31 julho 2013

Hasselback ou a batata que também se come com os olhos


Batata Hasselback

Um nome difícil para nós - mas imagina um estrangeiro falando Pindamonhangaba - e até intimida porque à primeira vista parece algo complicado. Mas o sucesso dessa batata laminada é exatamente esse, facilidade, ingrediente barato e resultado sofisticado.


Por esse e talvez por outros motivos existam muitas imagens dessa batata laminada e assada "pipocando" na internet. Um verdadeiro sucesso para um acompanhamento do seu prato principal.

Tão fácil que nem pode ser chamada de receita e acaba sendo mais uma carta na manga para variar o preparo da batata. 

Então vamos lá, faça e comprove. Realmente fica tão bonita que dá até pena de comê-la.


Batata Hasselback


Batata Hasselback (laminada e assada)
(para 1 unidade)

Ingredientes
1 batata de qualquer tamanho (as médias ficam mais bonitas)
sal  a gosto - pode ser aromatizado com ervas e especiarias, flor de sal ou sal grosso quebrado em pedaços menores
azeite extra virgem 
ervas frescas - pode ser salsa comum, salsa crespa, alecrim, tomilho, orégano

Preparo
Lave muito bem a batata em água corrente, esfregando sua casca com as mãos para retirar qualquer sujeira. Seque e faça fatias de espessura bem fina até antes de chegar à base, ou seja, tome cuidado para não cortar totalmente a fatia e separá-la do restante da batata.

Disponha essa batata em um refratário, salgue (usei sal de páprica), regue generosamente com azeite e leve para assar em forno preaquecido a 220 graus até ao espetar um garfo cuidadosamente em uma das fatias perceba que está assada e amoleceu.

Retire do forno, decore com a erva fresca e regue com um fio de azeite para dar brilho na apresentação do prato. Sirva a seguir.

Bom apetite!


9 comentários :

  1. Oi Sandra,
    Tenho "paquerado" essa batata um bocado! A primeira vez que vi foi no fórum daqueles desafios que participo, e foi amor à primeira vista rsrs Qualquer dia me aventuro! ë de se comer com os olhos, de fato! As suas ficaram lindas demais!
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. oi Sandra.... faz tempo que vejo essa receita de batata, e ainda não me aventurei a faze-la... mas com certeza é primorosa! tenho uma duvida.... o povo aqui de casa é muito fresquinho (tem q ter muita paciência... rsrs)... será que pode descascar a batata antes de assar? Assim eles irão comer sem torcer o nariz pra casca da batata....rsrs adoro suas receitas, já fiz várias! beijinhos Ale

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, obrigada pelo comentário!
      Olha, se descascar vai perder muito do efeito bonito. Se estão super bem lavadas, quem não gostar de comer a casca pode tirar na hora. Seria uma opção ou sugestão. Garanto que elas ficam tão fininhas que você nem sente o gosto. Sabe as batatas rústicas que também são servidas com a casca?
      Então, é um charme que também deixa o sabor mais gostoso.
      Mas se não tiver jeito, pode descascar sim, ela não vai se desmanchar.
      Grande beijo!

      Excluir
  3. Faço imensas vezes cá em casa, é tão fácil e ficam deliciosas!

    ResponderExcluir
  4. Fica mesmo linda, há muito que a quero fazer mas acabo por não fazer.
    É bem simples e fica mesmo de encher o olho...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá... sempre visito o seu caldeirão e adoro suas receitas... dá vontade de fazer todas. Uma curiosidade: quanto tempo mais ou menos ficam no forno? É necessário pré-cozinhar ou cobrir com papel alumínio? Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gislene, tudo bom?
      Não precisa pré cozinhar ou papel alumínio não. Demorou para mim uns 35 minutos, mas isso é relativo, mesmo pela temperatura marcada no termostato, pelo desempenho do forno. Caso você queira apressar pode cobrir com o papel alumínio com a parte brilhante voltada para dentro e depois deixar uns 5 minutos finais para dar um aspecto mais sequinho. Mas cozinhar vai desmanchar as fatias.
      Beijão

      Excluir
  6. Adoro essas batatas San, sempre faço aqui em casa. Ficam mesmo lindas né? e como são saborosas. Deu vontade hehe. Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Ficou muito bom! Como demorou para assar no forno a gás, dei uma ajuda no micro onda e ficou excelente! Servi com frango assado.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!