19 junho 2018

Broa Caxambu


Broa Caxambu


Queridos leitores, desculpem-me mais uma vez se acharam que foram abandonados. Juro que estava com saudade de postar, mas o tempo corrido sempre me fazia dar prioridade a outras questões.

Então, como diz o ditado, "antes tarde do que mais tarde", eis que é tempo de guloseimas juninas. Aliás, para ser bem honesta, essa receita foi feita há mais de 1 ano (incluindo as fotos), tanto que escrevi em um caderninho para não perder, mas não anotei a fonte. Por isso, se aparecer o autor ou se alguém a tiver visto em outro site, por favor me avise que darei os créditos.

Broa Caxambu é aquela delicinha que traz tanta coisa gostosa, né? Combina com receber a visita para um cafezinho para papear e colocar a prosa em dia. Não sei vocês, mas para mim toda receita que leva fubá tem um apelo de comida afetiva.

Bom, vamos à receita que é bem fácil.


Broa Caxambu

Broa Caxambu


Broa Caxambu
(quantidade de acordo com tamanho da bolinha)

Ingredientes
2 xícaras (chá) de fubá
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
100 g de manteiga sem sal
1 ovo grande
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de erva doce - opcional, mas importante
1 gema de ovo para pincelar

Broa Caxambu

Preparo
Em uma tigela coloque o fubá, a farinha, o açúcar e a manteiga. Trabalhe com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Junte o ovo e vá acrescentando o leite AOS POUCOS até obter uma consistência de massa podre (aquela de torta). Acrescente a erva doce e misture até combinar.

Forme bolinhas do tamanho que achar adequado para seu uso. Fiz com uns 4 cm de diâmetro. Disponha em uma assadeira polvilhada com fubá, dando uma boa distância entre elas. Achate levemente e pincele com a gema de ovo.

Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus Celsius até dourarem e firmarem (mais ou menos 30 minutos). Retire do forno e, com cuidado, transfira para uma gradinha para esfriar. Quando estiverem bem frias, guarde em um pote com tampa.

Broa Caxambu


Espero que tenham gostado e curtam bastante as Festas Juninas!




Um comentário :

  1. Que broas tão lindas , nunca comi nada que levasse fuba , mas como não sou esquesita acho que ia gostar.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!