04 fevereiro 2011

Mini flores de massa Fillo com creme de ricota e espinafre

A primeira vez que ouvi falar da massa Fillo foi com minha cunhada, que havia acabado de fazer um curso de culinária e havia aprendido uma receita de rolinhos tailandeses com a tal massa.

Outro dia queria servir um lanchinho caprichado e resolvi me arriscar. Fiquei super entusiasmada, a massa é uma delícia, um tantinho delicada, mas fácil de usar.

A receita que vem a seguir é bem simples de fazer, porém fica com um visual bonito que dá para você servir em reuniões com amigos ou festinhas, como entrada, ou mesmo compor um lanche. Veja só...

Mini flores de massa Fillo com creme de ricota e espinafre

Ingredientes:
1 pacote de massa Fillo
1 embalagem (250 g) de Creme de Ricota Tirolez
1 punhado de espinafre cozido, espremido e bem batidinho com a faca
1/2 cebola roxa bem picadinha (pode usar a branca, se preferir)
suco de 1/4 de limão galego
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de salsinha bem picadinha
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina derretida para montar a massa
óleo para untar as forminhas

nota: se você não achar o creme de ricota pronto, utilize a ricota fresca amassada e bem misturada com 2 colheres (sopa) de requeijão cremoso.

Preparo
Começe pelo recheio, misturando bem todos os ingredientes. Reserve. Unte com o óleo forminhas que possam ir ao forno. Usei umas próprias para empadinhas. Coloque-as perto da massa que vai ser manuseada.














Leia as instruções de descongelamento e como trabalhar com a massa Fillo no verso da embalagem. Estou frisando isso porque ela é uma massa que resseca rapidamente, por isso deve-se deixar o recheio pronto e as forminhas untadas.














Corte pequenos pedaços da massa e vá dispondo nas forminhas em camadas, passando a manteiga entre elas para unir as folhas. Utilizei umas 5 folhas por forminha, em média.

























Coloque o recheio em cada uma e leve para assar. Retire quando as bordinhas estiverem douradas. Deixe esfriar um pouquinho e desenforme com cuidado.

Bom apetite!


Um comentário :

  1. Gostaria de receber "flor" de massa de pastel que vi na internet uma vez. A massa redonda e pequena, uma rodela leva uns 4 pequenos cortes nas bordas...

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!