08 maio 2013

Fatias de maçãs cristalizadas com canela

Fatias de maçã cristalizadas com canela


Ultimamente tenho notado que o Caldeirão tem trazido muitas receitas com maçãs. Não é das minhas frutas favoritas, mas talvez por ser outono aqui no Hemisfério Sul e o aroma dela associado à canela remetem a memórias afetivas tão gostosas da minha infância, tenho feito mais receitas com ela do que de costume.

"An apple a day keeps the doctor away" - livremente traduzindo "uma maçã por dia nos mantém afastados dos médicos"- é uma ditado atribuído às propriedades medicinais das maçãs. Comprovadamente fato ou não, afinal, frutas de uma maneira geral só fazem bem, vamos usar e abusar dessa fruta tão versátil.

Essa receita trouxe mais uma vez do excelente livro "Cozinhando para Amigos" da Heloisa Bacellar". Aproveitei a calda que sobrou e fiz um experimento com laranjas, afinal, cozinha é para isso mesmo, testar sem medo de errar. Honestamente, por dar um azedinho maior e um finalzinho bem sutil do amargor da casca, preferi a laranja. Depois fiquei pensando se essa minha avaliação não é porque essa sim é uma das minhas frutas favoritas.

Uma receita fácil, porém leva 3 dias para ficar pronta. Acompanha um cafezinho, chá e dá até para presentear se embalar numa caixinha bem bonita. Vamos lá?


Fatias de maçã cristalizadas com canela

Fatias de maçã cristalizadas com canela

Ingredientes
3 maçãs médias e ácidas
2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de água
2 paus de canela
açúcar e canela em pó o quanto necessário para passar as fatias


Fatias de maçã cristalizadas com canela

Preparo
Descasque e corte as maçãs em 4 partes. Retire as sementes e torne a cortar cada parte em 3 fatias. Coloque-as em um recipiente com água para não escurecerem.

Em uma panela de fundo grosso dissolva o açúcar na água. Leve ao fogo médio e ao ferver junte os paus de canela e conte 5 minutos. Escorra a água das maçãs e coloque essas fatias na calda para cozinhar até ficarem transparentes.

Nota: depois de uns 20 minutos cozinhando apague o fogo e veja se estão transparentes. É que enquanto o fogo está aceso não dá para notar com nitidez.

Forre uma fôrma retangular grande com papel manteiga. Escorra bem a calda das fatias e disponha cada uma delas pela fôrma, deixando um espaço entre elas. Cubra com um pano limpo e seco e deixe em lugar quente por 24 horas (pode ser dentro do forno).
Depois desse tempo passe as fatias por uma mistura de açúcar e canela. Troque o papel manteiga da fôrma e coloque as fatias separadas mais uma vez. Cubra e aguarde por mais 24 horas. Passe novamente por açúcar e canela e guarde em pote tampado por até 3 dias.


Fatias de laranja cristalizadas com canela


Obs.: o processo com a laranja é o mesmo. Corte fatias finas e cuide para que nenhum caroço vá junto para o cozimento (senão amarga). Se quiser fazer mais quantidade é só aproveitar a mesma calda.


9 comentários :

  1. Uma sugestão diferente!
    Que bom aspecto!

    ResponderExcluir
  2. Amei essa receitinha ! vou fazer com os 2 tipos, a maçã e a laranja ! brigadão ! bjs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esta maçã não poderia ficar de molho no cal para dar uma firmeza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jane, tudo bom?

      Bem, na receita a qual me baseei não prevê esse banho na cal, como se faz com abóbora. Quanto à firmeza, elas ficaram sem esse artifício, mas receita é assim, se você quiser testar e vir nos contar, ficarei agradecida.

      Obrigada pelo seu comentário. Abraços!

      Excluir
  5. Gostei mais quanto temo q ele conserva bom tem durabilidad e

    ResponderExcluir
  6. Não entendi direito, no caso a validade da maçã CRISTALIZADA após totalmente pronto é de três dias?

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!