13 novembro 2012

Cocada mole com maracujá

Cocada mole com maracujá


Tanto quanto conhecer e abraçar nossos amigos blogueiros no Encontro Gourmet havia uma expectativa e curiosidade em provar os quitutes que alguns fizeram e levaram para compartilhar na mesa que foi chamada "Encontro de Sabores". Alguém tem alguma dúvida do sucesso que foi? Eram tantas coisas gostosas, caprichadas, super bem apresentadas que foram o orgulho do nosso encontro.

Como uma das pessoas da organização desse evento não consegui desfrutar dessas delícias tanto quanto gostaria. Por isso alguns desses quitutes, os que estavam embalados, separei um de cada tipo para provar no dia seguinte. Um desses foi uma cestinha com uma fitinha do Senhor do Bonfim com as delícias feitas pela nossa querida Queila, vinda de Salvador. Sabe o que tinha e que me deixou enlouquecida? Uma cocada mole de maracujá. Maravilhosa!


Fiquei com esse doce na cabeça e resolvi fazer em casa. Fui ao "Gourmet e Gourmand", blog da Queila para ver se encontrava a receita. Não tinha, mas resolvi fazer assim mesmo, seguindo minha intuição de formiga doceira.

Olha, vou falar com toda a sinceridade do mundo, coco e maracujá fazem uma combinação divina. A cor fica desse tom que vocês estão vendo nas fotos, de um dourado lindo, não tem truque não. Meu único erro nessa receita foi a quantidade que preparei. Como não sabia se ia acertar fiz muito pouco. Minha filhota gostou tanto que me perguntou no final "mas mãe, por que você fez tão pouco?"

Prove essa cocada às colheradas, para rechear um bolo, para acompanhar um sorvete também cítrico, enfim, use sua imaginação mas não deixe de experimentar. É uma delícia, palavra de Bruxa!


Cocada mole com maracujá
Cocada mole com maracujá
(renderam 6 potinhos pequenos)

Ingredientes
150 g de coco ralado - usei fresco
150 g de açúcar
1 maracujá azedo grande

Cocada mole com maracujá





Cocada mole com maracujá





Preparo
Coloque a polpa do maracujá no liquidificador e bata somente para soltar das sementes (não adicione água). Passe por uma peneira.
Leve o coco, o açúcar e esse caldo concentrado de maracujá ao fogo alto em uma panela de fundo grosso. Quando ferver abaixe o fogo e mantenha-o de médio para baixo, mexendo eventualmente com uma colher de pau para não queimar. O doce estará pronto quando a calda ficar mais encorpada (aproximadamente de 10 a 15 minutos).
Retire do fogo e espere esfriar para servir.

Se gostar pode decorar com umas sementes de maracujá.

Nota: talvez usando o coco ralado seco o tempo de preparo seja diferente.


10 comentários :

  1. Com esses dois ingredientes maravilhosos tem que estar uma delicia.
    Adorei o aspecto.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Sandra eu também gostei demais dessa cocada e estava pensando em pedir a receita para a Queila, ou fazer como você fez ir pelo rumo.
    Ficou com uma cara ótima sua cocada. Delícia!

    ResponderExcluir
  3. Hummmmmmmmmmmm deve ficar muito gostosa, deu água na boca!
    Adoro maracujá!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  4. Sensacional!!!
    Técnica simples numa harmonização perfeita.
    Parabéns às duas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A sua descrição me deixou louca de vontade de comer essa cocadinha! Que delícia, e que cor linda, Sandra!!!
    Não comi no EG... nem cheguei a ver a cor :(
    Amo os dois ingredientes principais, assim não restam dúvidas do sabor! kkk
    bjoss

    www.brisandonacozinha.com

    ResponderExcluir
  6. Sandra, eu também babei nesta cocadinha da Queila, aliás amo de paixão cocada de maracujá. A sua ficou tão linda! Dá até dó de comer. Tudo bem, dó passa rápido... manda um copinho!
    Beijos
    Fabiola

    ResponderExcluir
  7. Sandra, estou limpando a baba do queixo.Amo cocada de maracuja e nesta época em que os maracujás estão bem amarelinhos essa tonalidade e perfume das frutas faz toda a diferença na receita.A cor da sua receita deixa com mais vontade ainda.Arrasou minha amiga.Parabéns.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  8. Que linda cor e que delicia, as fotos comprovam. Adorei San.Bjocas

    ResponderExcluir
  9. Que aspecto tão bom, adorei a cor!

    ResponderExcluir
  10. Deixa eu respirar fundo..........................
    hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm delícia demais, ops... molhei o teclado...

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!