A vantagem de se ter um blog de culinária é que estamos sempre em busca de sugestões novas e diferentes. Tem sido assim desde que criei o Caldeirão.
Tentar não repetir as receitas tem sido uma premissa, mas às vezes dá uma vontade de fazer aquela velha sobremesa, aquele docinho que era um hit e que comumente abro mão em nome de trazer algo novo para compartilhar com vocês queridos(as) leitores(as).
Já comentei que não cozinho para "o blog". O que vem para o Caldeirão é o que sai do meu fogão. Sobremesa mais caprichada? Pode contar que é um luxo dos finais de semana. O que trago mesmo é um pouco do nosso dia a dia na cozinha e na mesa.
Mas voltando, esse fim de semana fiquei pensando, consultando livros, anotações e nada me parecia mais apetitoso a fazer do que o meu bom e velho arroz doce.
Já contei AQUI como surgiu a ideia de prepará-lo desse modo e ter realmente um doce mais elaborado, se assim me permitirem dizer. O diferencial é a cremosidade e a preservação do grão do arroz que fica sempre inteiro.
Faça também e comprove.
Arroz doce bem cremoso
Ingredientes
1 e 1/2 xícara (chá) de arroz próprio para risoto (arbório ou carnaroli)
1 e 1/2 litro de leite (aproximadamente)
3/4 xícara (chá) de açúcar - usei o demerara
1 pau de canela
1 lata de leite condensado
canela em pó para polvilhar
Aqueça o leite. Em outra panela grande coloque o arroz, o açúcar e o pau de canela. Ligue o fogo médio e deixe por uns instantes mexendo com uma colher de pau para aquecer os grãos. Agora, como se fosse o preparo do risoto comum, vá acrescentando concha por concha do leite quente, sempre mexendo para soltar o amido do arroz e não grudar na panela. Quando o arroz ficar macio, coloque um pouco mais de leite, apague o fogo e tampe a panela.
Aguarde uns minutos e verifique se necessita mais leite, pois é normal secar um pouco ao esfriar. Se necessário, acrescente mais um pouco e ligue o fogo só para aquecer. Desligue e agora coloque todo o conteúdo da lata de leite condensado e não ligue mais o fogo.
Deixe esfriar e leve à geladeira antes de servir. Se preferir pode esquentar porque também fica ótimo quentinho. Polvilhe canela em pó.
Nota: Quando vai à geladeira o arroz doce fica um pouco menos cremoso. É só acrescentar um pouquinho de leite e mexer que volta ao normal.
Gostaram? Bom apetite!
Hmmm, este arroz doce deve estar tudo de bom, só pelo aspecto já babo :)
ResponderExcluirBelíssima receita. Beijãooo
Hmmm...que delicia.
ResponderExcluirBjs
Parece delicioso!
ResponderExcluirOlá... esse arroz doce deve ser bem cremosos mesmo! está dando água na boca...
ResponderExcluirFoi minha primeira vez aqui no seu blog e adorei!
quando puder adoraria sua visita tb! http://eventos-inventos.blogspot.com.br/
beijinhos
Minha vida melhorou muito quando descobri como fazer o arroz doce com o arbório. Fica realmente incrível e este seu está estupendo. Mas existe um adendo importante que só descobri quando me mudei para MG: o arroz doce precisa necessariamente de leite de vaca, gordo, natural, para ficar bom. Leite de caixinha não dá muito conta do recado.
ResponderExcluirO povo da minha cidade queima o açúcar para deixar o doce marronzinho. Eu prefiro assim, clarinho, como o seu :)
Melhor Arroz Doce da minha vida! Gratidão querida Sandra! Feliz Páscoa!!!🙏❤️😘
ResponderExcluir