09 abril 2013

Pãezinhos de minuto

Pãezinhos de minuto

Você meu amigo leitor(a) assim como eu algumas vezes cria toda uma estória na sua própria cabeça para justificar para você mesmo algo que queira ou não fazer? São desculpas, boicotes, justificativas, compensações e por aí vai, não é? Olha só essa última minha. 

Se me perguntarem qual meu tipo de refeição favorita vou dizer "café da manhã". Acordo cedo no dia a dia, mas ainda acordo um pouco mais cedo para tomar meu café sossegada, tranquila. Só que isso em geral é por volta das 6 horas da manhã, então não dá para me alongar muito, pois os deveres e horários do dia me chamam.

Então domingo é meu dia preferido e eleito para fazer do meu café da manhã uma refeição mais ritualística, por assim dizer. Sábado não, domingo! Acordo e sempre invento alguma coisa especial, seja panquecas, bolinho, ou a receita tão fácil e gostosa, sem contar reconfortante, que trago hoje: os amados pãezinhos de minuto.

A desculpa O pretexto para me dar o prazer da companhia dessas pequenas delícias que lembram a infância na minha primeira refeição do dia foi que não havia pão em casa. Francamente, vou contar só para vocês. Tem um lugar ótimo que tem tudo - inclusive uma padaria com todos os tipos de pães - a 2 (sim, dois) quarteirões da minha casa. O que daria menos trabalho na cabeça da Sandra? Fazer os pães de minuto, lógico!

Não me arrependi "nem por um minuto", pois realmente só levam alguns minutos mesmo para fazer esses pãezinhos. Ah, a receita trouxe do meu "oráculo" da vez, o maravilhoso livro "Cozinhando para Amigos" da Heloísa Bacellar.

Pãezinhos de minuto

Pãezinhos de minuto
(renderam 9 unidades)

Ingredientes
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo - usei 1 de farinha de trigo e 1/2 de semolina
1 colher (café) de sal
1 colher (sobremesa) de fermento químico - para bolos
60 g de manteiga gelada cortada em cubos pequenos
1/2 xícara (chá) de leite gelado

para decorar (opcional):
sementes de papoula, flocos de aveia, gema de ovo para pincelar, etc


Pãezinhos de minuto

Preparo
Preaqueça o forno a 220 graus. Unte uma assadeira média com manteiga.

Em uma tigela coloque a farinha, o sal, o fermento e os cubinhos de manteiga. Trabalhe com a ponta dos dedos até incorporar os ingredientes e transformá-los numa espécie de farofa. Adicione o leite e mexa somente até combinar a massa (não mexa demais para não deixar os pãezinhos pesados).

Com as mãos faça a modelagem desses pães, de mais ou menos 5 cm de diâmetro com 2 cm de altura. Coloque-os na assadeira deixando um espaço entre eles. Decore a superfície de cada um deles como preferir, ou pincelando gema de ovo, ou salpicando algum tipo de semente (aveia, chia, linhaça, gergelim, papoula). Leve para assar até crescerem e ficarem levemente dourados (mais ou menos 15 minutos).

Retire do forno, aguarde uns 5 minutos e delicie-se! Vão bem tanto com acompanhamentos salgados (manteiga, queijos, requeijões) como doces (mel, geleias, creme de chocolate).


8 comentários :

  1. Para mim tem gosto de infância

    ResponderExcluir
  2. Além de lindos devem ser uma delicia.
    Gostei muito,
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que lindos páezinhos San, minha mãe fazia muito pães de minuto nas tardes em que se reunia a familia na mesa com um farto café ou chá da tarde. Belas recordações e belos pãezinhos. Gostei demais. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Adorei estes pãezinhos, que delicia com uma compota :)

    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    ResponderExcluir
  5. Esta receita tem um valor afetivo muito grande pra mim, eu era criança, minha mãe fazia para nós, só que ela não se lembra mais da receita, eu encontrei aqui; uma maravilha. O seu blog é muito bem feito talvez o melhor, tudo muito bem distribuido e explicado Parabens e Muito Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  6. Esta receita tem um valor sentimental muito grande pra mim, quando eu era criança minha mãe fazia pra mim, só que ela não lembrava mais da receita, eis que encontrei aqui. O seu blog é muito bem feito, tudo bem distribuido e muito bem explicado. Parabens e Muito Obrigado!!!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!