04 fevereiro 2013

Chocolate pancakes

Chocolate pancakes


Café da manhã com panqueca é muito mais que café da manhã, já é festa logo cedo. Aproveito os finais de semana para caprichar e atender pedidos da minha filhota que ama panquecas de todo jeito, tanto que o Caldeirão tem algumas sugestões - todas super gostosas - que você pode consultar no Índice das Receitas.

Bem, o título da postagem de hoje é em inglês pois esse tipo de panqueca é aquela americana, bem fofinha e mais alta, diferente dos crepes franceses. Tanto que a receita base dessa veio do "oráculo" Martha Stewart, a qual já tinha postado > AQUI <, mas resolvi dar uma adaptada e adicionar chocolate e estrear o pacotão que ganhei de presente (com vários outros) da minha amiga secreta dos Foodbloggers, a querida Cintya Maria do blog "Cozinhar é Preciso". Aliás, o blog dela está de cara nova, muito mais charmoso e para quem não conhece ainda (como não!?!?!) dá uma passadinha e vire fã como eu.

Vamos às pancakes?


Chocolate pancakes


Chocolate pancakes
(renderam 6 unidades de 12 cm de diâmetro)

Ingredientes
1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento químico - para bolos
2 colheres (sopa) de chocolate em pó peneirado - não use achocolatado
1/2 colher (café) de sal
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida
1 ovo grande


Chocolate pancakes

Chocolate pancakes

Preparo
Misture todos os ingredientes secos. Em outra vasilha bata o ovo levemente, adicione a baunilha, a manteiga e o leite. Misture com um batedor de arames (fouet) ou um garfo. Acrescente os ingredientes secos, mexendo somente o suficiente até combinar (não bata muito).

Aqueça uma frigideira anti aderente com um pouco de manteiga ou óleo. Coloque uma concha da massa no centro. Ela vai esparramar um pouco. Use uma espátula para conter as bordas, puxando para o centro como que fazendo um formato redondo e dando o tamanho pretendido. Abaixe o fogo para médio, cubra com uma tampa e deixe até a superfície de cima criar uma bolhas e a massa estiver seca. Vire cuidadosamente somente para dourar um pouco o outro lado. Retire da frigideira e deixe em um prato de preferência em lugar quente. Repita a operação até finalizar toda a massa crua.
Sirva a seguir com mel, xarope de maple, geleia ou mesmo somente polvilhada de açúcar.

Bom apetite!

Amigo Secreto Foodbloggers
E esses foram os meus outros presentes. Agradeço à Cintya de coração por tanto carinho!


4 comentários :

  1. Oi Sandra!!!

    Fui lendo "devagarinho" o seu post e, de repente, ops, vi o meu nome!... Fiquei tão feliz! Espero que vc aproveite muito mais a sua lembrancinha, viu? Ainda bem que vc não mencionou a parte "evil" do presente =S

    Adorei vc ter dito que a tia Martha é oráculo, hahaha.. só vc mesmo!

    Vou morrer com essa receita! Que tentação e que marrravilha!!! oh là là...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Que Maravilha de receita... Huuuuuummmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Sandra!! Que ótima idéia,eu com um pacote desse de chocolate em casa,e essas panquecas parecem deliciosas!!!Aliás q belezas de presentes a Cintya caprichou!!! bjinhos!!!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!