16 novembro 2012

Antepasto de berinjela, cebola e tomate confit

Antepasto de berinjela, cebola e tomate confit


Alguns vegetais estão no topo da lista dos preferidos de algumas cozinhas devido a vários fatores: versatilidade, sabor, facilidade de ser encontrado, preço e por aí vai.

Talvez por esse motivo a berinjela esteja sempre presente no meu cardápio. Qualquer dia desses farei um especial com as receitas com ela como ingrediente principal que já estão aqui no Caldeirão para mostrar algumas utilizações das suas possibilidades deliciosas.


Por hoje trago esse antepasto com uma técnica já "manjada", a de salgar a berinjela para curtir e cozinhar sem fogo. Só que fui me empolgando e fui adicionando alguns complementos e que resultaram nessa receita que recomendo pela simplicidade mas que sem dúvida irá surpreender bastante.

Aproveite o feriado e faça para receber amigos, ou se já estiver viajando para acompanhar os aperitivos e empurrar a refeição para o tal "almojantar", enfim, qualquer que seja o modo de apresentação ou acompanhamento tenho certeza que fará sucesso.



Antepasto de berinjela, cebola e tomate confit

Antepasto de berinjela, cebola e tomate confit

Ingredientes
2 berinjelas grandes
1 cebola branca grande
1 xícara (chá) de tomate uva
6 dentes de alho
1 folha de louro (opcional)
1 ramo de tomilho fresco (opcional)
azeite extra virgem
sal
1 punhado de salsinha bem picada


Antepasto de berinjela, cebola e tomate confit
Preparo
Corte as berinjelas em fatias bem finas (menos de meio centímetro). Depois de cortadas as rodelas, faça montinhos com elas e corte em tirinhas também bem fininhas. Coloque essa fatias em um escorredor, pegue um punhado (a mão quase cheia) de sal, jogue e "massageie" a berinjela. Aguarde alguns minutos, esprema bem, leve para lavar em água corrente. Aperte e retire o máximo de água de conseguir. Aqueça uma panela anti aderente (sem gordura nenhuma) e coloque as tirinhas da berinjela para secar ainda mais. Mexa para não grudar. Quando perceber que vão grudar no fundo, apague o fogo e reserve.

Pique a cebola em tiras finas. Coloque-as em água o suficiente para cobri-las e leve ao fogo. Quando ferver, conte 30 segundos e apague o fogo. Escorra e imediatamente jogue-as em água gelada (pode até colocar cubos de gelo). Escorra bem e junte às tirinhas de berinjela já frias.

Em uma panela pequena coloque os dentes de alho picados em pedaços grandes e uma grande quantidade de azeite (aproximadamente uns 60 ml). Leve ao fogo até o alho dar uma leve fritada (não deixe queimar). Acrescente os tomates com o tomilho e o louro. Quando os tomates começarem a abrir a pele, apague o fogo.

Misture esses tomates confitados com a berinjela e a cebola. Junte a salsinha picada. Prove para corrijir o sal, se necessário. Caso necessite, adicione um pouco mais de azeite. Misture bem e leve à geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir. Pode ser guardado em potes de vidro esterilizados como uma conserva.


Antepasto de berinjela, cebola e tomate confit


Na sugestão da foto servi com barquetes para aperitivos. Pode acompanhar torradas, pães, saladas ou outros.

Bom apetite e bom feriadão!

11 comentários :

  1. San que belo petisco, ainda mais sendo antepasto de berinjela. É uma entrada deliciosa e super chique. Adorei. Bjocas. Bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Sandra achei essa sugestão uma delicia,tem tudo para me agradar.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Amei isso tudo, Sandra! Nem preciso dizer que aquela barquinha ficou o máximo!

    ResponderExcluir
  4. Sandrinha estou aqui literalmente babando com esta antepasto, minha boca esta cheia d´água e eu provaria agora mesmo.
    Sandrinha estou em falta com as visitas as cozinhas dasamigas por motivos profissionais, aos poucos vou regularizando.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Ficou lindo e bem colorido, adorei.
    Jinhos e Bom final de Semana

    ResponderExcluir
  6. Ficou com um aspecto maravilhoso!
    beijinhos e bom fim de semana,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. oi Sandra vim conhecer o seu cantinho e já estou ficando adorei o seu cantinho bjs Rosinha
    venha conhecer o meu cantinho também

    ResponderExcluir
  8. Oi Sandra, eu adoro antepasto de berinjela.Sua receita ficou maravilhosa.
    Fiquei com água na boca.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia....

    Passei para conhecer melhor o teu cantinho e gostei tanto, tanto....

    Já sou tua seguidora...e vou passar sempre que hajam novidades por aqui...se quiseres ser minha seguidora também, ficarei muito feliz e será uma maneira de nos mantermos sempre actualizadas!! :D

    Espero que tenhas muito sucesso..

    Tudo de bom e até breve....

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua ideia, sou louca por beringela, principalmente colocada junto ao alho, pimentão e cebolas, vou aguardar com ansiedade se "apanhado" de receitas com beringela, sou apaixonada pelas suas receitas, não posso resistir!

    ResponderExcluir
  11. Oiee
    Estou doida pra testar... Estou pensando em usar cestinhas de massa de pastel ou barquetes, mas estou com receio da umidade amolecer a massa. Algum pode tirar a minha dúvida? Obrigado

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!