13 fevereiro 2013

Caponata (mais) light

Caponata light
Acabou o Carnaval - acabou, sério, Quarta- feira de Cinzas já é dia de "tirar o bloco da rua" - e então o ano no Brasil começa oficialmente a funcionar.

É tempo de colocar as resoluções e promessas de Ano Novo em prática (quais eram mesmo?) e focar nos objetivos: trabalhar melhor, fazer atividade física com regulariade, alimentar-se de maneira mais saudável, divertir-se mais, etc, etc.

Por alimentação saudável entenda-se não radicalizar, pois esse tipo de conduta, fazer as dietas da moda, conseguir alcançar a sua meta e depois voltar à estaca zero é o caminho mais rápido para perder a saúde. Saúde é equilíbrio, fora disso não é bom.



Para isso é preciso algumas vezes fazer umas adaptações nos pratos que gostamos, mas que no seu preparo habitual podem aumentar significativamente a quantidade de calorias que ingerimos.

Olha isso, Caponata, um típico antepasto italiano feito basicamente de berinjelas é uma delícia, mas levá-la crua ao forno regada generosamente de azeite não está nos 10 mandamentos de quem quer comer bem afinando a silhueta, não é verdade? Berinjela é quase uma esponja, absorve óleo ou azeite demais em alguns tipos de preparo.

Por isso hoje apresento essa versão que fica tão gostosa quanto e o azeite aparece no final. Não compromete o sabor e o resultado a gente percebe no espelho. Vamos lá?

Caponata light

Caponata light

Ingredientes
1 berinjela grande (com a casca) cortada em cubos médios
1 pimentão vermelho sem as sementes e cortado em pedaços médios
1 pimentão amarelo sem as sementes e cortado em pedaços médios
1 cebola roxa (ou branca) média cortada em pedaços bem pequenos
50 g de uva passa sem caroço (branca ou preta)
1 punhado de salsinha bem batida
sal
azeite extra virgem
vinagre branco

Preparo
Leve a berinjela e os pimentões para cozinhar em uma panela com água salgada. Quando a berinjela começar a escurecer, apague o fogo, despeje-os em um escorredor e deixe para drenar bem a água e esfriar.

Hidrate a uva passa em um pouco de água (mas não deixe amolecer demais), escorra e reserve. Quando a berinjela estiver mais fria, adicione a cebola, a uva passa e a salsinha. Tempere com o vinagre e o azeite. Corrija o sal se necessário.

Leve à geladeira em pote tampado para os temperos darem gosto e até esfriar totalmente. Na hora de servir regue com um pouco mais de azeite se sentir que está faltando.

Essa caponata pode ser servida como entrada, para acompanhar uma salada de folhas, sobre uma bruschetta ou como sua criatividade mandar.

Nota: Ela pode ser conservada bem em geladeira por no máximo 5 dias. Se na hora de servir o azeite estiver mais denso (parecendo uma pasta) basta deixar uns minutos em temperatura ambiente que ele volta ao normal.

Bom apetite!




3 comentários :

  1. Que beleza de Caponata, Sandra! Gosto muito deste antepasto! Sua receita está anotada para eu provar. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra, adoro este tipo de receita e sendo ais leve fica melhor ainda.Adorei sua receita.Beijos querida.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!