21 julho 2010

Como é o "PF" (prato feito) de uma vegetariana

Sou vegetariana há 32 anos. Nunca tive nenhuma anemia ou problemas de saúde pela falta de proteína animal no meu cardápio. Essa foi minha opção, não estou aqui para defender o vegetarianismo ou criticar quem come carne. Cada um faz suas escolhas, e o respeito a elas é o que importa.

O que eu quero dizer com ter uma saúde OK é que é necessário variar e incorporar várias opções para manter essa escolha de alimentação a mais saudável possível.

Tem muitas pessoas que me perguntam: "se você não come carne, come o que então?" E eu respondo: "TUDO, menos carne"!

Muitas amigas me pedem para eu passar opções para variar o cardápio diário. Isso porque acabam preparando os legumes e vegetais sempre da mesma maneira e enjoando. Eu sempre digo que não uso receita, vou criando na hora que cozinho. É verdade! Acabo misturando temperos diferentes, ou mudando o modo de cozimento, ou opção de servir crú, enfim, cada dia é uma história diferente.

Foi aí que, ao criar esse Blog, pensei em de vez em quando postar a composição de um "prato feito" que costuma ser minha refeição diária.

Pois bem, estou agora "abrindo meu coração e contando os segredos da alimentação de uma vegetariana".

Ah, e se quiser complementar com algum filezinho ou outra opção de proteína animal, fique à vontade...

Cardápio do dia

1. Arroz integral
Usei 1/2 medida de arroz integral e 1/2 medida de Ráris - 7 cereais integrais (pode ser o Ritto também). Foi refogado no óleo e cebola, acrescido de 3 medidas de água fervendo. Adicionei um pouquinho de sal e caldo de legumes em pó (aquele em cubos é mais oleoso)

2. Batata gratinada
Corte a batata em rodelas finas, cozinhe na água com sal. Retire do fogo e escorra enquanto ainda está um pouquinho dura. Disponha as rodelas num pirex e despeje sobre elas uma mistura de: 1/2 parte de creme de leite e 1/2 parte de leite comum temperados com noz moscada ralada e queijo ralado (isso você fez em uma tijela à parte e despejou depois de misturado). Forno até borbulhar e começar a dourar as bordas.

3. Shitake (cogumelo japonês)
Lave o shitake e em um pirex faça uma "caminha" de papel alumínio com a parte brilhante voltada para cima e bordas suficientes para depois fechar como se fosse um pacotinho. Coloque o shitake, pequenos pedaços de margarina salpicados por cima e molho de soja (shoyu). Cuidado para não empapuçar de shoyu. Feche o pacote e leve ao forno por 20 minutos aproximadamente.

4. Ervilha torta
Lave bem as ervilhas e retire aquela fibra que vai de ponta a ponta da vagem. Deixe no escorredor enquanto doura cebola picada no óleo. Acrescente a ervilha, salgue e deixe ir refogando, mexendo sempre para não queimar. Não deixe amolecer muito, ela fica mais gostosa tenra, na minha opinião.

5. Salada de pepino japonês e tomatinho cereja.
Lave bem. Deixe secar. Corte o pepino a seu gosto (cortei esse na diagonal). Corte os tomatinhos ao meio, se quiser. Tempere com sal, vinagre, azeite de oliva extra-virgem e orégano.

Achou trabalhoso? Não, não foi mesmo. Cronometrei o tempo: o preparo disso tudo levou apenas 50 minutos! Segui essa ordem, para que tudo ficasse pronto ao mesmo tempo, começando do item mais demorado ao mais rápido. Dizem que esse é o segredo da boa cozinha...

Bom apetite!

4 comentários :

  1. Sandra, o blog ficou lindoooo!! Parabéns por esta nova empreitada que, com certeza, será mais um sucesso!! Estarei sempre por aqui.
    Beijos no coração,
    Cynthia.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida!! Sucesso é ter amigas como você!!
    Vou passar no seu blog e pedir uma receita!
    beijão

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!
    Além de charmoso e bonito ultra útil.
    Preciso muito de segredos como "aquela entrada do resturante japones".
    Sucesso! Virei sempre em busca de novidades.
    Bjs Andrea

    ResponderExcluir
  4. Ola Sandra, Por intermédio da Ana Moraes, cheguei no seu site e blog.

    Gostei muito. Já estou preparando algumas receitinhas adaptadas inspiradas em você. Parabéns pelo seu trabalho.




    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!