19 novembro 2013

Tortinhas rápidas de suflê de queijo


Tortinhas rápidas de suflê de queijo


Esse texto vai parecer desconexo ou um tanto abstrato, mas no final o recado será dado. Como dizem, entendedores entenderão.

Começando: sou arquiteta de profissão, já falei isso algumas vezes. Fico imaginando se pessoas há muitos e muitos anos atrás não tivessem procurado alternativas de moradia. Ainda hoje estaríamos vivendo em cavernas. Alguém começou a inovar, a buscar o diferente e bem, o resto está aí.

Imagino a resistência de algumas pessoas quando alguns lançaram suas novidades ou inovações ao longo da História. Muitos foram perseguidos e tiveram um triste fim, porém sempre defendendo com convicção suas ideias e ideais. Fato que o mundo não seria o mesmo sem eles.

Acontece que o grupo do comodismo, ou do senso comum, ou senso médio, na falta de talento ou criatividade para ter insights e novas propostas, critica os inventivos, os ousados ou apenas os que tentam, sem saber direito aonde vão chegar, mas que quebram paradigmas, saem da zona de conforto e no final das contas, são os propulsores de novas ordens. Ou ao menos passaram a vida tentando, o que já é grande coisa!

Criticar não é necessariamente algo ruim. Existe a crítica construtiva, e essa bem colocada é evolutiva. 

Hoje me refiro à crítica sem fundamento, a baseada em preconceito. A crítica por criticar apenas, sem alguma base consistente ou motivo aparente. Esses críticos, na falta de argumentos substanciais, espalham sua verborragia a torto e à direito, de um humor mordaz a atitudes pueris. Fazem isso, não duvido, com uma certa consciência de que são medianos - ou medíocres - e a não querer contrariar a opinião do grupo o qual ele usa como escudo. De certa forma, praticam uma auto preservação, não os condeno de modo algum.

Só que como disse, se só existissem essas pessoas, que graça teria o mundo? Se esse só pertencesse à espécie dos preconceituosos, imagina como seria entediante viver! Pré conceito, ideias pré concebidas, falta de senso de tentar, de partir para o diferente. É esse o meu assunto principal.

De minhas observações e experiência, tenho constatado que inteligência e preconceito caminham em direções opostas. E também os críticos e os criativos não caminham o tempo todo paralelamente, longe disso. Poucas vezes, quando essas retas se cruzam, é aí que a humanidade ganha.

Resumindo: seja autêntico, tenha suas próprias opiniões, abandone de vez o preconceito. Não tenha medo de viver "fora da caixinha" não. Aí a vida fica muito mais interessante, pode acreditar.

Entendedores entenderão!


Tortinhas rápidas de suflê de queijo

Tortinhas rápidas de suflê de queijo (com Rap 10)
(8 unidades)

Ingredientes
8 discos de Rap 10 (usei a versão light)
2 colheres (sopa) de manteiga
1 fio de azeite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
150 ml de leite (aproximadamente)
1 ovo (clara e gema separada)
20 g de queijo mozzarella em cubinhos
20 g de queijo gorgonzola em pedaços pequenos
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (café) de noz moscada
sal
tomilho seco ou outro para decorar

Tortinhas rápidas de suflê de queijo

Preparo
>base das tortinhas - veja as fotos

Tortinhas rápidas de suflê de queijo

1) recorte toda a volta da fatia do Rap 10, de modo a considerar o que ela deva cobrir o fundo e a lateral forminha. Guarde essa sobra para a próxima receita (postarei amanhã)
2) faça cortes nas quatro extremidades em cruz (sem chegar totalmente ao centro) apenas para ajudar a enformar
3) ajuste nas forminhas, encavalando a parte cortada para dar o formato redondo

Tortinhas rápidas de suflê de queijo

>suflê de queijos
Preaqueça o forno a 180 graus.
Bata a clara em neve com uma pitada de sal. Reserve.
Leve ao fogo para derreter a manteiga com um fiozinho de azeite em uma panela de fundo grosso. Adicione a farinha de trigo, formando uma massinha. Agora vá acrescentando o leite aos poucos, mexendo bem a cada adição para incorporar. Faça assim para não empelotar esse creme. Veja as fotos.

4) mantenha o fogo bem baixo e acrescente os queijos, mexendo vigorosamente. Adicione  a noz moscada e prove o sal, corrigindo se necessário
5) desligue o fogo e acrescente a gema. Mexa até combinar
6) misture aproximadamente 1/3 da clara em neve nesse creme somente para deixá-lo menos denso
7) junte o restante da clara, mexendo o mais delicadamente possível 
8) coloque as forminhas forradas em uma assadeira e recheie cada uma delas com o suflê. Salpique o tomilho seco, outra erva, páprica picante ou parmesão ralado
9) leve para assar até inflarem e adquirirem uma cor douradinha na superfície

Retire cuidadosamente das forminhas e sirva a seguir. Se sobrar dá para guardar em pote fechado na geladeira e aquecer no forno elétrico ou a gás.

Bom apetite!

Um comentário :

  1. Sandra, o "pré-conceito" é dogmático, e sempre frágil em sua estrutura. Já a crítica, por mais dura que seja, se for séria é positiva, né? Agora, que delicia de receita, vou tentar fazer neste domingo chuvoso. Forteabraco.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!