26 agosto 2013

Salada de "Cabelo de Bruxa"

Salada de repolho roxo, vagem e cenoura

Outro dia liguei a TV e de cara vi uma cena que me chocou quase tanto como um filme de violência e me assustou mais que um filme de terror. Era um programa que não guardei o nome exato, mas algo como "Socorro, o meu filho come mal". Na parte que comecei a assistir tinha um menino, que devia ter algo como uns 13 ou 14 anos, de olhos vendados e era orientado por um adulto (não sei se era seu pai) para tentar atingir alguns alvos, que eram um melão e bananas. Bem, o "castigo" caso não acertasse era comer pimentão e melão. O menino errou e teve que provar os dois.


Reconheço que o pimentão cru pode ter um paladar que não agrada a todos, mas a cara que o menino fez ao provar o melão, uma fruta suculenta e doce, fazia parecer que ele estava comendo veneno de rato. Imagina um menino aparentando ser de classe média que passou toda sua vida sem provar um simples melão!

Fico injuriada com os pais que podem, economicamente falando, oferecer uma dieta simples e saudável para seus filhos e, sucumbindo a tentação de ir pelo caminho mais fácil, entopem de comidas processadas aqueles que mais necessitam de vitaminas para crescerem sem risco de virarem crianças que muito cedo apresentam problemas de saúde oriundos de um sobrepeso ou carência alimentar.

Sei que o assunto é controverso e que cada um educa como quer ou pode, pois dá trabalho insistir para que uma criança coma um prato de salada quando os nuggets de frango com catchup e batatas fritas vão muito mais fácil, não é mesmo?

Todos em casa amamos salada e vegetais frescos. Não sei se foi sorte de principiante com minha filha ou se o que reproduzi na minha casa foi o mesmo hábito da casa dos meus pais - pelo menos em uma refeição diária temos salada à mesa - mas fato é que ela sente necessidade e sempre me pede salada, sempre. Não me lembro de ter que insistir para que ela gostasse desde pequenina. Colocava no prato dela e pronto, ela provava, comia e gostava. Agora, um detalhe: criança olha o prato dos demais, então não adiantar fazer seu filho comer de maneira saudável se você não dá o exemplo.

Um truque que pode auxiliar é brincar com o aspecto das comidas. Hoje no Google imagens têm uma série de fotos com frutas e vegetais esculpidos como animais e outros. Ou vale até criar uma estorinha com o que aparenta ser aquele prato. 

Essa brincadeira me ocorreu quando fazia essa salada, com esse repolho roxo que parecia o cabelo meio que desgrenhado de uma bruxa. Criança tem imaginação mais fértil que a nossa. Se você entrar no universo deles e fizer algumas sugestões desse tipo pode vir a se surpreender com o resultado e fazer com que a alimentação de seu filho torne-se prazerosamente saudável. Palavra de Bruxa!


Salada de repolho roxo, vagem e cenoura

Salada de repolho roxo, vagem e cenoura
(4 pessoas)

Ingredientes
3 xícaras (chá) de repolho roxo finamente fatiado
1 xícara (chá) de vagem "macarrão" picada
1 cenoura grande ralada
1 punhado de salsinha picada
sal
vinagre de vinho branco
azeite extra virgem

Salada de repolho roxo, vagem e cenoura

Preparo
Cozinhe a vagem em água até que amoleça um pouco, mas que ainda permaneça tenra. Escorra a água com o auxílio de uma peneira e passe imediatamente pela água fria da torneira para parar o cozimento. Deixe escorrer totalmente.

Coloque em uma saladeira o repolho, a vagem escorrida, a cenoura e a salsinha. Tempere com sal, vinagre e azeite. Misture bem.

Sirva a seguir e bom apetite!


4 comentários :

  1. Sandra eu sempre habituei o meu filho a comer de tudo ,mas na verdade á crianças que nunca coisas tão simples como um fruto.
    Adorei a tua salada,ficou linda e com certeza que uma delicia.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Meu filho começou a comer couve, porque chamávamos de cabelo de sereia. Comida também pode ser lúdica e criança deve, sim brincar com a comida.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc! Meu filho tem 10 meses e adora frutas e legumes. Fico chocada por saber que de todas as crianças do berçário ele é o único que leva comida preparada em casa. Os outros comem papinha da nestlé, bolachas e outras guloseimas que ele vai demorar muito pra conhecer. Ele não deixa de comer absolutamente nenhum legume ou fruta que oferecemos, e vejo que ele adora olhar meu prato e ver que tem o mesmo que o dele. Adorei a salada. Vamos testar! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eu amo essa salada... faço sempre! E gosto de colocar cebola cortada em fiapos tbm! Amo cebola! <3

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!