10 setembro 2012

Tarte Tatin com ameixas frescas

Do erro nasce o acerto. Maior exemplo é essa torta que uma das irmãs Tatin, totalmente descuidada e atarefada, na hora da montagem de uma tradicional torta de maçãs simplesmente colocou a massa por cima do recheio. E quando já era tarde, na hora de desenformar, voilá, nascia uma das tortas mais comentadas, charmosas e deliciosas da culinária francesa.

No Caldeirão ela já apareceu >> AQUI<< com um complemento de carambolas, pois o formato e o azedinho dessa fruta casou muito bem com as maçãs carameladas.

Aí, outro dia recebi um casal de amigos em casa, a Dani e o Vlad do Cinebistrot. Lá fui eu fazer uma tarte tatin, mas dessa vez resolvi colocar umas ameixas frescas. Gostei até mais do que a versão com carambolas e então resolvi repeti-la para a sobremesa de um almoço em família na casa de minha cunhada Ana, que também é uma tartetatinlover.

Enfim, aqui vai novamente essa receita e recomendo que façam com essa combinação das ameixas. É bem provável que essa torta ainda apareça muitas vezes por aqui, quem sabe?








Tarte Tatin com ameixas frescas
(fôrma 25 cm de diâmetro)



Ingredientes
>massa
200g de farinha de trigo
100g de manteiga gelada em cubos
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (café) de canela em pó
1 colher (café) de noz moscada ralada na hora
3 a 5 colheres (sopa) de água gelada
>recheio
10 maçãs grandes tipo Fuji ou Gala
suco de 1limão galego
1 ameixa fresca sem o caroço porém com a casca e cortada em fatias
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
50g de manteiga sem sal amolecida



Preparo
>massa
Em um recipiente grande coloque a farinha, o açúcar, a canela em pó, a noz moscada e a manteiga. Incorpore esses ingredientes com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Acrescente a água, colher por colher (para não errar o ponto) e trabalhe até obter uma massa lisa. Faça uma bola com ela, embrulhe-a em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Abra a massa sobre a bancada enfarinhada com um rolo ma medida um pouco maior do que a largura da base da fôrma.

>recheio
Descasque as maçãs, retire os caroços e corte-as em 4 partes no sentido do comprimento. Regue imediatamente com o suco do limão para não escurecerem. Em uma panela bem grande e de fundo grosso, leve o açúcar ao fogo médio até caramelizar e ficar com uma cor dourada. Acrescente a manteiga, mexa e adicione as maçãs. Deixe cozinhar até amolecerem porém sem desmancharem. Se a calda formada estiver muito rala e as maçãs já estiverem no ponto, remova-as para um refratário e deixe a calda encorpar um pouco mais, até o ponto de fio.

Preaqueça o forno a 180 graus.
Despeje metade da calda na base da fôrma, disponha as fatias da ameixa crua aleatoriamente e em seguida complete com as maçãs, comprimindo-as para não sobrarem espaços vazios. Regue com o restante da calda e coloque a massa por cima. Use uma colher para empurar as sobras da bordas da massa para baixo. Leve ao forno até a massa ficar assada e começar a dourar. Aguarde esfriar quase que totalmente para desenformar, colocando um prato sobre a fôrma e virando de vez.


8 comentários :

  1. Que maravilha de aspecto!
    Gosto imenso deste tipo de sugestão com fruta, fica uma tarte bem enriquecida e tão bonita!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia querida!
    uma receita simplesmente maravilhosa, uma sugestão perfeita
    para iniciarmos a semana, boa demais!

    Tenha uma semana repleta de bençãos!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ficou linda demais a torta Sandra, e tenho certeza que a ameixa brilhou nesse palco!

    ResponderExcluir
  4. Amiga,
    Que tarte mais bonita, vc tá arrebentando na cozinha né!!!rs
    Boa semana pra vc!
    Bjooo

    ResponderExcluir
  5. FICOU BEM LINDA, MAÇA E AMEIXA GOSTEI DA COMBINAÇÃO E O SABOR TENHO A CERTEZA QUE IA ADORAR.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  6. Minha bela amiga, está espetacular essa tarte. Amei a combinação. E além de tudo é pratica de fazer!
    Essa Bruxinha linda é genial!
    Menina compre umas ameixas lindas,porém azedas até o caroço!!!RSRs
    Bjkinhas. RE

    ResponderExcluir
  7. Ah essas suas tartes tatins me enloqueçem San, já fiz uma agora vou ter que fazer essa,. Que sacrificio kkkkk. Amei e vou levar a receita, quaquer hora está pipocando no meu cantinho. Beijinhos miga ótima semana

    ResponderExcluir
  8. Amei vou pegar a receita , ficou maravilhosa, gostaria de comer agora. sucesso sempre.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!