15 fevereiro 2013

Monkey Bread


Monkey Bread

Estava eu começando a pensar no texto para essa postagem e me veio isso à cabeça. Não sou das pessoas mais corajosas do mundo, mas adoro altura. Adoro fazer Arvorismo, aquele circuito que passa por bases nas copas das árvores para testar equilíbrio, concentração, auto controle e por aí vai. 

Um dia falei dessa atividade tão entusiasmadamente para uma amiga - lembro-me de usar algo como "é uma delícia, você vai adorar" - que ela resolveu fazer. Quer saber? Morreu de medo e me contou posteriormente que não entendeu o porquê de ser "uma delícia". Contei isso para dizer o que todos sabemos, cada um é mesmo diferente do outro. 

Adoro fazer pães, acho terapêutico sovar a massa, brincar com ela, ver o resultado do trabalho saindo do forno. Algumas pessoas acham trabalhoso o que acho prazeroso. 

Nesse raciocínio vou dizer que esse é pão bem fácil de fazer. Alguns não concordariam. Mas se houvesse uma "escala da atividade terapêutica dos pães" esse na minha opinião estaria num dos graus mais avançados, pois além de descarregar suas energias na massa, depois tem o teste de fazer 64 bolinhas e passar cada uma delas por uma cobertura. Para os metódicos  apaixonados como eu, foi "uma delícia".

A autora do blog do qual trouxe a receita comentou que o trabalho valia a pena quando o cheiro da canela e açúcar começassem a se espalhar pela cozinha. Eu já achei que o trabalho foi pouco, porém um tanto demorado em função de aguardar a massa crescer.

Na verdade, o que me causava receio mesmo era se esse ia ficar doce demais. Tanto que usei limão no lugar do leite na cobertura glaceada. Nem seria preciso, garanto que o doce está na medida certa.

Ah, e por que o nome Monkey Bread? Bem, desculpem-me mas para isso fiquei sem paciência de pesquisar...rsrs



Monkey Bread


Monkey Bread
(fôrma de furo central com 32 cm de diâmetro)

receita adaptada DAQUI

Ingredientes
>massa
1 xícara (chá) de leite morno (confortável ao toque)
1/4 xícara (chá) de açúcar granulado- usei orgânico demerara
1 pacote (10 g) de fermento seco para pães
30 g de manteiga derretida
3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo - aproximadamente
2 colheres (chá) de sal
>cobertura de açúcar
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 colheres (chá) de canela em pó
60 g de manteiga derretida 
obs.: essas quantidades podem variar. Comece com essas indicadas e se precisar adicione mais um pouco
>cobertura glaceada
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de leite - usei suco de limão


Monkey Bread


Preparo
>massa
Dissolva o fermento e o açúcar no leite. Aguarde uns 5 minutos. Adicione a manteiga. Em uma vasilha grande, coloque a farinha e o sal. Vá despejando a mistura líquida aos poucos até formar uma mistura homogênea. Bata a massa ainda dentro da vasilha como se sua mão fosse uma pá. 
Enfarinhe a bancada, unte a palma das mãos com azeite, despeje a massa e trabalhe sovando-a de 10 a 15 minutos. Se precisar adicione mais farinha AOS POUCOS. Se sentir a massa grudar, unte as mãos toda vez que precisar. Veja as fotos:

Monkey Bread


1) e 2) faça uma bola com a massa e coloque-a em uma vasilha limpa untada com azeite. Cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de volume
3) com o auxílio de um rolo, abra a massa formando um quadrado de aproximadamente 25 x 25 cm
4) divida cada lado do quadrado em 8 partes iguais. Vão resultar 64 pedaços
5) e 6) faça bolinhas com cada um desses quadrados

>cobertura de açúcar
Veja o passo a passo:
7) coloque a manteiga derretida em uma vasilha pequena
8) misture o açúcar com a canela em outra vasilha
9) unte GENEROSAMENTE a forma de furo central. Use aproximadamente uns 20 gramas de manteiga


Monkey Bread


Para cada bolinha faça esse processo:
10) usando um garfo, passe pela manteiga
11) e depois pelo açúcar com a canela
12) vá colocando as bolinhas na fôrma, preenchendo todos os espaços
13) ao terminar, cubra com um pano e deixe crescer em local quente e sem ventilação por mais 1 hora ou até dobrar de volume

Pré aqueça o forno a 200 graus. Leve o pão para assar até sentir que formou uma superfície firme ao toque e que a calda de açúcar está borbulhando nas laterais da forma. Esse processo acontece entre 35 a 40 minutos. Desligue o forno e deixe o pão dentro dele por mais uns 10 minutos.

Aguarde esfriar um pouco para desenformar

Monkey Bread


>cobertura glaceada
Misture o açúcar com o leite até virar uma pasta (se precisar, acrescente um pouco mais de um ou outro ingrediente). 
Despeje sobre o pão, deixando escorrer pelas bordas.

A maneira mais gostosa de comer esse pão é aos bocados, pegando bolinha por bolinha.
Espero que tenham gostado. Bom apetite!





7 comentários :

  1. Oi Sandra!

    Ainda bem que somos únicos e com gostos distintos, assim podemos aprender uns com os outros. E eu vim aprender e conferir o que seria esse "bread". Super diferente! A aparência já é linda, imagino o sabor!
    Xereta que sou, fui fuçar o porquê do nome, que é bem peculiar. Uns dizem que leva esse nome por podermos comê-lo com as mãos, como os primatas. Outros dizem que a aparência se assemelha à uma árvore chamada "monkey puzzle tree", a nossa araucária. Vai saber qual é a razão, né? Mas, isso é o menos importante. O que vale é a receita dessa maravilha.
    Obrigada por compartilhar mais uma receita que é nova para mim!

    Bjus...

    PS: e eu sempre "falando" mto! E eu consigo ficar quieta? rsrs... Desculpe!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cintya querida, falar muito é uma delícia que precisamos fazer mais vezes "ao vivo e à cores".
    Realmente eu havia lido essas explicações. Para falar a verdade acho que a primeira é mais válida, porque eu desandei a comer logo que fiz a foto e só parei porque vi o "estrago" que havia feito (havia comído váááárias bolinhas...rsrs).
    Na sua MFP fica ainda mais fácil.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Olha eu aqui também procurando saber o que seria esse "bread", agora que já sei vou ficar aqui no meu cantinho, tristinha por não poder comer sequer uma bolinha!!!

    Lindão e delicioso com certeza!!!

    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra, adorei o jeito de cortar para modelar, e sendo passado nessa mistura de manteiga e depois no açúcar com canela deve ficar muito macio e saboroso.
    Arrasou e me deixou babando.Beijos querida, tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra que aspecto saboroso esse seu monkey bread essa é uma receita que eu desconhecia mas que já me deu vontade de fazer.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa Sandra, a aparência do bolo é linda...bjinhos

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!