25 abril 2011

Torta de sorvete de Cheesecake com calda de goiabada

Fiz essa sobremesa para o almoço familiar da sexta- feira Santa.

Como sou a formiga da família, os docinhos sempre ficam por minha conta. Queria fazer algo diferente dos meus "hits" habituais, afinal, todos gostam mas cansa comer sempre a mesma coisa.

Lembrei do Sorvete de Cheesecake que vi no Blog da Dri, o Paixão com Fogão!!! Aproveitei a deixa e o transformei em torta, já que facilitaria servir para um número maior de pessoas. E aí, também na hora de executar, lembrei da técnica do Sorvete de Leite Condensado, postado AQUI.

Ficou uma delícia. Acabou em pouquinho mais de meia hora. Nem precisa dizer mais nada, né?


Torta de Sorvete de Cheesecake com Calda de Goiabada
(fôrma 30 cm diâmetro)

Receita inspirada DAQUI

Ingredientes:
~massa
1 pacote de bolacha tipo Maizena
100 g de manteiga ou margarina
~sorvete
200g de ricota fresca (de preferência sem sal)
1 1/2 lata de leite condensado GELADAS
300 ml de creme de leite fresco GELADO
~calda
200 g de goiabada (comum ou cascão)
1 copo de água (aproximadamente)

Preparo:
~massa
Triture as bolachas no liquidificador ou processador até virar uma farinha. Adicione a manteiga e vá amassando com as mãos até dar liga e virar uma massa. Forre somente o fundo de uma fôrma redonda de aro removível. Reserve.
~sorvete
Em uma tijela, amasse a ricota com um garfo e leve para bater na batedeira junto com 1/2 lata de leite condensado até ficar cremosa.

Em outra tijela, bata o creme de leite fresco até incorpar e ficar com consistência cremosa (cuidado para não passar do ponto senão vira chantilly). Adicione aos poucos, sem parar de bater, a lata de leite condensado GELADO. Vá agora colocando aos poucos a mistura de ricota. Pare de bater quando a massa estiver bem homogênea. Despeje na fôrma sobre a massa, cubra com filme plástico ou papel alumínio e leve ao freezer por no mínino 5 horas, ou até endurecer. Na hora de servir, retire o aro da fôrma e cubra com a calda.
~calda
Pique a goiabada em pedaços pequenos, coloque numa panela com a água e leve ao fogo até dissolver e virar uma pasta, mexendo sempre. Se precisar, vá adicionando mais água.
Caso não encontre a goiabada, faça com a calda que quiser, como frutas vermelhas, por exemplo.

Pronto, bom apetite!!

Ah, fiz também algumas mini tortinhas em fôrmas próprias para pão de mel com fundo removível. Ficaram muito bonitinhas. É uma apresentação boa para festinhas ou jantares mais caprichados.



10 comentários :

  1. Uma idéia super bem vinda! Mistura bem brasileira, e um visual muito chic,parabéns pela sugestão!

    Um abraço,
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Sandrinha querida, vi seu comentario no meu cantinho e senti saudades do tempo que eu morava ai em Sampa e nos feriados prolongados a cidade ficava uma calmaria maravilhosa...Que delicia né?? Agora delicia mesmo é essa torta amiga adoro cheese cake, apesar de nunca ter feito, não sei nem se sei fazer, só sei que a sua ficou linda e o pessoal ai deve ter adorado, uma bela apresentação amiga. Uma linda semana pra vc...beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá Sandra, tudo bem? vim retribuir sua visita ao meu cantinho e adorei suas receitas, essa ideia do bombom sem fogão foi otimo...!!! Ja vou testar qualquer dia desses.

    Ja estou te seguindo.

    Bjs grande!

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  4. Uau! Que foto mais tentadora! Ver essa calda de goiabada escorrendo (sou doidinha por goiabada) deu uma baita vontade! rsrs Tenho certeza que fez um sucessão no seu almoço! Tenha uma Ótima semana! =) Super Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Sandrinha, ficou muito chique seu mini cheesecake, arrasou! Vc sabe que já fiz um cheesecake só que assado, depois dá uma olhada lá no blog, ficou td de bom tb... Essa calda de goiabada escorrendo é de matar né...rsss!
    Bjim e boa semana

    ResponderExcluir
  6. Ah que saudade da nossa goiabada! Ótima opção para o cheesecake... hmmmm... delícia!

    ResponderExcluir
  7. Sandra amiga que maravilha!!!, pois cheesecake é um fenômeno, em versão sorvete então perfeito, e sua delicadeza no preparo fizeram dessa receita um show, olha tá lindo!!!, parabéns arrasou, bj♥kas e uma bela semana p/ vc e família, Ana, ;)...

    ResponderExcluir
  8. Que receita mais deliciosa Sandra, adorei mesmo,

    beijos e uma boa semana!!

    ResponderExcluir
  9. Eu não sei, ou é da bruxa ou é do caldeirão onde cozinha, mas parece-me que sao bem saborosas as suas receitas! Bjs aqui de Lisboa-Portugal

    ResponderExcluir
  10. Sandra, muito obrigado pela dica da ricota. Deve ficar muito bom.
    Tia Sandra, posso fazer outra pergunta??? A gente pode substituir o creme de leite fresco pelo de caixinha?
    Mais beijocas
    Fabiola

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!