14 fevereiro 2013

Doce (de)leite

Doce de leite caseiroAhhhhhh, o amor! 

Acho que é o Valentine's Day que está me inspirando hoje para falar de umas das minhas paixões, o doce de leite, um doce deleite!

Simples, tradicional, doce típico das fazendas, acompanhado de um bom pedaço de queijo Minas, puro, em pasta, em cubos, ele é um dos que seguramente escolho entre qualquer que seja outra opção oferecida.

Folheando o livro "Compotas & Chutneys" da Editora Larousse, fiquei com vontade de testar essa receita, pois com somente dois ingredientes básicos já sai um doce delicioso.

Não tem segredo, aliás, as melhores coisas da vida são assim mesmo, simples!


Doce de leite caseiro


Doce de leite caseiro
(rendimento: aproximadamente 500 gramas)

Ingredientes
1 litro de leite tipo A pasteurizado (não serve o de caixinha)
500 g de açúcar 
2 colheres (chá) de essência de baunilha (ou 1 fava cortada ao meio no sentido do comprimento e raspadas as sementes)



Doce de leite caseiro

Preparo
Leve o leite com o açúcar e a baunilha em uma panela de fundo grosso no fogo alto . Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar lentamente, mexendo com uma colher de pau em intervalos regulares (de 10 em 10 minutos). 

Ao começar a adquirir uma coloração mais amarelada e a consistência começar a ficar mais espessa, redobre a atenção, não deixando de mexer para não grudar parte do doce no fundo ou laterais da panela.

O ponto certo do doce é quando ao colocar um pouco desse nas costas da colher essa gota pare de escorrer. Outra dica é raspar a colher e dar para ver o fundo da panela.

Desligue o fogo e coloque o doce em potes de vidro já previamente lavados e esterilizados.

Nota: esse doce tem cor clara e consistência pastosa, porém açucara com facilidade. Se passar do ponto do doce pastoso, unte um tabuleiro com manteiga, despeje o doce, alise a superfície e corte-o em pedaços. Espere secar para consumir.


8 comentários :

  1. Oi Sandra! Mesmo quietinha aqui do outro lado, devo dizer que tenho acompanhado suas receitinhas nestas últimas semanas e elas têm sido absolutamente deliciosas. É bom quando a gente passa por um período super produtivo, não é? E nós é que estamos aproveitando. Adorei o especial de bananas!
    Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  2. Que cor linda :)

    Um feliz dia dos namorados :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. E tem coisa melhor que esse doce feito em casa...não né!
    O tempo que leva para ficar pronto compensa com todo o sabor que se adquiri.
    Faço minhas as palavras da amiga Fabiola...tenho me esbaldado com suas receitas, fico feliz quando confiro meu email e tem atualização.
    Bjuss querida!!!

    ResponderExcluir
  4. Sandra adoro doce de leite, minha mãe fazia doces de leite maravilhosos... ela colocava pouco açúcar , levava horas cozinhando em fogo baixo, quem passasse perto do fogão era obrigado a mexer. Este teu post me remeteu ao amor de mãe. Bom restante de semana querida.

    ResponderExcluir
  5. Ficou com uma cor fantástica, que guloso deve ser!

    ResponderExcluir
  6. Ficou com uma cor tão linda e deve ser tão bom...
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Sandra, parece muito saboroso.Quem resiste à esta doçura não é mesmo.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  8. aaaai que saudade dazamigaaaaa! Sempre que posso to entrando no cantinho de vcs, mesmo que não dê tempo de comentar... e agora ao entrar no seu caldeirão, não puuuuude deixar de deixar um AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH EU QUEROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO pra esse doce de leite!!! amo amo amo e esse seu tá com uma cara maaaaravilhosa, daqueles de mãe mesmo! Pootz, me matou agora! kkkkkkkkkkkk
    Quero voltar logo à ativa, mas enquanto não o faço, vou babando aos pouquinhos por aqui e ali... beijos, Sandroca, saudadess! :)

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!