18 novembro 2013

Geleia de banana e chocolate

Geleia de banana e chocolate



Se você querido leitor é uma pessoa como eu, que NÃO gosta de banana in natura de modo algum, então você vai amar esse doce. 

Oops, não está parecendo um ato falho dessa D. Bruxa aqui? Não, não é. Não suporto banana, nem posso sentir o cheiro, é a única fruta que não como nem no desespero da fome. Então por que motivo fazer um doce com ela?

A resposta é bem simples. Estava com siricotico mega mode on plus master para estrear meu livro "Loucuras de Chocolate", presente da querida autora Simone Izumi. O título do livro faz jus à ele, é uma loucura de ótimas receitas e minha meta é fazê-las todas, apenas arbitrei uma ordem de execução. Essa aqui era uma das que tinha em casa os ingredientes à disposição e combinava com o pouco tempo para prepará-la. Pensei inclusive que ia agradar mais minha filhota - que essa sim, adora banana - do que a mim mesma.


Lego engano dessa pessoa aqui, que nesse momento abrindo seu coração e compartilhando suas impressões com toda a sinceridade do mundo vos escreve. Ainda fazendo o doce, sem ter chegado aos "finalmentes", já havia dado umas boas colheradas nele. O aroma era tão bom, mas tão bom que não resisti e provei. Provei, aprovei e me apaixonei. 

O curioso dessa geleia - que na verdade é um doce multiuso, você irá comprovar - é que os sabores dos seus ingredientes não mascaram uns aos outros. Tem o gosto da banana, o toque dos cítricos e o arremate final do chocolate.

Faça e comprove o que estou falando.


Geleia de banana e chocolate

Geleia de banana e chocolate

Geleia de banana e chocolate
(rendimento aproximado 600 g - equivalente à meia receita do livro)

Ingredientes
5 bananas maduras picadas (aproximadamente 500 g)- usei Nanica
150 ml de suco de laranja
150 g de açúcar mascavo
1 pau de canela
suco e raspas de 1 limão - usei galego (a receita original era com siciliano)
75 g de chocolate em barra amargo ou meio amargo picado

Geleia de banana e chocolate

Preparo
Coloque o suco de laranja, o açúcar, o pau de canela e o suco e raspas do limão em uma panela de fundo grosso. Depois de ferver mantenha em fogo médio por mais 5 minutos. Adicione as bananas picadas. Abaixe o fogo e deixe cozinhando até as bananas se desfazerem e os sucos começarem a secar, mexendo de vez em quando e principalmente no final para não grudar na panela. Ao adquirir o ponto consistente, desligue o fogo e acrescente o chocolate picado, mexendo até que esse derreta por completo. Aguarde esfriar e guarde em potes esterilizados.

Geleia de banana e chocolate

Dica: para esterilizar os potes de vidro com tampas, mergulhe-os por 15 minutos em água fervente. Retire-os com pinça, deixe secando no escorredor até ficarem totalmente secos e aí é só colocar a geleia dentro.

4 comentários :

  1. Deve ser uma verdadeira delicia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, vou tentar. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga,
    Nossa!!! Fiquei com água na boca!!! Senti até o aroma dessa MARAVILHA!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  4. Acredito que tenha ficado deliciosa mesmo, sou suspeita porque adoro tudo feito com banana, mas já fiz uma geleia com banana e laranja que ficou maravilhosa então + com chocolate sei que ficou um espetáculo.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!