04 junho 2013

Curry de vegetais

Curry de vegetais


Temperaturas mais baixas, dias mais frios pedem comidas mais calóricas. Nosso apetite aumenta em função do corpo estar com o metabolismo mais acelerado. Gastamos mais calorias para nos mantermos, isso é fato.

A procura por alimentos mais quentes, ou com mais gordura se justifica. Mas o que fazer quando não queremos fugir da nossa dieta? Usamos alguns artifícios, alguns truques para "esquentar" nossa comida com condimentos que contribuam para isso.

Veja a receita de hoje. Não fosse pelo leite de coco (que você pode usar a versão light), seria um prato bem levinho, digo, com poucas calorias. E é na verdade. Além disso, a parte boa, a que dá a sensação de saciedade e calor que necessitamos nessa época do ano vem dos condimentos, que além dessa função, também aceleram o metabolismo e ajudam a purificar as toxinas do organismo. São os chamados temperos termogênicos. 

Penso em breve fazer uma postagem sobre as funções e características de cada desses. Por hoje fica a receita de um prato que honestamente digo que ficou saborosíssimo. Feito em poucos minutos e acompanhado de um arroz (branco, integral ou basmati) ou mesmo um couscous marroquino básico, já é o suficiente para uma alimentação completa e balanceada.


Curry de vegetais

Curry de vegetais
(4 pessoas)

Ingredientes
1/2 cebola branca média picada em cubinhos
2 colheres (sopa) de óleo de gergelim ou azeite extra virgem (ou óleo, se preferir)
1 xícara (chá) de buquês de brócolis tipo Ninja
1 xícara (chá) de cenoura fatiada
1 xícara (chá) de repolho roxo picado em pedaços médios
1 xícara (chá) de ervilha torta (cada vagem cortada em 3 partes)
1 xícara (chá) de abobrinha italiana cortada em cubinhos (com a casca)
1 xícara (chá) de pimentão amarelo e vermelho cortado em cubos médios
1/2 xícara (chá) de alho poró fatiado em rodelas
1 vidro de leite de coco (pode ser light)
2 colheres (sobremesa) de curry em pó - ou a gosto
1 colher (chá) de cominho em pó - ou a gosto
2 colheres (chá) de gengibre em pó - ou a gosto
1/4 colher (chá) de canela em pó - ou a gosto
sal
1 punhado de salsinha picada não muito batidinha para finalizar

Preparo
Cozinhe os buquês de brócolis em água levemente salgada, somente o tempo de amaciarem um pouco, pois continuarão cozinhando no restante do preparo. Escorra a água e reserve.

Em uma panela grande e em fogo médio, doure a cebola no óleo de gergelim ou azeite. Acrescente o brócolis (previamente cozido), a cenoura e o repolho. Mexa para os vegetais darem uma suada. Adicione um pouquinho de água só para não grudarem no fundo da panela. Quando estiverem um pouco amolecidos, porém ainda firmes, acrescente a ervilha torta, a abobrinha e os pimentões. Mexa para se incorporarem, adicione o leite de coco, os condimentos e o sal. Acerte a quantidade desses conforme seu paladar. Deixe cozinhar até que os vegetais estejam cozido de acordo com seu gosto ( gosto deles mais tenros). Se necessário, acrescente mais água, mais sempre aos poucos para não criar um caldo muito ralo.

Coloque o alho poró, deixe mais um minuto cozinhando, apague o fogo e finalize com a salsinha picada.

Sirva a seguir, como falei, acompanhado de arroz (branco, integral ou basmati) ou couscous marroquino.

Bom apetite!



2 comentários :

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!