13 agosto 2010

Pão de mandioquinha

Cozinhar com as crianças é sempre uma experiência interessante. Primeiro, saber preparar o próprio alimento é um aprendizado para a vida. Compartilhar esses momentos e fazer com que esses fiquem pra sempre nas nossas memórias é algo que não tem preço.

Mas como as mães tem lá os seus truques para alimentar bem  as suas "crias", fazer com que os pequeninos se envolvam no processo vai garantir que eles provem o que cozinharam. E aí você pode introduzir um mundo novo de possibilidades que eles antes torciam o nariz pra provar. Se eles não gostam de algo preparado de uma maneira, tente de outra...quem sabe?

Quer ver? Faça com eles esse pão. Mão na massa é algo muito divertido e no final eles ficarão amigos da "Dona Mandioquinha" e até quem sabe comecem a se interessar por ela em outras receitas. Vamos lá!

~Levedo

Ingredientes:
2 tabletes de fermento biológico (para pão)
1/2 xícara de leite morninho, confortável ao colocar o dedo
1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar

Preparo:
Em uma tijela  colocar o fermento com o açúcar. Mexa até dissolver tudo (o açúcar vai reagir com o fermento, formando um creminho e assim não vai sobrar aquelas pelotinhas). Acrescente a farinha e o leite, misture tudo e deixe levedar por 1 ou 2 horas.

~Massa

Ingredientes:
100 g de manteiga
750 g de farinha de trigo (pode ser um pouquinho mais ou menos)
2 ovos inteiros
1 xícara de açúcar
1/2 kg de mandioquinha cozida e amassada
1/2 copo de leite morninho
1 colher (chá) de sal

Preparo:
Em uma tijela grande, colocar todos os ingredientes acima mais o levedo (feito anteriormente). Quando a massa já estiver com mais liga, desgrudando dos dedos, enfarinhe a bancada e coloque a massa sobre ela para sovar bem.


Faça os pães no formato que desejar, coloque-os numa assadeira, pincele com gema de ovo e deixe crescer. Dica: coloque uma bolinha da massa em um copo d'água. Quando a bolinha subir à superfície está pronto para assar.

Lembrete: massa de pão gosta de lugar quentinho, verifique se não há corrente de ar e procure deixar descansar perto do fogão.

Esse pão é levemente adocicado, portanto fica bem com manteiga, requeijão, queijos em geral e geléias, mel e compotas também.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!