26 julho 2010

Dica: Livro "Cozinha Natural Gourmet"



Deparei-me ontem com o livro "Cozinha Natural Gourmet" de Tatiana Cardoso, chef do Moinho de Pedra, considerado como melhor restaurante natural segundo "Prêmio Veja SP Comer & Beber 2009". Estou em profundo deleite, por enquanto somente visual, pois ainda não consegui parar de salivar para executar suas receitas e provar de fato algumas delas.



É extremamente interessante e criativo o modo como a comida natural é abordada. Pois bem, sabemos que nos alimentar correta e equilibradamente seria suficiente razão para aderirmos a esse tipo de dieta. Pois a chef vai além e também introduz a prerrogativa de que pode fazer bem também a outros sentidos, como a visão, olfato e paladar. O que faz bem pode ser delicioso, esse é o propósito de sua culinária. Transcrevo abaixo parte da introdução do livro, por Tatiana Cardoso:

"(...) A introdução das pessoas à comida vegetariana é sempre a mesma- um misto de surpresa e desânimo porque acreditam que comerão algo sem sabor e sem graça.
Muito desse senso comum tem fundamento. Grande parte da culinária vegetariana praticada no Brasil está muito longe da boa gastronomia; ela parece ter sido concebida apenas para curar e nutrir. Nada de errado nisso, mas o que precisa de nutrição é não só o corpo, como também os sentidos (...)"

Segue uma das receitas do livro. Foi bem difícil de escolher, gostaria de passar todas...a transcrição está quase literal, apenas tive que adaptar o cozimento do arroz integral, pois pedia um procedimento descrito em outra página.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Risoto de beterraba com castanha- do -Pará, coalhada e dill
(rendimento 4 porções)




1 xícara de arroz cateto integral (de preferência da marca Volkmann)
1 1/2 xícaras de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
1/4 xícara de cebola-roxa picada finamente
1 xícara de beterraba em cubinhos de 0,5 cm
1/2 colher (chá) de sal marinho
1/4 de colher (chá) de pimenta rosa
1/4 de xícara de vinho Madeira
1/4 de xícara de castanha-do-Pará tostada e cortada em 4 pedaços
raspa de 1 limão
2 colheres(sopa) de folhas de salsinha picadas
4 colheres (sopa) de coalhada fresca
1/4 de colher (chá) de alho picadinho
2 colheres (sopa) de dill

Cozinhe o arroz integral com 2 xícaras do caldo de legumes (aqui entra minha interferência: lavar em água corrente por 2 vezes o arroz, colocar na panela de pressão e cozinhar por 10 minutos em fogo baixo depois que começar a apitar. Apagar imediatamente o fogo e retirar a pressão para interromper o cozimento. Reserve.)

Numa panela, em fogo médio, coloque metade do azeite e doure a cebola por 1 minuto ou até ficar translúcida. Acrescente a beterraba e 1 xícara do caldo de legumes, tampe e cozinhe por 10 minutos. Junte o sal marinho, a pimenta rosa, o arroz integral e 1/2 xícara do caldo de legumes. Cozinhe por mais 10 minutos, mexendo sempre, até que o amido se desprenda do arroz. Adicione o vinho e cozinhe por mais 7 minutos, mexendo sempre, até que o vinho evapore e o arroz adquira consistência cremosa.

Desligue o fogo, acrescente a castanha, a raspa de limão e a salsinha e misture. Regue com o azeite restante.

Misture a coalhada com o alho. Coloque 1 colher de sopa sobre cada porção de risoto. Salpique com dill. Sirva imediatamente.

---------------------------------------------------------------------------------------------
Mais uma coisa: o que vale a pena ser lembrado é que esses pratos não são complicados de fazer e são bem acessíveis, tanto no custo dos materiais empregados quando na facilidade de encontrar os ingredientes.

É isso, bom apetite!!

2 comentários :

  1. só uma perguntinha.. é para cozinhar o arroz em caldo de legumes antes de começar a efetivamente prepara o risoto?

    ResponderExcluir
  2. Cara Yana

    Você faz um pré cozimento na panela de pressão, por 10 minutos, porque depois ele voltará a ser cozido com os outros ingredientes em panela comum, sendo mexido sempre para desprender o amido e ficar com consistência de risoto. A receita aconselha esse pré cozimento acho que para facilitar, já que o arroz integral é mais duro que os outros. Espero ter te ajudado.
    Muito obrigada pela visita, venha sempre e tudo de bom!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!