13 abril 2011

A mesma entradinha de pepino de restaurante japonês

Vocês gostam de receita com truque? Aquela que no fim você pensa: "ah, era assim então?". Pois bem, essa é uma delas.

Já havia postado AQUI no início do Blog. Resolvi fazer uma reedição porque essa entrada, ou salada, como queira, faz um mega sucesso em casa. Minha filha adora e quase toda semana tenho que fazer.

É uma receita japonesa com truque mas quem me ensinou foi a esposa do meu falecido sogro, que é nascida lá no Japão. Ou seja, fonte confiável! ;-)

Como eu falei na minha postagem original, é provável que a preparada nos restaurantes japoneses seja feita com ingredientes específicos e mais elaborados. Mas o resultado é tal e qual, faça e veja se não estou certa.

Entrada de pepino japonês agridoce

Ingredientes
(para a versão em pepino)
1 pepino japonês
sal
vinagre de maçã
adoçante (menos o de Stévia)
gergelim (branco ou preto)

Preparo
Corte o pepino em fatias bem fininhas (pode usar aquela parte do ralador para fatiar). Coloque em um recipiente, salgue com critério, ou seja, não muito, adicione o vinagre suficiente para umedecer um pouco (depois o próprio pepino soltará água) e 4 gotinhas de adoçante. Esse último é o ingrediente surpresa, o que fará ficar com o gostinho agridoce.
Deixe descansar por mais ou menos 1/2 hora antes de servir, para incorporar melhor o sabor. Na hora de servir salpique o gergelim por cima.

Difícil, né? Além disso são ingredientes que você tem facilmente em casa, e com resultado diferenciado. Pronto, é isso.

Ah, você pode utilizar cenoura, juntar os dois, pepino+cenoura, ou fazer com broto de feijão (moyashi), que nesse caso você deve dar uma leve aferventada antes ou com aquele macarrão oriental Bifun, ou misturar um pouquinho de tudo. 

5 comentários :

  1. Tb tenho uma receita semelhante a esta em meu Blog. É mto boa mesmo!
    Gostei da idéia do adoçante!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Sandrinha, eu adoro esse pepino, sempre que vou jantar em restaurante japonês como, qq dia vou testar a sua...gostei do adoçante, assim não interferimos tanto com o compromisso com a beleza... Bjim

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandrinha, amo esse pepino,adorei a idéia do adoçante...bela dica amiga...bjocas

    ResponderExcluir
  4. Sandra,
    Aqui em casa, todos adoram pepinos.
    Geralmente, tempero só com sal, mas adorei essa sua receitinha.
    Desse jeito só comia no Japão...acho que vou fazer um sessão recordar é viver aqui em casa..kkkk
    Delicia
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre faço e coloco kani desfiado, fica ótimo. Mudei pra Liberdade e comecei uma investigação pra saber qual era o segredo do sunomono e descobri que o adocicado vem do saquê mirim (http://cozinhandopara2ou1.com/2013/01/30/sunomono-salada-oriental-agridoce-de-pepino-e-kani-kama). Nunca fiz com adoçante, só substituía o saquê por açúcar, quando não tinha. :)

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!