05 junho 2013

Biscoitos "grãos de café"


Biscoitos "grãos de café"

Tenho percebido como café, sendo o ingrediente principal ou até um sutil toque dele tem dado um algo a mais nas receitas. É só sair do lugar comum de consumi-lo somente como bebida que abre-se um leque bem grande de possibilidades para sua utilização na culinária.

A receita que trago hoje - a qual havia há tempos salvado não sei de onde - à princípio não dava nada por ela. Guardei-a por anos em uma pasta de arquivos no computador muito antes de sonhar em ter um blog de culinária. Pois na hora que resolvi fazer, googlei os ingredientes para descobrir a fonte e dar os devidos créditos. Acabei não achando a origem e pior - ou melhor, porque ainda deu tempo de salvar - notei que não havia açúcar entre os ingredientes. Na hora me dei conta que era um erro de digitação e que eu devia ter copiado a receita desses sites os quais as pessoas compartilham receitas sem mesmo testá-las.

Coloquei em prática minha experiência em fazer biscoitos, aproveitei algumas quantidades e de resto acrescentei e modifiquei a receita ao meu gosto, mas não sabia exatamente no que ia dar, se ia ficar bom de fato.

Na hora de modelar os biscoitos também tive a ideia de fazê-los como grãos de café. Eram para ter ficado mais gorduchinhos, mas biscoito amanteigado tende a se esparramar ao ser assado. Mas o meu "pessoal de teste" logo reconheceu que pareciam grãos de café. Etapa 1 vencida, ufa!

Havia ainda a prova do sabor. De verdade, ficaram deliciosos. O gosto até ficou mais parecido com café com leite para ser honesta. O café não ficou excessivo, quero dizer.

Agora, gente, o aroma é maravilhoso, invade a casa quando estão sendo assados! 



Biscoitos "grãos de café"
Biscoitos "grãos de café"
(aproximadamente 30 unidades)

Ingredientes
2 colheres (sopa) de café solúvel
2 colheres (sopa) de água
50 g da manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 ovo
1 e 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento químico - para bolos



Biscoitos "grãos de café"

Preparo
Unte e forre com papel manteiga duas assadeiras médias (ou unte e enfarinhe).

Dissolva o café na água. Reserve.

Em uma tigela, coloque todos os ingredientes, inclusive o café diluído. Misture com as mãos, trabalhando até formar uma massa lisa e homogênea. Enrole em filme plástico e deixe descansando na geladeira por no mínimo 30 minutos.

Preaqueça o forno a 200 graus.

Modele os biscoitos dando um formato ovalado e alto, como se fosse um docinho tipo camafeu. Com um palito, pressione o meio dele para dar o formato do grão de café. Coloque-os na assadeira deixando um espaço de no mínimo 3 centímetros entre eles.

Leve para assar até a superfície ficar firme, porém ainda macia (aproximadamente 20 minutos). Deixe-os esfriar totalmente sobre uma gradinha e só então guarde-os em pote com tampa.

OBS.: 
1) Não deixe-os muito tempo no forno pois a tendência é que esses endureçam quando esfriarem, então, para que não fiquem excessivamente duros, é importante retirá-los ainda quando estiverem macios ao toque.

2) Caso os biscoitos passem do ponto é só deixá-los em um cesto aberto, sem cobrir ou tampar, que eles ficam mais macios.

Bom apetite!

9 comentários :

  1. Sandra, demais o formato dos biscoitos, amay! Ingredientes simples, execução fácil...assim você me obriga a fazê-los. Sinto que hoje será a noite dos biscoitos. Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Sandra, amei. Está na lista do "para fazer". Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Sandra, AMEI! Precisava dizer? rsrs Ficaram iguais aos grãos, que linda idéia! claro que vou levando comigo, não só pela lindeza mas pq o biscoito deve ser uma delícia também! Parabéns!
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Gostei pois sou viciada em café.
    Uns biscoitos desses com uma chávena de café iam-me saber pela vida.
    Gostei muito da receita e ficaram uns biscoitos bem lindos
    bj

    ResponderExcluir
  5. Deve ser muito gostoso... Huuuuuummmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Acabei de fazer os biscoitinhos, coloquei um pouquinho de canela e ficaram uma delicia!

    Obrigada por compartilhar a receita! :)

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!