01 fevereiro 2013

Banoffe pie de copinho

Banoffe Pie de copinho

Fez um super sucesso em casa a Banoffe Pie já postada > AQUI < no Caldeirão. Para quem ainda não sabe, essa é uma torta cujo nome vem da junção de seus dois ingredientes principais, banana e toffe, ou milk caramel, conhecido por nós como doce de leite.

Pois bem, dia desses fomos a um evento e lá serviram uma sobremesa de banoffe pie desconstruída, no copinho.


Não foi a sobremesa que eu escolhi (confessadamente não gosto de banana), porém a Daniella Abolin, do "Cinebistrot" - e uma das minhas parceiras junto com a Cecília Padilha do "Yes we Cooking" na organização do Encontro Gourmet - provou, adorou e desde então sempre fala dela para mim.

Resolvi testar uma receita na total intuição, imaginando como teria sido feita e checar se ficava boa antes de convidá-la para provar. E não é que deu certo de primeira? Não sei se está igual à do restaurante, mas o "meu eleitorado" só reclamou de eu ter feito tão pouco. Gulosos!

Banoffe Pie de copinho


Banoffe Pie de copinho
(rendimento: 6 potes de 120 ml cada)


Ingredientes
>creme de banana
300 g de cream cheese
2 bananas maduras amassadas com o garfo
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de açúcar - ou a gosto
200 g de creme de leite fresco - 35% gordura
>creme de doce de leite
1 lata de leite condensado cozida (*)
3 colheres (sopa) de creme de leite (fresco ou pasteurizado)
>base
20 bolachas tipo maisena (digestivas) grosseiramente picadas à mão
>recheio
2 bananas maduras cortadas em rodelas
2 colheres (sopa) de suco de limão
>finalização
6 colheres (sopa) de iogurte grego tradicional

(*) faça esse cozimento previamente antes de começar a sobremesa dessa maneira: coloque a lata de leite condensado em pé (dependendo da marca sem o papel que envolve a embalagem e retirando a cola se houver) na panela de pressão com uns 3 dedos de água a mais na sua altura. Tampe bem, leve ao fogo e quando começar a fazer barulho (pegar pressão) conte 25 minutos. Ao final desse tempo, desligue o fogo e deixe a panela tampada até a pressão sair toda naturalmente. Quando isso acontecer, deixe a lata esfriar TOTALMENTE antes de abrir (pode levar à geladeira ou ao freezer para ajudar). Depois disso pode utilizar normalmente.


Banoffe Pie de copinho


Preparo
>creme de banana
Usando a batedeira elétrica bata o creme de leite até obter picos firmes, o ponto de chantilly. Reserve dentro da geladeira. Amasse as bananas com o garfo, coloque o açúcar e o suco de limão (para não escurecerem) e mexa até ficar uma pasta.
Ainda usando a batedeira bata em outra tigela o cream cheese com a pasta da banana. Acrescente o chantilly e deixe somente até a mistura ficar homogênea. Leve à geladeira.

>creme de doce de leite
Coloque o conteúdo da lata de leite condensado cozida (e já fria) em uma vasilha. Acrescente o creme de leite e mexa até ficar com consistência pastosa.

>recheio
Jogue o suco de limão sobre as rodelas de banana para essas não escurecerem.

MONTAGEM
Coloque uma camada de bolacha no fundo de cada copo ou taça (divida a quantidade igualmente). Faça a 1a. camada com metade do creme de bananas, a 2a. com metade das rodelas, a 3a. camada com metade do creme de doce de leite e repita mais uma camada de cada delas. Finalize com uma colher de iogurte grego por cima de cada taça. Leve à geladeira por no mínimo 30 minutos antes de servir.

Parece complicado mas não é. Recomendo!


5 comentários :

  1. Lindas e bem gulosas estas tacinhas!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Uma sobremesa bem fácil de se fazer e tão apetitosa!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra, nunca provei Banoffie pie, mas depois desta receita fiquei com vontade.Arrasou.Beijos querida, tenha um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Hummmm...adorei essa receita, deliciosa e com um visual lindissimo. Bjocas, um lindo final de semana

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!