19 setembro 2013

Kafta vegetariano de feijão ~ "Com seu tempero fica mais gostoso"

Kafta vegetariano de feijão

O Encontro Gourmet é um evento anual que reúne os blogueiros de Gastronomia de todo o Brasil. Esse ano a festa está marcada para o dia 2 de novembro, mas para já entrarmos no clima das novidades que nos aguardam a Camil, uma das nossas Empresas Patrocinadoras Master enviou para cada blogueiro inscrito o produto lançamento da marca, o "Feijão Pronto para Temperar" e em conjunto com a nossa equipe organizadora do Encontro Gourmet - composta por mim, Cecília Padilha do "Yes, we Cook" e Daniella Abolin, do "Cinesbistrot" - convidamos todos a participarem de um concurso que premiará 4 categorias: a receita mais CRIATIVA, a receita com a MELHOR APRESENTAÇÃO, a receita que CONTA A SUA ESTÓRIA e a receita mais DIVULGADA nas redes sociais.



Kafta vegetariano de feijão

Como sou parte da comissão julgadora, essa receita que apresento hoje não está concorrendo, mas como blogueira não poderia deixar de participar para testar o produto, que realmente tem uma praticidade incrível e o diferencial é esse, ele vem cozido no ponto certo apenas na água (o% sódio) só esperando o nosso tempero todo caprichado com gostinho caseiro. Tem praticidade com qualidade, afinal, só nós conhecemos o paladar das nossas famílias, não é mesmo?

Bem, então, para não fugir à regra desse Caldeirão e da Bruxa que vos escreve, resolvi fazer uma versão vegetariana de um prato árabe tradicionalmente feito com carne. Ao mesmo tempo, por ter sido feito com feijão, item tão presente no cotidiano e cultura do povo brasileiro, ficou com uma "pegada brazuca". 

Não deixe de acompanhar pela blogosfera as receitas desse concurso, sempre marcadas com o título "Com seu tempero fica mais gostoso" e nas redes sociais com a hashtag #EGcomCamil.

 Desejo boa sorte à todos os participantes. Sei que minha tarefa de julgar não será nada fácil.


Kafta vegetariano de feijão



Kafta vegetariano de feijão

Kafta vegetariano de feijão
(rendeu 8 unidades)

Ingredientes
>kafta
1 embalagem (490 g) de Feijão Pronto para Temperar - Camil 
2 xícaras (chá) de arroz integral cozido na água e sal
1 ovo
3 colheres (sopa) de farinha de rosca - aproximadamente ou até dar o ponto
um punhado de salsinha
1 talo de cebolinha
5 folhas de hortelã
1 dente de alho descascado
1/2 cebola branca grande (ou 1 pequena)
1/2 colher (chá) de pimenta calabresa desidratada (ou outra à sua escolha)
sal
azeite
pauzinhos de bambu ou madeira
>molho
1 embalagem (170 g) de coalhada
suco de 1/2 limão galego
1 punhado de folhas de hortelã picadinhas
sal a gosto
1 colher (sopa) de azeite extra virgem


Kafta vegetariano de feijão

Preparo
>kafta
Preaqueça o forno a 240 graus Celsius. Unte a superfície de 2 assadeiras ligeiramente com azeite. Reserve.

Coloque em um processador ou liquidificador: o feijão da embalagem COM TODO O LÍQUIDO BEM ESCORRIDO, o arroz, o ovo, a cebola, o alho, a salsinha, cebolinha, hortelã, os flocos da pimenta e o sal. Bata até formar uma pasta. Adicione colher por colher da farinha de rosca e processe a cada adição até testar o ponto de obter uma massa que dê para modelar com as mãos (se necessário coloque mais ou menos da quantidade especificada).
Unte a palma das mãos com azeite, pegue uma porção da pasta e faça um bolinho de formato fino e comprido. Espete o palito no sentido de comprimento e acomode cuidadosamente na assadeira já untada. Regue e lambuze os bolinhos com o azeite para umedecer a superfície deles.
Leve para assar até firmarem bem e adquirirem uma tonalidade mais dourada. Retire do forno e sirva com o seguinte molho.

>molho
Misture todos os ingredientes e ajuste cada um ao seu paladar.

Sirva o kafta com o molho em potinhos individuais. 

Espero que tenha gostado. Bom apetite!

5 comentários :

  1. Por mim se essa receita estivesse valendo,ganharia em criatividade... como não pensei nisso...rsrsrs!
    Parabéns Sandra ficou maravilhosa sua kafta.
    Bjusss!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilha, Sandra! Parabéns pela criatividade!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que não está concorrendo... a kafta está apetitosa

    ResponderExcluir
  4. Bahhh...nunca experimentei isso...mas me deixou tentada a provar! levei a receita, Sandrinha!!! beijos e queijos!

    ResponderExcluir
  5. OI Sandra, encontrei essa preciosidade de página somente agora e fez uma diferença enorme no meu dia a dia. Gratidão por isso!
    Meu desafio nas cozinha é preparar pratos vegetarianos e sem glúten e lactose. Adorei essa sua receita, mas qual substituição posso fazer pela farinha de rosca?

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!