01 julho 2013

Pudim de chocolate com calda de caramelo de laranja


Pudim de chocolate com calda de caramelo de laranja

Depois que comecei a escrever o Caldeirão, tornei-me mais ousada, por assim dizer, ao arriscar fazer receitas inéditas para mim para levar como sobremesa em alguns eventos familiares ou reunião de amigos. Pessoas queridas passaram a ser minhas cobaias e por falta de opção sabem que só podem se servir depois que tiro fotos para ilustrar a postagem. Novos tempos, todos já se habituaram.

Por vezes, ou na pressa, fico sem tempo para pesquisar uma receita nova para preparar nessas ocasiões que citei acima ou as que tenho marcadas para vir fazer um dia não tem a ver com o que programei. Então simbora a fazer um clássico que não vai ter erro, por que não?

Foi assim que saiu esse pudim, de uma receita básica do pudim de leite, só que arrisquei - um risco calculado, pois essa combinação é um sucesso em outras receitas - a colocar um toque de laranja na calda de caramelo para combinar com o sabor do chocolate. A maneira que preparei a calda também foi diferente da que costumo fazer e talvez seja até mais fácil para quem está iniciando na aventura culinária.

O resultado? Sim, deu um up na sobremesa, um sabor mais sofisticado e uma apresentação mais festiva. Recomendo que provem.

Pudim de chocolate com calda de caramelo de laranja
Pudim de chocolate com calda de caramelo de laranja
(fôrma de furo central com 20 cm de diâmetro)

Ingredientes
>pudim
1 lata de leite condensado (395 g)
1 lata de leite comum (use a mesma medida)
3 ovos
3 colheres (sopa) de chocolate em pó - não use achocolatado
>calda
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de suco de laranja coado


Pudim de chocolate com calda de caramelo de laranja

Preparo
>calda
Dissolva o açúcar no suco de laranja e leve-os ao fogo médio em uma panela de boca larga (pode ser tipo uma frigideira mais alta, mas é importante que a panela seja larga). NÃO MEXA MAIS. A calda vai se formando, tornando a mistura borbulhante e mais espessa. Quando atingir uma coloração de caramelo claro, apague o fogo, despeje na fôrma para pudim e vá lambuzando as laterais dessa com o auxílio de uma espátula ou com as costas de uma colher. Faça esse procedimento com cuidado mas o mais rápido possível, pois o caramelo vai ficando mais difícil de trabalhar.
Se isso acontecer é só levar a fôrma ao fogo baixo e esperar ele amolecer para finalizar o trabalho.

>pudim
Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Despeje o líquido na fôrma já caramelizada.

>para assar
Você pode optar pelas seguintes maneiras:

1) Banho maria no fogão: Coloque a fôrma de furo central dentro de uma panela com tampa (são conjuntos próprios para essa finalidade) com água já aquecida até o nível que a panela indicar (geralmente uns 3 dedos) e leve ao fogo alto por aproximadamente 30 minutos ou até verificar que ao tombar um pouco a fôrma o pudim descola-se facilmente sem rachar.

2) Banho maria no forno: preaqueça o forno a 180 graus antes de todo o preparo do pudim.
Aqueça água em uma panela e reserve. Coloque a fôrma do pudim dentro de uma assadeira, leve-as ao forno e com essas já lá dentro coloque a água fervida na assadeira externa para fazer o banho maria (esse procedimento vai evitar possíveis acidentes se a água derramar).
Faça também o teste de tombar um pouquinho lateralmente a fôrma do pudim para ver se está pronto.

Aguarde esfriar para levar à geladeira. Para garantir que seu pudim não desmanche ao desenformar, deixe na geladeira por no mínimo 1 hora. 

Na hora de desenformar mexa a fôrma para sentir se o pudim está solto. Se não estiver, coloque água morma em uma assadeira e molhe a parte de baixo da fôrma para aquecer e desgrudar. Coloque o prato de servir na fôrma e vire de uma vez. Mantenha na geladeira.

Bom apetite!

3 comentários :

  1. Mas que lindo está esse pudim, tem uma mistura de sabores fantástica!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandrinha!
    Esta receita não dar pra perder, ficou maravilhoso!

    Beijos, ótima semana ♥

    ResponderExcluir
  3. Deve ser bom demais neste frio. Que delicia

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!