03 julho 2013

Quiche de alho poró, a minha preferida


Quiche de alho poró

Queridos leitores ou queridos amigos, sempre fico sem jeito e não sei ao certo como introduzir um texto referindo-me a vocês. Fico então, se me permitirem a intimidade, simplesmente com 'queridos'.

Esse espaço, ou essa conversa antes de compartilhar a receita propriamente dita é para mim um canal de comunicação com todos vocês. Algumas postagens vêm com uma estória, outras com informações mais gerais, outras com divagações, memórias, enfim, esse é o momento que gosto de conversar e contar um pouco de mim.

Fazer um blog de culinária - como outras atividades - requer um olhar atento, um eterno corrigir-se, um sentimento de quanto mais se aprende menos se sabe. A isso, sem falsa modéstia, poderia ser chamado de humildade, não no sentido mais difundido da palavra, mas aquele que é permeado pelo desafio e curiosidade.


Essa receita de hoje já foi postada aqui no Caldeirão, lá no seu início, ou fundinho como costumo falar. Naquele momento, a foto que tirei do prato pronto não faz jus a gostosura que realmente é. Estava na ocasião no meio de um jantar com amigos. Dessa vez o contexto foi o mesmo, só que foi um almoço em casa, mas ainda assim a pressa em tirar as fotos e não deixar esfriar essa quiche (somada a minha máquina fotográfica que é a mais chinfrim possível) ainda não me permitiram fazer um registro à altura. 

O que queria dizer é que blogar resume uma série de atividades - como já comentei AQUI - e não sendo profissional na área da fotografia, o meu esforço é tentar passar o melhor possível o resultado da receita. Muitas vezes fico muito frustrada quando não consigo por uma série de motivos, que não vem ao caso para não me estender mais ainda.

Essa receita, como já falei, veio de uma tia-avó muito querida, de quase 89 anos, que é uma cozinheira e tanto. Acho que essa massa de quiche é a melhor que já provei na vida, sem exagero. Já compartilhei algumas variações com ela aqui e algumas pessoas já a fizeram e inclusive repetiram. Isso me dá mais segurança para assinar embaixo, para não achar que é uma avaliação só minha.

Aqui segue novamente essa quiche que é minha queridinha, que veio de uma pessoa muito querida para mim, oferecida a vocês, meu queridos.

Quiche de alho poró

Quiche de alho poró
(fôrma de aro removível de 25 cm de diâmetro)

Ingredientes
>massa
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
3/4 xícara (chá) de amido de milho
100 g de manteiga ou margarina - em temperatura ambiente
2 gemas
1 pitada de sal
>recheio
2 talhos grandes de alho poró (sem a parte das folhas) cortados em rodelinhas
1/2 cebola branca picada
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
2 colheres sopa de requeijão cremoso
sal
>cobertura
2 ovos
1 colher (sopa) de amido de milho
1 embalagem (200 g) de creme de leite de caixinha
1 pitadinha sal
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (2 para a mistura e 1 para finalizar)

Quiche de alho poró

Preparo
>massa
Coloque todos os ingredientes em um recipiente médio e misture com as mãos até formar uma massa uniforme. Forme uma bola e deixe descansando por 1/2 hora e então forre a fôrma no fundo e laterais com essa massa.

>recheio
Leve ao fogo a cebola picada com o azeite até ficar transparente. Adicione o alho poró e o sal, mexendo até amolecer. Desligue o fogo e junte o requeijão, mexendo para a mistura ficar cremosa. Coloque sobre a massa crua na fôrma.

>cobertura
Misture os ovos com o amido de milho, batendo com um fouet (batedor de arames) ou garfo até dissolver por completo. Junte o creme de leite, a pitada de sal (bem pouco) e o queijo parmesão. Despeje por cima do recheio na fôrma e salpique a superfície com queijo ralado.

Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus até a superfície ficar firme e levemente dourada. Espere alguns minutos para remover o aro da fôrma. Sirva a seguir.

Se sobrar pode ser esquentada tanto no forno comum como no microondas.

Bom apetite!

6 comentários :

  1. Hummm...que aspeto delicioso!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sandrinhaaaaa, essa perdição de quiche é uma das minhas preferidas e não fosse a dieta estar de vento em popa, ia correndo para a cozinha preparar uma agora mesmo.
    Mas por enquanto alho poró só refogado por aqui, mesmo assim já está devidamente copiada, para quando estiver em forma de... palito, não de broa... ehehehe!!!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  3. Sandra, eu quando vou colocar minhas receitas lá no blog também fico pensado como você, como vou iniciar, com vou chamá-los. Acabei adotando um "gentem". Essa quiche, deu água na boca, anotadíssima para fazer.

    ResponderExcluir
  4. Sandra, tenho um xodó por quiches. De alho poró então, não resisto. Com essa massinha que deve ser a coisa mais deliciosa desse mundo, só posso dizer que fiquei com MUITA vontade! Minha massinha de torta coringa é muito parecida com essa, mas o ovo vai inteiro ao invés de somente as gemas. Vou experimentar a sua versào que deve ficar mais leve. Delícia!!

    ResponderExcluir
  5. Seu jeitinho de transmitir as receitas é muito gracioso, generoso, convidativo e, por isso, faz com que nós, leitores, tenhamos a sensação de estar em casa, conversando com amigos, sentados no sofá e saboreando delícias ... Adorei!!!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!