27 setembro 2011

Pão escuro irlandês

"Quem conta um conto aumenta um ponto", diz o ditado. Mas na história desse pão na blogosfera, cada um mudou um ponto, podemos assim dizer.

A primeira vez que o vi foi no maravilhoso blog da querida Duxa e uma das minhas fontes de inspiração o "Duxa's kitchen". Outras amigas d'Além Mar dos blogs que também admiro e acompanho de perto fizeram: O "Rapa Tachos", "O Bem Bons" e o "Entre Fraldas e Panelas". Curioso é que cada uma deu sua versão à receita e todos saíram lindos.

Arrisquei-me também nas minhas interpretações e variações. Além do que, não utilizei a máquina de fazer pão (como todas o fizeram). Outra questão foi qual cerveja preta iria utilizar. Gosto muito da "Black Princess", do Rio de Janeiro, cerveja produzida desde a época do Império. Quase foi essa minha opção, mas intuitivamente, e por ter um gosto mais acentuado, optei pela "Xingu", também nacional. Acho que a escolha foi acertada.

Sinceramente? Escolha qualquer uma das variações das receitas, mas faça esse pão. A partir de agora ele fará parte das receitas de casa.

Pão escuro irlandês
receita adaptada daqui, daqui, daqui e daqui


Ingredientes
300g de farinha de trigo branca (e um pouco mais para enfarinhar a bancada)
100g de farinha de trigo integral
150g de farinha de linhaça
300 ml de cerveja preta (usei Xingú)
30g de margarina amolecida
1 colher (chá) de gengibre em pó
1 colher (café) de canela em pó
2 colheres (sopa) de mel (recomendo usar açúcar mascavo)
3 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 e 1/2 colher (chá) de sal


Preparo
Coloque todos os ingredientes numa vasilha grande (com exceção do sal, pois esse em contato com o fermento anula sua ação) e misture até dar liga. Enfarinhe a bancada com a farinha branca, despeje a massa e vá trabalhando, sovando e amassando. Abra e acrescente o sal, espalhando pela superfície. Volte a trabalhar mais um pouco. Dê o formato ao pão que desejar

Coloque-o em uma assadeira untada e enfarinhada. Deixe levedar (crescer) até quase dobrar de volume. Para obter um efeito rústico, faça um cortes com a faca na superfície, pincele uma mistura de água com pedrinhas de sal grosso e polvilhe farinha de trigo integral.

Leve para assar em fôrno preaquecido. Deixe esfriar sobre uma gradinha e só aí corte em fatias.

Bom apetite!

24 comentários :

  1. Ficou muito apetitoso o seu pão Sandra, e é mais uma versão deliciosa...adorei

    beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Hummmm... Sundrix, adorei a receitinha... adoro fazer pães...
    Bjim

    ResponderExcluir
  3. Hum... ficou muito bom, com aparência de muito gostoso, vou anotar a receita.
    Ah e adorei saber que o alarme do vírus é falso, já estava super preocupada ontem entrei em poucos blogs por causa do alerta.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. O teu pão ficou com um óptimo aspecto mesmo, os meus parabéns!
    Em relação ao aviso de vírus, também tive no meu blog mas acho que consegui solucionar. Se quiseres passa lá e vê o que fiz.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  5. Sandrinha minha querida amiga, com essas inspirações todas de nossas amigas além mar, e mais a sua versão, o que se esperava além de um pão maravilhoso desse? Lindo, e tenho certeza, delicioso. Fazer pão é uma arte e uma terapia para mim. Amei. San, obrigada pela ajuda ontem, coloquei lá no meu blog, não seu se está certo mas coloquei rsrs...Bjos

    ResponderExcluir
  6. Humm, esse pão vai entrar para minha lista. Parece-me que cerveja confere maciez à massa - pelo menos num bolo que preparei foi assim. Já pensei em substituir mel por melado. Depois eu conto ;)
    Ah, sobre o vírus, eu só uso o firefox e ainda ontem alguns blogs continuavam com o alerta.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossaaaaa, qque pão lindo! Eu estava quase comprando máquina de pão e acabei indo para a de sorvete agora, é um dos meus focos para o futuro!
    Nossa, e esse virus né? Acho que deve estar normalizando já, pelo menos espero... Falta do que fazer ficar criando virus né?
    Beijão, Cecilia

    ResponderExcluir
  8. Nunca fiz essa pão, Sandrinha.Com sua receita vou até me arriscar.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  9. Sandra o pão um aspecto delicioso, já vi em vários blogs e esta na minha lista :)

    Beijinho

    ResponderExcluir
  10. Que lindo esse pão!!! E parece muito gostoso também!!! Ando gostando de fazer pão, então vou tentar esse! Uma ótima semana pra vc! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. ficou lindo seu pão..e..quanto ao caso dos avisos..aparace tambem em seu blog..mas..tá demorando demais de resolver né não?esquanto isso as pessoas se assustam quando abrem nossos blogs..bjus

    ResponderExcluir
  12. Sandra!

    Hoje tivemos "transmimento de pensação!...hahaha...(o erro é de propósito messs!)
    Também rolou em pãozinho por aqui. Sou louca por pães caseiros! O seu está tentador! E como o meu já acabou, acho que vou providenciar a cerveja preta! Que delíciaaaa!
    Amei a receitinha!
    Beijocas da Cintya ;o)

    ResponderExcluir
  13. Menina! Mas esse moço tem uma aparência bonita heim?

    ResponderExcluir
  14. Oiiiii Sandrinha, que lindo pãozinho minha amiga, é mesmo saboroso não é? Sabes que também tenho feito mais vezes este pãozinho, gosto de lhe adicionar sementes e fica riquissimo!
    Agora sou eu que falo: Que luxo de fotos menina, estão um capricho bem ao meu gosto, é um regalo para os olhos ver este desfile, amei minha querida. Obrigada pelo carinho és uma pessoa especial;)
    Beijinhos.


    PS: Tenho lá um bolinho feito à pouco que vais gostar:)))

    ResponderExcluir
  15. Sandra, querida,

    O seu pão ficou um arraso e só não vou copiar a receita agora, porque não estou no meu PC, rsrs. Bem, vou dar uma olhada nos outros posts, rsrs.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  16. Sandrinha, não teve jeito, copiada a receita e a dica será seguida, por aqui adoramos a Xingu...um pouquinho dela na cerveja clara fica uma delícia (Carioquinha) conhece...rs!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  17. OLÁ QUERIDA SANDRINHA!
    MAS SÓ DE VER AQUELE AVISO ASSUSTA,RSRS.
    EU NÃO ESTAVA CONSEGUINDO VIR AQUI ONTEM AINDA BEM QUE TUDO SE RESOLVEU, ISSO É MUITO CHATO.
    O TEU PÃO FICOU MARAVILHOSO, COMO SEMPRE AMIGA, VC ARRASA!

    BEIJÃO........

    ResponderExcluir
  18. Oiii querida pão caseiro é tudo de bom o seu ficou maravlhoso nunca fiz mais agora me ispirei e vou fazer com certeza bjs!

    ResponderExcluir
  19. Sandra minha amiga, esse pão é algo que nunca vi! Conhecê-lo em seu blog é a melhor coisa que podia acontecer, ficou lindo e com certeza muito bom. Parece tão fofo!
    Um capricho esse pão :)
    Um beijo, Queila

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Você não me conhece.
    Vi um comentário seu no blog da Iliane e em vez de LUXO, você escreveu que a receita dela estava um LIXO. Tenho certeza que não releu. Estou avisando para você corrigir, sim?
    Seu pão está belíssimo!
    Abraços, Laura Lucia

    ResponderExcluir
  21. ESSE FICOU AINDA MELHOR QUE O MEU, É REALMENTE UMA DELICIA.
    ESSAS FOTOS ESTÃO LINDAS DEMAIS.
    BJS

    ResponderExcluir
  22. Nossa as fotos estão lindas e o pão parece tão fofinho!
    Adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Sandra, que pão lindo! Essa cor lembra a do pão australiano, até por levar mel deve ter um gosto parecido.. Será?!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  24. Adoro esse tipo de pão, e se ele é tão democrático (bem diferente dos macarons que tenho tentado fazer... tão temperamentais... vixi!) já foi pra minha lista, vou experimentar, ficou lindo demais!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!