Ultimamente tenho notado que o Caldeirão tem trazido muitas receitas com maçãs. Não é das minhas frutas favoritas, mas talvez por ser outono aqui no Hemisfério Sul e o aroma dela associado à canela remetem a memórias afetivas tão gostosas da minha infância, tenho feito mais receitas com ela do que de costume.
"An apple a day keeps the doctor away" - livremente traduzindo "uma maçã por dia nos mantém afastados dos médicos"- é uma ditado atribuído às propriedades medicinais das maçãs. Comprovadamente fato ou não, afinal, frutas de uma maneira geral só fazem bem, vamos usar e abusar dessa fruta tão versátil.
Essa receita trouxe mais uma vez do excelente livro "Cozinhando para Amigos" da Heloisa Bacellar". Aproveitei a calda que sobrou e fiz um experimento com laranjas, afinal, cozinha é para isso mesmo, testar sem medo de errar. Honestamente, por dar um azedinho maior e um finalzinho bem sutil do amargor da casca, preferi a laranja. Depois fiquei pensando se essa minha avaliação não é porque essa sim é uma das minhas frutas favoritas.
Uma receita fácil, porém leva 3 dias para ficar pronta. Acompanha um cafezinho, chá e dá até para presentear se embalar numa caixinha bem bonita. Vamos lá?
Fatias de maçã cristalizadas com canela
Ingredientes
3 maçãs médias e ácidas
2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de água
2 paus de canela
açúcar e canela em pó o quanto necessário para passar as fatias
Preparo
Descasque e corte as maçãs em 4 partes. Retire as sementes e torne a cortar cada parte em 3 fatias. Coloque-as em um recipiente com água para não escurecerem.
Em uma panela de fundo grosso dissolva o açúcar na água. Leve ao fogo médio e ao ferver junte os paus de canela e conte 5 minutos. Escorra a água das maçãs e coloque essas fatias na calda para cozinhar até ficarem transparentes.
Nota: depois de uns 20 minutos cozinhando apague o fogo e veja se estão transparentes. É que enquanto o fogo está aceso não dá para notar com nitidez.
Forre uma fôrma retangular grande com papel manteiga. Escorra bem a calda das fatias e disponha cada uma delas pela fôrma, deixando um espaço entre elas. Cubra com um pano limpo e seco e deixe em lugar quente por 24 horas (pode ser dentro do forno).
Depois desse tempo passe as fatias por uma mistura de açúcar e canela. Troque o papel manteiga da fôrma e coloque as fatias separadas mais uma vez. Cubra e aguarde por mais 24 horas. Passe novamente por açúcar e canela e guarde em pote tampado por até 3 dias.
Obs.: o processo com a laranja é o mesmo. Corte fatias finas e cuide para que nenhum caroço vá junto para o cozimento (senão amarga). Se quiser fazer mais quantidade é só aproveitar a mesma calda.
Têm um aspeto maravilhoso!
ResponderExcluirBjs
Uma sugestão diferente!
ResponderExcluirQue bom aspecto!
Linda receita Sandra, bjs...
ResponderExcluirAmei essa receitinha ! vou fazer com os 2 tipos, a maçã e a laranja ! brigadão ! bjs
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsta maçã não poderia ficar de molho no cal para dar uma firmeza?
ResponderExcluirOlá Jane, tudo bom?
ExcluirBem, na receita a qual me baseei não prevê esse banho na cal, como se faz com abóbora. Quanto à firmeza, elas ficaram sem esse artifício, mas receita é assim, se você quiser testar e vir nos contar, ficarei agradecida.
Obrigada pelo seu comentário. Abraços!
Gostei mais quanto temo q ele conserva bom tem durabilidad e
ResponderExcluirNão entendi direito, no caso a validade da maçã CRISTALIZADA após totalmente pronto é de três dias?
ResponderExcluir