20 dezembro 2010

Gazpacho

Culinária e cinema flertam de vez em quando. Adoro os filmes, ou melhor, artes em geral, mas cinema é uma paixão! E por falar em paixão, Pedro Almodóvar é um dos meus cineastas favoritos. Adoro tudo o que ele faz, tudo!
Comecei com essa introdução para dar a receita de Gazpacho, essa sopa fria de tomates da culinária Espanhola porque esse cineasta faz duas menções a ela em seus filmes. Em "Abraços Partidos" (Los abrazos rotos, 2009), seu mais recente filme, Penélope Cruz fala rapidamente sobre ela. Mas é no filme que o lançou internacionalmente "Mulheres à beira de um ataque de nervos" (Mujeres al borde de un ataque de nervios, 1988), que ele contextualiza a receita dessa sopa de uma maneira genial, pois em determinada cena, quando é perguntado o que tem a sopa, obviamente referindo-se a algo de estranho nela, a atriz Carmen Maura cinicamente dá a receita completa. Brilhante!
Assista:





Bom, aqui vai a receita dessa sopa deliciosa e facílima de fazer. Aliás, quer uma dica completa? Faça Gazpacho, alugue esse filme e convide amigos para uma sessão de ótimo cinema. Garanto que vai ser super divertido. Olé!!



Gazpacho ~ Sopa fria de tomates
(para 4 pessoas)

Ingredientes:
4 tomates maduros inteiros, cortados em pedaços
1 pepino comum de tamanho médio, descascado e cortado em pedaços
1 pimentão vermelho médio, sem as sementes, cortado em pedaços
1 dente de alho
1/2 cebola de tamanho médio
1 pão francês duro, descascado e cortado em pedaços (*)
4 colheres (sopa) de azeite extra virgem
2 colheres (sopa) de vinagre
sal a gosto
2 copos de água gelada

(*) "pão francês" é o típico pão que no Brasil é encontrado em todas as padarias. Não é a baguete francesa. Pode ser substituído por pão de fôrma descascado e levemente torrado.

Preparo
Bata no liquidificador todos os ingredientes. Veja pelo seu paladar se precisa acrescentar mais vinagre, sal ou azeite. Se quiser um sabor mais apimentado, pode colocar algumas gotinhas de Tabasco.
Leve à geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir. Pode acompanhar com croutons, ovos cozidos, tomates, pepinos e/ou pimentões picados bem miúdos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!