretas, aliche, atum, cebola, alho e azeite, sabores com o ar da culinária mediterrânea.

A ideia de transformá-la em terrine não foi minha. Mais uma vez trago essa receita do livro o qual tenho utilizado com bastante frequência, o "Cozinhando para Amigos" de Heloísa Bacellar. Fiz as minhas adaptações para a dieta vegetariana, mas compartilharei as observações na receita onde entraria os não componentes do "Reino Vegetal". 


No mais, ao executá-la, constatei que as únicas diferenças em relação à receita tradicional seriam a de amassar as batatas com um garfo e enformar a terrine. Porém, como vantagem, essa versão pode ser feita com uma antecedência maior do que a salada convencional. Também gostei muito dessa apresentação que remete à um ar mais festivo. 

Então vamos à receita!

Terrine de Salada Niçoise

Terrine de Salada Niçoise
(para fôrma de bolo inglês de 27 x 11 x 5 cm)

Ingredientes
3 batatas inglesas grandes (aproximadamente 300 g)
100 g de vagem fina
2 ovos de galinha - ou 10 de codorna
10 tomates cereja cortados ao meio
1/2 xícara (chá) de pimentão amarelo cortado em cubinhos
1 punhado de azeitonas pretas descaroçadas e picadas
1 punhado de salsa e cebolinha picadinhas + algumas folhas inteiras para decorar
>molhinho (*)
1/2 cebola branca média cortada em cubos bem pequenos
1 dente de alho picadinho
1 colher (sopa) de mostarda Dijon (usei a l' Ancienne - em grãos)
2 colheres (sopa) de vinagre branco
6 colheres (sopa) de azeite
sal 
pimenta do reino moída na hora - opcional
alface romana ou frisê para acompanhar

(*) nesse molhinho a receita original pedia os filés de anchova. Se for utilizá-los, elimine o sal e use a quantidade conforme seu paladar

Terrine de Salada Niçoise

Preparo
>molhinho
Misture todos os ingredientes. Reserve.

>salada
Cozinhe as batatas inteiras e com a casca. Ao amolecerem e enquanto ainda quentes, retire as cascas e esmague-as com um garfo. Tempere esse purê com sal, azeite e 1/3 do molhinho. Acrescente a salsa e cebolinha picadas e mexa até combinar tudo. Reserve.

Retire as pontas das vagens e leve para cozinhar em água com sal. Após amolecerem, escorra a água e leve-as para debaixo da torneira de água fria para que fiquem tenras. Corte em pedaços menores ou até em rodelinhas, conforme preferir.

Terrine de Salada Niçoise

Cozinhe os ovos. Se utilizar os de galinha, coloque-os na água fria e leve ao fogo. Após levantar fervura, conte 7 minutos e desligue o fogo. Escorra, mergulhe-os em água fria e quando amornarem um pouco, retire as cascas e pique-os em pedaços pequenos. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino, se gostar. Se utilizar os ovos de codorna, conte 4 minutos após a fervura da água.

>montagem

Terrine de Salada Niçoise

Forre a fôrma com filme plástico de maneira a cobrir o fundo e laterais. Faça uma camada com algumas folhinhas de salsa, cebolinha cortada na diagonal, azeitonas pretas, pedaços dos ovos e algumas vagens. Em seguida faça uma camada com 1/3 do purê de batatas. Alise bem. 

Coloque uma camada com as vagens,azeitonas e os ovos picados. Regue com a metade do molhinho. Mais uma camada de batatas. Outra camada com os tomates, azeitonas, pimentão e o molhinho restante. Finalize com o purê de batatas, compactando bem. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 1 hora.

Desenforme sobre o prato de servir e decore com folhas de alface. Regue a superfície da terrine dom um fio de azeite para dar um brilho.Se sobrar pode ser guardada tampada em geladeira por até 2 dias.

Nota: se quiser utilizar atum em lata, coloque algumas lascas na camada junto com a vagem.

Bom apetite!


4 comentários :

  1. A apresentação é mesmo muito bonita!

    ResponderExcluir
  2. Mas que linda ficou!
    Beijinhos
    Ana
    http://receitasfaceisrapidasesaborosas.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a idéia, e ficou mesmo muito bonita!

    ResponderExcluir
  4. ótima idéia, a da terrine. eu sou um entusiasta de batatas, e as anchovas entrariam seguramente em minha versão. mas sou chegado a sabores fortes.
    abraços"

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!