06 setembro 2012

Sopa cremosa de milho com especiarias

Existem certos alimentos que casam bem tanto em receitas doces como salgadas. Alguns exemplos? Leite de coco, coalhada fresca, ricota. E no "Reino Vegetal", que eu me lembre assim rapidamente: abóbora, tomate, beterraba, abacate e esse que vos falarei com louvor hoje, o milho verde.

Não foi nada intencional quando comprei 3 singelas espigas de milho no hortifruti. Não tinha uma receita em mente. Pensei em prepará-las sem muito glamour, só cozidas com sal e para comer quente com uma manteiga escorrendo. Pois quando a temperatura desse nosso inverno quente e seco baixou nos apeteceu uma sopa quentinha.

Hoje é essa a receita, a número 1 da lista. Só que dessas mesmas três espigas, do que não utilizei para a sopa sobrou a base para outra receita, a doce, que postarei amanhã. Além das duas terem ficado gostosas, foi um exercício de aproveitamento bem bacana para evitar o desperdício.

Então vamos à ela, essa sopa que ficou com um sabor bem mais nobre pelas especiarias. Recomendo!


sopa cremosa de milho com especiarias

Sopa cremosa de milho com especiarias
(3 pessoas)

Ingredientes
3 espigas de milho verde de tamanho médio para grande
1 mandioquinha (batata baroa) descascada e picada
1/2 cebola branca média
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) da água de cozimento do milho
sal
1 colher (sobremesa) rasa de curry
1 colher (sobremesa) rasa de gengibre em pó
1 colher (sobremesa) rasa de noz moscada - de preferência ralada na hora
azeite extra virgem
ciboulette picada para finalizar

sopa cremosa de milho com especiarias


Preparo
Em uma panela cozinhe a mandioquinha. Reserve.

Cozinhe também as espigas na água, para facilitar e se preferir, usando a panela de pressão. Com o auxílio de uma faca, debulhe o milho e bata esses grãos mais a mandioquinha cozida e a cebola com o leite e a água de cozimento do milho (se precisar, adicione mais um pouquinho de leite aos poucos).

Passe esse creme por uma peneira, espremendo bem. Guarde esse resíduo que sobrou em um pote tampado na geladeira (ele será utilizado na receita doce).

Leve ao fogo o creme, adicione o sal e as especiarias. Se necessário, acrescente um pouco mais de água ou leite. Deixe ferver por uns instantes. Na hora de servir, regue com um fio de azeite e salpique a ciboulette picada.



5 comentários :

  1. Adoro sopa de milho, fiquei aqui com água na boca de ver a sua.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que sopa mais cremosa! Adorei a consistência, e fiquei salivando aqui!
    Beijos, Sandra :)

    www.brisandonacozinha.com

    ResponderExcluir
  3. Hummmm, boa pedida para o frio que tá fazendo.
    Obrigada por compartilhar.
    Beijos

    P.S.: Só fiquei intrigada em como vc usou o resíduo com cebola para fazer a recita doce, rs... Apesar de cebola ser naturalmente docinha, né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chris, tudo bem?

      Então, a cebola é docinha mesmo, não interferiu na verdade e por esse motivo não cozinhei na água com sal, somente acrescentei depois.
      Passa aqui amanhã e acompanhe.
      Um beijão!

      Excluir
  4. Que sopa irresistivel San, ficou tão cremosa e aveludada. A combinação de ingredientes ficou bem ao meu gosto. Adorei e claro que vou levar né. Linda cor. Beijinhos

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!