30 janeiro 2012

Pãezinhos de minuto com linhaça (Scones)

Quando gosto muito de uma receita fico fazendo variações para testar os resultados. Já havia aprovado essa receita de Scones (postada AQUI), os pãezinhos que por não levarem fermento de pão, e sim de bolo, não precisam levedar e sovar, fazendo com que sejam rápidos e práticos de preparar.

Aproveitei a manhã de domingo que há muito não aparecia ensolarada e enquanto a "casa" dormia, misturei os ingredientes, não demorando para isso mais que 5 minutos e levei para assar enquanto colocava a mesa do café da manhã e abria as janelas para entrar os raios de sol. Em alguns minutos o cheirinho já estava no ar. Provei o primeiro de gulosa e qual não foi minha surpresa! A minha alteração dessa vez, a adição de linhaça dourada triturada à massa deixou-a muito mais leve, mais fofinha e sem contar que muito mais saudável também.

Ficaram tão gostosos que fui me deliciando e quase esqueci de fotografar. Conclusão: o que é bom sempre pode melhorar.

Scones com linhaça dourada
(renderam 7 unidades)


Ingredientes
180g de farinha de trigo
70g de linhaça dourada triturada
1 colher (sobremesa) de fermento químico - para bolos
1 colher (chá) de sal
30g de açúcar
50g de manteiga sem sal amolecida
100ml de leite + um pouco para pincelar
aveia em flocos para decorar



Preparo
Preaqueça o fôrno a 220 graus.

Em um tijela coloque a farinha, a linhaça, o fermento, o sal, o açúcar e a manteiga. Misture esses ingredientes com a ponta dos dedos até dissolver toda a manteiga, formando uma espécie de farofa. Adicione o leite, misturando bem para dar a liga. Se precisar, adicione mais farinha, mas faça bem aos poucos para não colocar demais.

A massa deve ficar desgrudando da mão, fácil de manusear. Forme os pães fazendo bolinhas com mais ou menos 5 cm de diâmetro. Achate-as  um pouco. Pincele a superfície com leite e salpique os flocos de aveia.

Leve-os para assar em fôrma untada e enfarinhada, respeitando uma distância de mais ou menos 4 cm entre eles, pois crescerão ao serem assados. Devem ficar prontos entre 15 a 20 minutos, dependendo da potência de cada fôrno.

Ideais para café da manhã ou lanche da tarde. Como são levemente adocicados, casam bem tanto com queijos, requeijão, geleias ou mel.

Bom apetite!

 

16 comentários :

  1. Aparentam ter ficado deliciosos.
    Gostei da sugestão.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bonitos e pefeitos amiga!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. O interior dos teus sconnes está excelente!

    ResponderExcluir
  4. ótima textura!!! :)

    Beijão e ótima semana!
    Alessandra
    http://cozinhadaleca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. LINDOS E O INTERIOR UMA VERDADEIRA DELICIA.
    BJS

    ResponderExcluir
  6. OLÁ MINHA LINDA!
    COM É BOM LER O QUE VC ESCREVE, FIQUEI IMAGINO VC NA SUA COZINHA, FAZENDO ESTAS DELÍCIAS COM CARINHO. FELIZ DE QUEM OS COMEU, IMAGINO O SABOR E O AROMA, HUMMMMMM....! FICARAM LINDOS!

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA JUNTO A SUA FAMÍLIA!
    BJS..♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Sandrinha o cherinho de pão assando é incomparavel!
    Cheirinho de conforto e carinho! Adorei!
    Ótima semana querida!
    Bjkas
    Ivani

    ResponderExcluir
  8. Sandra gostei da receita, vou fazer aqui em casa. Mas usarei a linhaça comum, pois é a que tenho em mãos. Vamos ver no que vai dar rsrs.
    Até que enfim que parou de chover, com tanta chuva a grama do meu jardim cresceu tanto que parece casa abandonada rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdes querida, preste só atenção que a farinha de linhaça é diferente da linhaça triturada. Essa segunda é quase que uns farelinhos leves. Acho que com a farinha de linhaça vai também ficar uma delícia, só não sei se tão levinhos. Esses ficaram com a maciez de um bolo!
      Beijos

      Excluir
  9. Sandrinha, que saudades de passar por aqui!!!!! Essa loucura não me permite passar sempre, mas pelo menos tenho a certeza de encontrar delícias por aqui TODA VEZ! Adoro scones e os seus estão um nível à cima!!!! beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  10. San estava vendo sua receita quando recebi seu comentario, nossa miga fiquei muito maus, estou com os ombros que parecem pedras de tão duros, e as dores que senti foram terriveis, mas graças a Deus, estou melhor, nossa San fiquei muito feliz de ter boas noticias do seu cunhado, enquanto existir fé, os milagres se farão presentes sempre. Tenha fé amiga, continuo colocando ele em minhas preces. Obrigada pelo seu carinho viu.? Adoro pãezinhos de minuto e os seus ficaram lindos e saudáveis, com linhaça e flocos de aveia deve ter ficado delicisos. bjos querida Fique com Deus. ótima semana

    ResponderExcluir
  11. Com certeza tudo que é bom pode ficar melhor ainda! E o melhor que seus scones além de terem ficado muito apetitosos, são saudáveis!
    Uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  12. Também acabei de postar scones, foi o desafio de janeiro, adorei fazê-los e gostei muito da idéia da linhaça. Que café da manhã deliciosos, hein! No capricho! Não existe nada melhor do aque acordar ao aroma de pãozinho assando, coisa que só acontece por aqui qdo o pão está programado na MFP rsrs
    bjssss

    ResponderExcluir
  13. Olá, Sandra. Fiz esta receita com metade da farinha integral e foi um sucesso! Está tudo registrado no meu blog, o Gastroeconomia: http://agastroeconomia.com.br/2015/05/20/pao-de-minuto-de-linhaca/
    Bjs, Claudia

    ResponderExcluir
  14. ola gostei bastante da dica, esses scones podem ficar de um dia para outro?

    ResponderExcluir
  15. ola gostei bastante da dica, esses scones podem ficar de um dia para outro?

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!