14 março 2014

Broa de coco

Broa de coco

Havia um tempão não trazia um bolo para o Caldeirão - e nem esse tipo de rima pobre, ai ai. Talvez o tempo seja até mais psicológico que o real e nem me dei ao trabalho de checar, pois sou tão aficionada por um bolinho perfumando a casa que tenho receio de me surpreender se esse tempo não foi assim tão longo.

Porém confesso não deixei de fazer bolos em casa, apenas andei usando as misturas prontas que tenho recebido em eventos e press kits. Ainda assim sempre faço uma "customização", um ingrediente extra daqui, uma caldinha de lá e seguimos assim.

Outro dia que o tempo deu uma refrescada bateu forte aquela saudade de bolo. Havia selecionado umas receitas em alguns livros. Escaneei meu cérebro para visualizar melhor qual dos bolos estava mesmo com vontade. Veio à minha mente um com jeitão tradicional, comfort, bolo de aconchego. Bolo para o dia que estava chovendo muito e seria uma companhia ideal para uma boa xícara de café. Pensou em fubá com coco? Esse mesmo! 


A receita veio de um livro que foi presente da Empresa Selmi para os Blogueiros que participaram do Segundo Encontro Gourmet, o "120 Receitas Mais que Brasileiras". Já selecionei umas tantas outras que também me interessaram muito para fazer em outras ocasiões.

Esse é um daqueles bolos de massa bem líquida que ao assar deixa uma camada mais sólida de fubá ao fundo, a do meio bem cremosa e o arremate final de cocada. Adorei, bolo bem brazuca, bem expressivo da nossa culinária. Vamos à receita?

Broa de coco

Broa de coco
(fôrma de furo central alta com 23 cm de diâmetro)

Ingredientes
4 ovos médios em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
60 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3 xícaras (chá) de leite
1/2 vidro (100 ml) de leite de coco
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de fubá
1 pacote (100 g) de coco ralado - usei em flocos
1 colher (sopa) de fermento químico - para bolos

Broa de coco

Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus. Junte a farinha, o fubá e o fermento em uma tigela. Misture o leite com o leite de coco em outro recipiente. Reserve ambos.

Usando uma batedeira elétrica, bata os ovos com o açúcar e a manteiga em velocidade máxima até obter um creme claro e fofo (mais ou menos 3 minutos). Diminua a velocidade para a menor possível e vá acrescentando a mistura seca intervalando com os líquidos (um terço de um, um terço do outro até terminar, começando pelas farinhas). Como a massa é líquida, pode espirrar um pouco, é assim mesmo.

Quando terminar as adições de farinha e leite e a massa estiver homogênea, desligue a batedeira e junte o coco ralado, misturando à mão. Despeje em fôrma de furo central untada e enfarinhada e leve para assar até ao sacudir levemente a fôrma, o bolo não demonstre estar líquido e a superfície do bolo esteja levemente dourada. Esse bolo é cremoso, o teste do palito não funciona. 

Broa de coco

Aguarde amornar para desenformar. Passe uma espátula pelas bordas para soltar. Coloque um prato sobre o bolo e vire de uma vez. Pegue agora o prato de servir e torne a virar o bolo nele para o coco ficar por cima.

Delicie-se!

7 comentários :

  1. Eu tb fiquei de olho nesse bolo no livro da Selmi... rs.. Mas a preguiça impera na minha cozinha quando se trata de bolos, um dia prepararei... rsrs
    Beijos, bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. DIVINA essa receita... Estou levando a receita e pretendo fazer em breve... Huuuuuummmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei!! Que maravilha!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz ficou uma delícia.Parabéns!!!!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!