14 agosto 2013

Espinafre cremoso com crosta de salsinha

Espinafre cremoso com crosta de salsinha

Às vezes vocês se pegam descobrindo algo novo em coisas já muito conhecidas e que nunca haviam reparado, visto ou se dado conta? Não parece que em determinado momento - ou no momento certo - aquilo "surge" aos nossos olhos? É algo estranho e ao mesmo tempo curioso.


Seria mais ou menos essa explicação para a relação que tenho com o livro de onde adaptei a receita que trago hoje. Bem, esse já se tornou uma fonte constante de consulta e muitas receitas fáceis e práticas do Caldeirão vieram dele, o "Cozinhando para Amigos", da Heloisa Bacellar

Já o folheei inúmeras vezes, já marquei muitas das suas páginas quando encontro receitas que me inspiram e mesmo assim parece que algumas eu nunca as tinha visto, ou, como se fala, visto "com olhos".

Hoje então trago mais uma para a coleção de receitas bem simples, com ingredientes fáceis e que resultam num prato que surpreende e agrada. Uma outra maneira de preparo de uma verdura que adoro e que é uma ótima fonte de ferro, o espinafre. Fica tão gostoso que até lembra uma torta sem massa, ou um crumble salgado. Experimente também.


Espinafre cremoso com crosta de salsinha

Espinafre cremoso com crosta de salsinha
(acompanhamento para 4 pessoas)

Ingredientes
1 maço grande de espinafre ou 400 g de espinafre congelado
1/2 cebola branca de tamanho médio bem picadinha
2 dentes de alho picadinhos ou esmagados
200 g de creme de leite (pode ser de caixinha)
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1/4 colher (chá) de noz moscada ralada na hora
1 e 1/2 xícara (chá) de miolo de pão esfarelado - usei pão integral de fôrma
1/4 xícara (chá) de salsinha fresca picada batidinha
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
sal

Espinafre cremoso com crosta de salsinha

Preparo
Separe as folhas do maço de espinafre (se estiver usando o fresco) e descarte os talos grossos. Lave-as bem, coloque-as em uma vasilha com água o suficiente para cobri-las e acrescente 1 colher de sopa de vinagre para higieniza-las. Aguarde uns 5 minutos e retire as folhas da água. Lave em água corrente e deixe em um escorredor para drenar bem a água. 

Coloque as folhas escorridas em uma panela e leve ao fogo médio (sem acrescentar água) para murcharem. Desligue o fogo, escorra a água que se formou e pique esse espinafre em pedaços.

Usando a mesma panela, doure a cebola e metade do alho em um fio de azeite. Acrescente o espinafre picado, refogue por uns minutos e adicione o creme de leite, a noz moscada e metade do queijo ralado. Acerte o sal. Mexa por alguns instantes até ficar cremoso. Coloque em uma fôrma refratária. Reserve.

Em uma tigela coloque o miolo de pão (como usei as fatias de pão integral coloquei com a casca e tudo), o restante do queijo ralado, a outra metade do alho e a salsinha. Adicione o azeite e mexa até obter uma farofa úmida. 

Cubra o creme de espinafre uniformemente com essa farofa e leve ao forno preaquecido a 200 graus até obter uma casquinha crocante.

Sirva em seguida. Bom apetite!


5 comentários :

  1. Tem um aspecto delicioso,
    Adorei a crosta..uma delicia.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Comprar amanhã: espinafre. Anotado! Água na boca! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Hum.... Amei a receita! Vou experimentar!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia, com o calor que faz hoje, é o ideal! Seria possivel fazer com outros vegetais?

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!