Então, logo que que vi esse pão de hambúrguer em um dos meus blogs fonte de inspiração, o excelente "Cozinha da duxa", fiquei com vontade de fazer. Já tinha tido a feliz experiência de trazer outra receita maravilhosa de pão de lá. E assim foi com essa.
Só que precisei fazer algumas alterações pois a minha amiga Duxa, a autora do blog usou máquina de fazer pão, que não tenho. Aproveitando que tinha que adaptar a receita resolvi fazer a versão com farinha integral e acrescentar uma novidade vinda do México que acabei de conhecer e comprar, a Semente de Chia. Veja AQUI o que é e os seus benefícios para a saúde.
Pão de hambúrguer integral
Ingredientes
>para o levedo
2 tabletes de 15g cada de fermento biológico - para pães
2 colheres (sopa) de açúcar branco
40ml de leite
50g de farinha de trigo branca
>para a massa
250g de farinha de trigo branca
150g de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de semente de Chia (opcional)
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
2 colheres (café) rasas de sal
200ml de água morna (confortável ao toque)
1 gema de ovo para pincelar
semente de linhaça dourada para salpicar
Preparo
>levedo
Em uma tijela, dissolva o fermento com o açúcar até virar uma pasta. Adicione a farinha e o leite, misturando bem. Deixar descansar em ambiente quente por no mínimo 30 minutos.
>massa
Coloque em uma tijela maior as farinhas, a Chia, o sal e o azeite. Acrescente a água e o levedo (já preparado). Misture. Com as mãos, trabalhe a massa, sovando-a sobre uma bancada. Não enfarinhe a superfície, a massa é um pouco pegajosa, mas não grudenta. Veja nas fotos a sequência para deixá-la levinha, fazendo dobras várias vezes.
Depois de bem sovada. Separe a massa em 8 porções iguais. Faça bolinhas com ela.
Depois de bem sovada. Separe a massa em 8 porções iguais. Faça bolinhas com ela.
Preaqueça o fôrno. Unte e enfarinhe uma assadeira. Disponha os pãezinhos com 4 cm de espaço entre eles. Pincele com a gema de ovo e salpique a linhaça. Deixe crescer em ambiente quentinho (por exemplo sobre o fogão enquanto aquece o fôrno). Após quase dobrarem de volume, coloque-os para assar.
Gostaram? NÃO PERCA QUE AMANHÃ TERÁ A RECEITA DOS HAMBÚRGUERES DELICIOSOS!
Sandra, que paes deliciosos, eu também nao tenho MFP, todo o pao que amasso é a mao e fica muito bom... e este seu integral adorei mesmo!!! tenho de experimentar!!!
ResponderExcluirBeijocas
Sandrinha,
ResponderExcluirEsses pãezinhos estão de dar água na boca, adorei a receita e vou levar,tá?
Você e nossa amiga Duxa só fazem delicias!
Pão caseira é bom demais, sem falar que perfuma toda a casa!
Super bju minhas lindas
Sandrinha estes pães ficaram deliciosos, saudáveis ainda melhor :)
ResponderExcluirBeijinho
Os teus pãezinhos ficaram com uma cor magnífica, e que aspecto tão fôfo!
ResponderExcluirSandra, hambúrguer caseiro é uma delícia, essa versão totalmente "homemade" me deu água na boca: nem o pão veio da padaria! Vou ficar ansiosa esperando o desenrolar da carne :-) Esse hambúrguer completo vai ficar de comer sem culpa. Beijos!
ResponderExcluirSandrinha minha amiga, em se tratando de receitas da Duxita é delicia na certa e sem medo de errar, que delicia de pães, e super saudável como vc disse. As sementes de chia deram um toque especial né não? Vou agaurdar os hamburgueres amanha.
ResponderExcluirMiga como te disse, não se preocupe com o desafio, faça se quiser e qdo puder, pois sei que vc está atolada de serviço. Relaxa ta? Bjos um lindo dia procê
QUERIDA SANDRINHA,
ResponderExcluirQUE FARTURA!!
EU AMO FAZER PÃES, HOJE MESMO FIZ UM MONTÃO.
OS TEUS PÃES FICARAM PERFEITOS!!!
BEIJOS,
FICA COM DEUS!
DEIA.......
Sandra, mais uma receita para usar essas sementinhas fantásticas! Vou esperar tbm sua receita de hambuguer! Nhammm! Bjss
ResponderExcluirEu estava doida para encontrar uma receita de pão de hamburguer! Já faço o hamburguer caseiro, com uma massa dessa aí que vai ficar bom! =)
ResponderExcluirBeijos!
SANDRA O SEU PÂOZINHO FICOU LINDO E BEM DO MEU AGRADO.
ResponderExcluirBJS
Sandrinha quanta honra minha amiga, fico muito feliz com as tuas palavras, és muito gentil.
ResponderExcluirOs teus pães estão com uma massa fantástica, muito bem trabalhada para quem como tu amassa à mão.
O acabamento está com uma cor linda, parece ser de ovinhos de galinhas felizes(caipiras), sem dúvida os teus pães são deliciosos e saudáveis.
Tenho ouvido falar imenso dessas sementes, sábado vou me abastecer de produtos biológicos num centro de dietética, que sou cliente e já as vou procurar. Obrigada por falares delas, já fui ver a informação que nos disponibilizas.
Um grande beijinho.
Olá!!
ResponderExcluirEssa receita o pão fica macio, mesmo após o primeiro dia??
Já fiz várias e na hora fica fofinho, mas no dia seguinte o pão fica massudo demais...
Preciso de uma receita para pão de hamburguer integral boa!
Olá Lorena
ExcluirBom, primeiramente quero te dizer que os pães caseiros são bem diferentes dos industrializados no conceito maciez.
Não tenho máquina de fazer pães, então a minha sova é manual. Alguns pães ficam mais fofos que os outros, dependendo da proporção farinha integral x farinha branca (quanto mais integral menos "fofo").
Esse pão não foge à regra. Não fica "massudo" no dia seguinte, mas não sei se preserva a maciez que você está pretendendo.
A tendência dos pães, mesmo um fofíssimo e crocante pão francês é não estar igual no dia seguinte ou mesmo ao logo daquele dia ao momento que saiu do forno.
O que costumo fazer é colocá-los um pouco no forninho elétrico, o suficiente para voltar a ficar macio. Comigo funciona, se o pão não tem mais de 2 dias.
Outra coisa é você ao fazer o pão usar máquina ou usar a pá para massas para a batedeira elétrica (a minha é fraquinha, não tenho essa possibilidade). Quanto mais sova, mais maciez no pão.
O que quero te dizer, com toda essa resposta longa é que não importa a receita do pão. No dia seguinte ele não ficará igual ao primeiro dia. Bom, não os que já fiz ao longo de 30 anos fazendo pães. Nunca consegui achar essa receita de preservar a maciez, digo.
Espero de alguma forma ter te ajudado.
Abraço
Sandra
Onde coloco o levedo?
ResponderExcluir