24 novembro 2011

Pão de hambúrguer integral ~ gostoso e saudável

Sempre que possível evito a comida industrializada. Isso vem de uma postura familiar, desde quando era pequena. Tanto na casa da minha mãe quando na nossa a comida habitualmente é saudável e natural.

Então, logo que que vi esse pão de hambúrguer em um dos meus blogs fonte de inspiração, o excelente "Cozinha da duxa", fiquei com vontade de fazer. Já tinha tido a feliz experiência de trazer outra receita maravilhosa de pão de lá. E assim foi com essa.

Só que precisei fazer algumas alterações pois a minha amiga Duxa, a autora do blog usou máquina de fazer pão, que não tenho. Aproveitando que tinha que adaptar a receita resolvi fazer a versão com farinha integral e acrescentar uma novidade vinda do México que acabei de conhecer e comprar, a Semente de Chia. Veja AQUI o que é e os seus benefícios para a saúde.


Pão de hambúrguer integral
(renderam 8 unidades)

receita original DAQUI

Ingredientes
>para o levedo
2 tabletes de 15g cada de fermento biológico - para pães
2 colheres (sopa) de açúcar branco
40ml de leite
50g de farinha de trigo branca
>para a massa
250g de farinha de trigo branca
150g de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de semente de Chia (opcional)
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
2 colheres (café) rasas de sal
200ml de água morna (confortável ao toque)
1 gema de ovo para pincelar
semente de linhaça dourada para salpicar

Preparo
>levedo
Em uma tijela, dissolva o fermento com o açúcar até virar uma pasta. Adicione a farinha e o leite, misturando bem. Deixar descansar em ambiente quente por no mínimo 30 minutos.

>massa
Coloque em uma tijela maior as farinhas, a Chia, o sal e  o azeite. Acrescente a água e o levedo (já preparado). Misture. Com as mãos, trabalhe a massa, sovando-a sobre uma bancada. Não enfarinhe a superfície, a massa é um pouco pegajosa, mas não grudenta. Veja nas fotos a sequência para deixá-la levinha, fazendo dobras várias vezes.


Depois de bem sovada. Separe a massa em 8 porções iguais. Faça bolinhas com ela.

Preaqueça o fôrno. Unte e enfarinhe uma assadeira. Disponha os pãezinhos com 4 cm de espaço entre eles. Pincele com a gema de ovo e salpique a linhaça. Deixe crescer em ambiente quentinho (por exemplo sobre o fogão enquanto aquece o fôrno). Após quase dobrarem de volume, coloque-os para assar.


Gostaram? NÃO PERCA QUE AMANHÃ TERÁ A RECEITA DOS HAMBÚRGUERES DELICIOSOS!

14 comentários :

  1. Sandra, que paes deliciosos, eu também nao tenho MFP, todo o pao que amasso é a mao e fica muito bom... e este seu integral adorei mesmo!!! tenho de experimentar!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Sandrinha,
    Esses pãezinhos estão de dar água na boca, adorei a receita e vou levar,tá?
    Você e nossa amiga Duxa só fazem delicias!
    Pão caseira é bom demais, sem falar que perfuma toda a casa!
    Super bju minhas lindas

    ResponderExcluir
  3. Sandrinha estes pães ficaram deliciosos, saudáveis ainda melhor :)

    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Os teus pãezinhos ficaram com uma cor magnífica, e que aspecto tão fôfo!

    ResponderExcluir
  5. Sandra, hambúrguer caseiro é uma delícia, essa versão totalmente "homemade" me deu água na boca: nem o pão veio da padaria! Vou ficar ansiosa esperando o desenrolar da carne :-) Esse hambúrguer completo vai ficar de comer sem culpa. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Sandrinha minha amiga, em se tratando de receitas da Duxita é delicia na certa e sem medo de errar, que delicia de pães, e super saudável como vc disse. As sementes de chia deram um toque especial né não? Vou agaurdar os hamburgueres amanha.
    Miga como te disse, não se preocupe com o desafio, faça se quiser e qdo puder, pois sei que vc está atolada de serviço. Relaxa ta? Bjos um lindo dia procê

    ResponderExcluir
  7. QUERIDA SANDRINHA,
    QUE FARTURA!!
    EU AMO FAZER PÃES, HOJE MESMO FIZ UM MONTÃO.
    OS TEUS PÃES FICARAM PERFEITOS!!!

    BEIJOS,
    FICA COM DEUS!
    DEIA.......

    ResponderExcluir
  8. Sandra, mais uma receita para usar essas sementinhas fantásticas! Vou esperar tbm sua receita de hambuguer! Nhammm! Bjss

    ResponderExcluir
  9. Eu estava doida para encontrar uma receita de pão de hamburguer! Já faço o hamburguer caseiro, com uma massa dessa aí que vai ficar bom! =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. SANDRA O SEU PÂOZINHO FICOU LINDO E BEM DO MEU AGRADO.
    BJS

    ResponderExcluir
  11. Sandrinha quanta honra minha amiga, fico muito feliz com as tuas palavras, és muito gentil.
    Os teus pães estão com uma massa fantástica, muito bem trabalhada para quem como tu amassa à mão.
    O acabamento está com uma cor linda, parece ser de ovinhos de galinhas felizes(caipiras), sem dúvida os teus pães são deliciosos e saudáveis.
    Tenho ouvido falar imenso dessas sementes, sábado vou me abastecer de produtos biológicos num centro de dietética, que sou cliente e já as vou procurar. Obrigada por falares delas, já fui ver a informação que nos disponibilizas.
    Um grande beijinho.

    ResponderExcluir
  12. Olá!!
    Essa receita o pão fica macio, mesmo após o primeiro dia??
    Já fiz várias e na hora fica fofinho, mas no dia seguinte o pão fica massudo demais...
    Preciso de uma receita para pão de hamburguer integral boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorena
      Bom, primeiramente quero te dizer que os pães caseiros são bem diferentes dos industrializados no conceito maciez.
      Não tenho máquina de fazer pães, então a minha sova é manual. Alguns pães ficam mais fofos que os outros, dependendo da proporção farinha integral x farinha branca (quanto mais integral menos "fofo").
      Esse pão não foge à regra. Não fica "massudo" no dia seguinte, mas não sei se preserva a maciez que você está pretendendo.
      A tendência dos pães, mesmo um fofíssimo e crocante pão francês é não estar igual no dia seguinte ou mesmo ao logo daquele dia ao momento que saiu do forno.
      O que costumo fazer é colocá-los um pouco no forninho elétrico, o suficiente para voltar a ficar macio. Comigo funciona, se o pão não tem mais de 2 dias.
      Outra coisa é você ao fazer o pão usar máquina ou usar a pá para massas para a batedeira elétrica (a minha é fraquinha, não tenho essa possibilidade). Quanto mais sova, mais maciez no pão.
      O que quero te dizer, com toda essa resposta longa é que não importa a receita do pão. No dia seguinte ele não ficará igual ao primeiro dia. Bom, não os que já fiz ao longo de 30 anos fazendo pães. Nunca consegui achar essa receita de preservar a maciez, digo.
      Espero de alguma forma ter te ajudado.
      Abraço
      Sandra

      Excluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!